Minha biblioteca de trading

As ideias aqui do blog não são coisas que um dia acordei e vieram a minha cabeca e tive varios insights. A maioria destas conclusões que tirei vieram através de minha pesquisa e a maioria dela feita ou na internet ou atraves de livros ou cursos que fiz. Foi uma sede de aprender e uma coisa levou a outra.

Vou dedicar este post para colocar aqui minha biblioteca de livros que li. Alguns vou recomendar e farei várias referencias as coisas que fazem sentido pra mim. A minha metodologia hoje, que esta em constante aperfeicoamento, nao esta baseada em um livro ou outro apenas, mas um combinado de um pouco aqui ou ali. Mesmo porque nao tenha apenas um livro que cubra todos os aspectos importantes, pois tem gente que é mais especialista em um assunto que outro.

Aqui vai minha lista de recomendacões. Livros que li e gostei e recomendo. Estou colocando não necessariamente em ordem de importancia, mas ordem logica para melhor digerir o conteudo.

ZERO – antes de comecar a ler os livros voce precisa saber o BASICO do BASICO de trading. Nao vou perder tempo aqui dando mel na chupeta de n00bz. Em caso é um cara totalmente perdido ainda, assista a este curso pra entender o Basico de trading em INFORMED TRADERS. Favor não gastar dinheiro em DVDs de analise gráfica.

Enfim vamos la a minha lista:

1 – Trade your way to financial freedom, Van K. Tharp: Este livro é o que me deu a fundação do meu trading hoje, me abriu os olhos para a verdade. Antes de ler este livro eu era praticamente cego. Os pontos mais importantes do livro são:

  • discussao de expectancy de um sistema de trading
  • positioning sizing

Outras coisas importantes no livro que vou comentar aqui mais pra frente assim que for oportuno, mas com certeza acho que o grande diferencial é aprender estas duas coisas acima. O livro é tao bom que li duas vezes e na segunda vez as coisas fixam mais. Vale a pena. Entretanto, o livro ainda deixa um monte de coisas não respondidas. Eu acho que Van Tharp faz isso de proposito, pois assim ele vende os seus produtos de cursos, apostilas, fitas e etc. E disso que ele vive. Ele nao é trader, mas um excelente educador.

2- Trading in the Zone, Mark Douglas: Se voce acha que um bom livro de trading tem que ter um monte de gráfico e figuras legais com os melhores set-ups. Ledo engano. Este livro, ja adianto nao tem UM sequer grafico, foto ou figura. É texto puro, porém eu considero O MELHOR livro de trading que ja li. E sem sombra de duvida o melhor de psicologia que pra mim é o elemento mais importante de trading. Vou fazer muita referencia a este livro aqui. Ate espero dedicar um topico em especial fazendo um resumao do livro.

3 –Market Wizards: Interviews with Top Traders, Jack D. Schwager: : Esse livro é simplesmente fascinante. Confesso que ja li e reli. Um livro de entrevista com lendas vivas do Mercado. Super traders como Richard Dennis, Paul Tudor Jones, Bruve Kovner, Marty Schwartz. Jim Rogers dentre outro. Como enfatizado no comeco do blog é interessante ler o livro para fazer um paralelo entre os traders e ver o que eles tem em comum apesar de oporarem em mercados diferentes com estrategias diferentes.

4- The New Market Wizards: É um repeteco da ideia do livro original, mas inclui traders novos. Na mesma linha. Tao bom quanto se bobear um pouco melhor no quesito ser mais educativo, voce acaba aprendendo mais, entretanto sao traders nao tao lendas como o primeiro.  Tipo o livro um sao os Peles e Maradonas do trader e o livro dois  tipo Messi, Zidane etc.

5- The Way of the Turtle, Curtis Faith: O livro discute muitos elementos do Trade your way, mas o interessante do livro é conhecer a historia dos Turtles contada por um deles. Os Turtles sao os alunos do Richard Dennis citado no post anterior.  Este livro é bom para te dar uma ideia quais os elementos de um trading system (sistema de trading). Tipo quais regras que um sistema tem que ter. A leitura eh bem facil e divertida. Livro bem cativante.

6- Reminiscences of a Stock Operator, Edwin Lefèvre: Um classico!! Escrito na decada de vinte por Edwing Lefevre. Dizem quem é a biografia, “nao autorizada” de Jesse Livermore um dos traders mais famosos da historia que fez fortuna praticamente do nada nas decadas de 20, 30 e 40. Varias lições que sao validas ate hoje, pois a psicologia humana não mudou e os conceitos são atemporais.

7- Trend Following, Michael Covel: Nao necessariamente é um livro de leitura obrigatoria, mas recomendo se voce esta pensando em adotar trend following como um estrategia.

8- The complete Turtle Trading. Michael Covel: Do mesmo ator de Trend Following o livro muito cativante e conta em detalhes a historia dos Turtle vinda de um cara de fora. Tem muito o que se aprender neste livro. Muito interessante que o cara não se da bem com o Curtis Faith e acaba meio que denegrindo a imagem dele. A muita controversia de oponião aqui.

10- High Probability Trading, Marcel Link: Este é um bom livro que te da uma visao geral de analise tecnica e trading system. Gosto que o livro ja comeca apavorando a galera que acha que trading é facil e da pra comecar vivendo de trading a partir de amanha, comecando com um capital de $5000 pilas. Acho que esse é o papel principal do livro, fazer voce colocar o pe no chão e ver pra ser bem sucedido em trading exige trabalho duro.

11- Tecnical Analysis using multiple time frames, Brian Shannon: Pra mim o MELHOR livro de analise tecnica. Simples objetivo e sem firulas. Um metodo que basicamente usa media movel simples, volume e preco. Mais nada. Nada de MACD, RSI… pro cara é tudo baboseira. O principal slogan do cara eh “only price pays”.  Se curtir essa ideia e quer aprender mais o cara tem um blog muito bom e ele sempre posta videos com analises do Mercado Americano. Da pra aprender so o cara explicando sua teoria nos videos. Se voce é um cara tipo driscrecionário com algumas regras esse é a sua bóblia. O cara é muito bom. Recomendo mesmo.

12- Technical Traders Guide to Computer Analysis of the Futures Markets,Charles Lebeau: Se a sua praia é trading system totalmente mecanicos este livro é o pentateuco da biblia (os principais livros). Escrito em 1991 onde computador tinha ainda tela verde ainda é super atual quanto a metodologia de desenvolvimento de sistemas. Você que gosta de indicadores tecnicos o livro comenta varios a luz de sistemas de trading. Ele comenta sobre o seu principal e preferido indicador o ADX (Average Directional Movement Index) criado pelo legendario Welles Wilder.

13 – How I made 2,000,000 in the stock markets, Nicholas Darvas: O Titulo parece meio charlatão, mas o livro é uma preciosidade. Esse é o tipico livro que voce le numa sentada de tao cativante. Conta a historia de uma dancarino que fez 2,000,000 no Mercado na decada de 50. Muito divertida a leitura. Nao é que o cara teve sorte não. Ele aprendeu, estudou e perquisou o mercado e as tecnicas de investimento e desenvolveu sua metodologia e operava a bolsa de nova york por telex enquanto fazia suas viagens ao redor do mundo em sua turne. Recomendo se a sua praia é trend following e curte operar um break out. Eu uso a metodologia dele (parte) para refinar e filtrar uns trades no meu sistema e tem funcionado legal.

Acho que estes são os principais que recomendo e acho que valeu a pena ler. Tem outros que nao vou citar neste post, mas assim que surgir um assunto mais tecnico vou puxar o livro da prateleira e recomendar. Tambem outros que ainda quero ler e nao li recomendarei se achar uma boa.

18 Comments

Filed under Biblioteca

18 Responses to Minha biblioteca de trading

  1. OMG!

    De todos esses livro eu só não li o 10, o 11 e o 12.

    BTW, recomendo também o Definitive Guide to Position Sizing do Van Tharp.

    Ele é basicamente o TYWTFF só que sem a lenga lenga e com uma complexidade maior.

    Abraço,
    Hugo

  2. Cara sempre pensei no Defenitive guide, mas achei que nao ia agregar muito mais valor que o que o TYWTFF ja agregou no quesito de PS.
    Vou ler entao. Valeu pela recomendacao.

    Acho que os livros que lemos em comum acabam se relacionando um com o outro e como tem a ver acho que a galera que descobre o que eh importante em trading acaba lende esses livros que sao a base.

    Agora curiosidade qual foi o primeiro que leu de todos esses?

  3. Pingback: Bolsa SEMPRE da dinheiro no longo prazo? « Velaepavio's Blog

  4. joao

    Oi vela. Descobri seu blog há algum tempo, junto com o fórum sr. Mercado. Saiba que sou seu fã, e esse post é uma preciosidade!

    abraço e até mais.

    • Fala Joao,

      Valeu. Espero que o blog esteja te ajudando. Esta coletanea de livros foram os que acho que vai te apontar na direcao certa, alias qualquer um que quer seriamente ser um trader. Nao que todos os traders tem que ser iguais, mas lendo os livros vai perceber muita coisa em comum entre os bem sucedidos, focar no que eh importante e descobrir o seu proprio estilo.

      Abraco

      Vela

      • Tanto tempo depois, aqui estou de volta 🙂

        Cara, só não li nada do 2, 11 e 12. O de psicologia TODO MUNDO implora pra que eu leia, mas ainda não quero ler. Vai ser um daqueles livros que ou me cativa no início, ou fica pela metade.

        O 11 me interessou bastante. Desde que conheci o Niall Fuller, e depois alguns traders brasileiros, estou operando baseado apenas em price action. Então eu seria o trader “subjetivo com regras”. Vou comprar esse livro então.

        O 13 eu li, e olha, QUE LIVRO! Tanto pela história quanto pelo método de operar do Darvas….eu li com tanta atenção que decorei a história dele até hoje!! O legal é que ele conta as “fases” dele até chegar a ser um “trader pronto”, é uma leitura muito leve.

        Melhor ainda foi ver os comentários na amazon, de leitores usando o método dele em 2012 e ganhando dinheiro 🙂

        • Ola Joao,

          Gosto do seus comentario e que bom que esta de volta.

          O livro do Mark Douglas eh muito bem escrito e tem bons insigths, entretanto para psicologia mesmo acho interessante alguns livros de auto ajuda.
          Recomendo 2 classicos

          As The Man Thinketh by James Allen
          Science of Getting Rich by Wallace Wattle

          Um foi publicado em 1908 e o outro em 1910, mas classico eh relevante HOJE.

          O livro 11 eh muito bom. Para quem quer ir mais para a area de discricionário com regras. Ele olha mesmo eh price action e media moveis. E tambem phases do mercado que encontra neste post aqui http://www.velaepavio.com/2010/12/14/as-4-fases-do-mercado/

          O livro do Darvas eh BEM divertido. Ele eh um classico operador de break out em congestoes de mercado. Um metodo classico de trend following.

          Abraco

          Vela

        • Mais uma coisa… o site do Brian Shannon. Muito bom e ele posta um video semanal de sua analise tecnica do mercado. Muito bom

          http://alphatrends.blogspot.com.au/

  5. Eliezer ben Yochanan

    Olá Vela

    Primeiramente eu quero te parabenizar pela qualidade do seu blog. Na minha humilde opinião, este é o melhor do gênero em língua portuguesa.
    Sou deficiente visual total, (cego) e opero forex. Os conteúdos aqui postados por você tem me ajudado muito a ter sucesso.
    Muito obrigado

    • Fala Eliezer,

      Valeu pelo comentario e isso so me motiva a escrever.

      A intencao do blog eh pra quem quiser ler pois ele abre os olhos pra quem quer ser bem sucedido como trader.

      Cara sucesso no seu trading. Eu tambem estou movendo pro mercado de Forex. Com certeza na minha opiniao o melhor mercado pra operar.

      Se tiver alguma duvida me escreve ai.

      Abraco

      Vela

  6. Excelente explanação de bibliografias sérias e que realmente podem formar um operador sério.
    Não conhecia todos esses, apenas os livros do Mark Douglas e os dos Michael Covel.

    Outro livro que acho muito interessante, apesar de não ser voltado para operadores, é o Getting Things Done – David Allen, existe a versão traduzida aqui pro Brasil – A Arte de Fazer Acontecer. Esse livro ajudar a organizar as prioridades de tempo e do que fazer em cada momento, com o objetivo central de estar sempre com a mente fazia e calma para pensar sobre o próximo trabalho/diversão.

  7. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

  8. Meus Parabéns pelas recomendações… o que mais me ajudou foram os livros do Mark Douglas sobre psicologia de trading. Eles jogaram muita luz no meu caminho.

    Sobre o trading em si, gostaria de deixar minhas conclusões, a parte teórica , os fundamentos sobre gestão de risco, método de trading e psicologia são importantíssimos, mas especificamente sobre os aspectos psicológicos envolvidos numa operação de mercado .. nada substitui a prática, uma analogia que acredito ser muito ilustrativa dessa questão é a bicicleta, digamos que eu seja um expert no assunto, fiz mestrado e doutorado sobre o assunto, tenho conhecimentos profundos sobre ergonomia, mecânica etc.. mas nunca andei de bicicleta o que provavelmente vai acontecer quando eu subir numa bike ? provavelmente uma queda.

    Atitude mental, disciplina psicológica, são pontos fundamentais para o sucesso do trader, e a melhor maneira que encontrei de desenvolver esses aspectos foi praticando, me forçando a seguir o plano.

    Asseguro que a sensação das primeiras operações…é algo que a maioria dos traders nunca esquece…

    Abraços.

    Marcelo

  9. Eliezer

    Vela, não encontrei outro lugar para fazer essa pergunta, tipo um link de contatos:

    Li o livro de trendfollwing do covel. E realmente o paradigma de operar o mercado faz todo sentido.

    Sendo assim surgiu um intenso interesse em aprender sobre o metodo, porém preciso fazer um curso de operação propriamente dita, com trade systems, plataforma de operação, etc;

    encontrei o curso do fernando vieira
    http://www.trendfollowingbovespa.com.br/p/cursos-trend-following-bovespa.html

    gostaria se possivel de saber se vc conhece algum curso interessante sobre trendfollowing, ensinando a desenvolver trade systems e uso de plataforma de operação; Ou se o curso do fernando vieira é interesssante;

    agradeço demais se puder me dar uma luz

    se preferir responder por email
    e_guto@hotmail.com

    para n poluir sua lista de respostas às perguntas sobre o tópico

    grato desde já
    Eliezer

  10. Parabéns pelo excelente blog!
    Sempre é interessante saber o que um colega trader estuda. Eu também a um tempo venho estudando Trend Following, que eu adotei como minha forma principal de operar. É como um estilo de vida! Contagiante! Testei N sistemas, inclusive alguns meus próprios. Depois de um bom tempo testando, vejo uma luz no fim do túnel. Já a alguns anos prefiro operações automatizadas, e depois que eu descobri que o livro “Trend Following – Estratégias para ganhar milhões com mercados de alta ou de baixa” editora Fundamento, estava traduzido para o português, não resisti e não perdi tempo. Comprei o meu primeiro livro de Trend Following. Para mim um excelente investimento, valendo ouro! Espero que outros sejam traduzidos também.

    • admin

      Obrigado por participar. Sim quanto mais estudar e testar melhor é lógico agir. Melhor ler o original sempre mas tradução é melhor que nada. Abraço. Vela

Leave a Reply