As 4 Fases do Mercado

Se você é um trend follower então acho que vai gostar deste post. Grandes chances, se você for um viciado em trend following, já sabe do que vou falar.

Teve um cara que escreveu um livro no final da década de 80 Stan Weinstein, alias não li o livro, pois a única coisa que presta do livro, já estou batendo na minha boca, é o que vou te falar, na minha opinião. Então pra que ler o livro super grosso e complicado cheio de opiniões de analise técnica?

Enfim, o grande AhA !!  deste cara é que ele estruturou seu pensamento sobre o mercado que pode ser dividido em 4 fases e isto ajuda bem em ter um bom timming se sua estratégia é trend following.

Na verdade eu não fiquei sabendo desta teoria através do inventor ou o “desobridor” da ideia, mas através de outros 2 livros que li que comentaram sobre a teoria dos quatro estágios ou fases. Estão na minha biblioteca de trading inclusive.

–          Louise Bedford

–          Brian Shannon

Enfim os quatro estágios do mercado são e vou tentar traduzir para o português.

  1. Acumulação
  2. Ascensão
  3. Distribuição
  4. Declínio

O gráfico abaixo mostra cada uma das fases.

Desculpa ai mas foi o melhor que achei na internet. Não necessariamente vou descrever na ordem que está no gráfico.

Vamos ao comentário de cada fase.

1) Acumulação: É quando a ação está meio que flat e de “lado” em um range com pouca volatilidade e onde os trend followers estão fora do mercado. Isto porque a ação não sai do lugar. Geralmente os trend followers estão desinteressados na ação e value investors aproveitam o momento para acumular e comprar o máximo que podem antes do preco comece a subir e ficar “caro”.

2) Ascensão: A medida que a ação começa a ascender e as resistências do período de acumulação começam a ser quebradas e as medias moveis de curto prazo começam a liderar a direção e o preço se mantém subindo, pode ser o inicio de uma tendência de alta. Ou o INICIO DA ASCENSÃO.

O que causa o inicio de movimento não importa aqui, mas claramente o preço entra em uma nova fase. E você como bom trader técnico de tendência quando isto ocorre deve entrar comprado.  É dai que vem uma das principais estratégias de trend following onde se observa a quebra de níveis altos de 20 a 40 dias (ou períodos), indicando o inicio de uma nova tendência. Esse era a regra usado pelos Traders Turtles (tartarugas) na década de 80. A ascensão permanece até que o preço mostre sinais da próxima fase: Distribuição.

3) Distribuição: Enquanto as medias moveis de curto prazo estão firmes acima da média móvel de longo prazo e não tem cruzamento de media moveis a ação se encontra em um estado de ascensão. Tecnicamente falando o movimento de preços continua fazendo novos picos altos e vales altos. Entretanto, quando as medias moveis começam a se embaracar e embaralhar se cruzando, começa a fase de distribuição onde os trader técnicos de mais curto prazo começam a realizar lucro e os fundamentalistas começam a achar que a ação esta “cara”. Geralmente a fase de distribuição pode indicar uma consolidação ou uma exaustão, indicando um fim na tendência.

Dai basicamente tem dois destinos a ação. Pode ser que comece a despencar… e neste caso vamos para a próxima fase, declínio, ou pode continuar em ascensão depois de uma fase de consolidação na distribuição. Geralmente é bom sempre antes de inverter a posição confirmar pra que lado o preço vai quebrar. Pra cima ou pra baixo.

4) Declínio: Como disse acima. Se a distribuição perder forca e as medias moveis de curto prazo permanecerem abaixo das medias moveis de longo prazo, então a fase de declínio começou. Esta fase termina geralmente com uma nova fase de acumulação, que passa a ser uma fase de consolidação que pode voltar a ascender ou continuar o movimento de queda ate ZERO se a empresa quebrar, no caso se estiver operando uma ação.

Algum comentário?

14 thoughts on “As 4 Fases do Mercado

  1. Olá VP,

    Eu acho que foi você quem disse uma vez acreditar que não existe mercado “lateral” (em congestão), pois na verdade os preços estão sempre subindo ou descendo, de acordo com o timeframe a ser considerado.

    Eu sinceramente não acredito em conceitos como esses (das fases), pois acabam sendo bastante subjetivos e imprecisos. É fácil dizer que após uma congestão o mercado pode reverter ou continuar a tendência prévia, o complicado é definir o que é uma acumulação ou distribuição e se isto de fato tem algum valor preditivo. Ou até mesmo se existe uma congestão (pois analisar passado é também muito fácil), tendo em vista que o trend follower acredita que o mercado está sempre em tendência, mesmo quando ocorre uma diminuição na volatilidade. Porque, ao contrário, o trend follower nunca está fora do mercado, ou está long ou short. Aliás, eu não entendi como esse conceito se aplicaria a filosofia trend following.

    Abraços.

    • Aqueles que mais ganham dinheiro no mercado são as pessoas que seguem as tendências mencionadas acima. É muito difícil esperar o momento de entrar pois pode levar meses mas pode durar meses tb. Por isso que muitos gostam do Forex pq ele anda muito em tendência.

  2. Fala Otavio,

    O post eh bem mais pra quem procura um estilo de trend following discrecionario e nao um sistematico e objetivo (mecanico). A ideia foi um resumao de quatro capitulos do livro do Brian Shannon citado no post. O cara eh um artista de trend following em multiple time frames. Se quiser entra no blog dele e assista os videos. O cara eh bom. Eh um gut trader que tem regrinhas de trend following em todos os time frames.

    http://www.alphatrends.net/

    Eu nao lembro de ter falado que nao existe mercado de lado. Alias se falei gostaria da citacao e confirmo aqui que segundo minha definicao de tendencia o mercado esta de lado a maior parte do tempo em qualquer time frame. Cerca de 60% ou mais.

    Gostaria de desfalar o que falei, se falei algum dia.

    A ideia das fases eh bem subjetiva, concordo e nao foi a intencao do post apresentar algo objetivo como foi o post sobre angulo da media movel que produra definir tendencia em uma formula matematica e pode ser testada por computadores.

    O post eh controverso com certeza. Vc acredita no que vc quiser e isso eh bom e deve operar o que vc acredita. O que for bull shit pra vc simplesmente ignore.

    Valeu.

    Continue participando

  3. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

  4. Show de bola, gostei muito, eu estive observando essas tendências, mas não tinha achado algo que exemplificasse dessa forma.

    Obrigado por compartilhar conhecimento.

    Sucesso!

    Wellington

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *