Sobre

Pare de ler este blog se:

  • Está procurando um esquema para ficar rico rápido;
  • Está procurando pelo Holy Grail do trading;
  • Acha que trading e fácil e é mais fácil do que roubar pirulito de criança;
  • Está atrás de dicas de investimento;
  • Está interessado puramente em análise fundamentalista.

Continue lendo este blog se:

  • Realmente está disposto a aprender sobre trading e dinâmica do mercado;
  • Quer entender o que os melhores traders tem em comum;
  • Está em sua busca interna de se tornar um trader consistente e lucrativo;
  • Entende que avanço se atinge com trabalho duro;
  • Entende que trading é difícil e exige preparo;
  • Tem interesse em trading systems;
  • Tem interesse em psicologia em trading;
  • Tem interesse em aprimorar sua gestão de risco (Money Management);
  • Quer se tornar uma pessoa melhor em geral.

Como pode perceber já de cara mostro a minha honestidade e que não quero enganar ninguém aqui e nem que perca o seu tempo lendo este blog.

Simplesmente quero aqui compartilhar minha jornada de sucesso no ramo de trading, crescimento pessoal e construção de riqueza.

Sou trader em período parcial e no momento em transição para se tornar um trader tempo integral que é o meu objetivo pessoal como carreira.

Neste blog encontrará várias informações úteis se também está na mesma jornada de sucesso ou se quer entrar nos trilhos e levar a coisa a sério.

O tema central aqui é  compartilhar a jornada, pois não acredito em atingir um destino, mas focar sempre em processo, acima até de um objetivo único. Acredito que a grande sacada da vida está ai. O processo e não o objetivo. Uma vez disse no meu twitter que o objetivo é seguir o processo que me habilita a atingir meus objetivos e não no objetivo em si, pois o objetivo é consequência de seguir o processo.

Falando em processo vou falar muito de sistemas aqui,  pois estes são essenciais em ser bem sucedido em tudo na vida, incluindo trading.

É através da criação de sistema que passamos a atingir aquilo que queremos da vida. Seja ser mais saudável, lucrativo, esbelto, simpático, feliz e bem sucedido em geral.

Exatamente isto que compartilho com vocês aqui no blog.

Espero que curta juntando a tribo vela e pavio.

Obrigado

Pedro Junqueira, A.K.A Vela.

Importante: Este blog representa a opinião pessoal de velaepavio e qualquer recomendação ou metodologia discutida aqui não esta levando em consideração suas ciscustâncias financeiras pessoais. Investir no Mercado financeiro, entenda isso como câmbio, bolsa, futuros e outros derivativos é arriscado,  existindo o risco de perda de todo o capital ou além se alavancagem for utilizada. Não tome nenhum método ou estrategia como uma recomendação de investimento. Velaepavio não esta capacitado a dar recomendação financeira.

19 Responses to Sobre

  1. Pingback: Trend Following vs. Mean Reversion « Velaepavio's Blog

  2. Pingback: Como ficar rico honestamente « Velaepavio's Blog

  3. Bolívar

    Parabéns pela iniciativa de escrever em portugues, aqui no Brasil realmente são poucos os sites com tanta informação boa, livros somente os básicos sobre AT/AF, nada sobre trading systems, formas de avaliar, gerenciamento de risco etc… Parabéns!

  4. Izael R Santos

    Olá Pedro, tudo bem?
    Para felicidade minha encontrei seu blog pesquisando sites sobre Trend Following. Temos muito poucos sites em português voltado ao assunto e para nossa felicidade, mesmo morando na Australia você fez um site em português voltado para os brasileiros.
    Após 3 anos de operações, só levando na cabeça, resolvi ser adepto do Trend Following desde jan/2011. Durante esses 6 meses, mesmo com o Bovespa em queda (-10% em junho/2011) minha carteira está +9%. Isso só vem mostrar como a “filosofia” Trend Following é superior aos outros métodos. Parabéns pelo seu blog, e dentro do possível participarei com comentários. Abraço.
    Izael
    Rio Claro – SP – Brasil.

    • Fala Izael,

      Cara, no mundo de trend following, razao eh algo opcional. Eh necessario seguir a tendencia seja la como vc define ela. Importante que tenha testado e feito um acordo com o mercado em seguir o sistema.

      Tudo de bom na sua jornada.

      Abraco

      Vela

  5. rodrigo

    oi
    preciso da sua ajuda
    inventei uma teoria e a testei por 5 anos no excel. há 3 meses opero R$ 500k long e R$ 500k short na bovespa

    gostaria da sua ajuda no seguinte:

    1- qual programa que voce usa para testar suas teorias?
    2- qual o melhor programa que existe?
    3- qual o programa mais simples/didático que existe?

    4- qual(is) o(s) programa(s) que existe(m) para deixar um modelo de teoria operando automaticamente na bovespa?

    abraços e obrigado

    rodrigo

  6. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

  7. Jean

    Boa tarde Vela, tudo tranquilo?

    Queria deixar aqui uma sugestão e uma pergunta, vc acha interessante e eficiente testar o trade system com simulação de Monte Carlo? Vc se animaria a fazer um post prático sobre essa simulação?

    Abraço!

    • Opa Jean,

      Tudo tranquilo.

      Sim acho interessante. Nao eh a unica ferramenta, mas apenas umas delas. Ela nao serve em si para testar o sistema, mas para simular cenarios piores possiveis para colocar o sistema a prova.

      Eu estou finalizando o meu e-book e nele tenho um capitulo que falo sobre a simulacao. Tenho planos de falar no blog tbm. Abraco Vela.

      • Jean

        Opa beleza!

        Me anima muito saber que vc está escrevendo um e-book, o publico alvo do e-book seria para pessoas com conhecimentos intermediários a avançado? ou para iniciantes? tenho certeza que vai ser algo de qualidade, vou ficar no aguardo : )

        • Jean

          O publico alvo será mais de intermediário para avançado

          Para quem já faz back test ou esta pensando em fazer mas nao sabe por onde começar

  8. Rafael Moser

    Olá valeapavio

    Acabei de, literalmente, esbarrar no seu blog enquanto procurava informacao relacionada a construcao de trading systems para ser aplicado no mercado brasileiro. Sou um convertido do trend following e no momento moro na Suécia onde tenho acesso a plataformas graficas que me permitem aplicar scans e criar meus próprios indicadores. No Brasil, onde comecei a operar, estou a procura de um software que me permita aplicar o trading system que uso nos mercados Europeus. Nao tem sido uma tarefa facil e cada vez mais me decepciono com a qualidade do servico brasileiro. De qualquer forma, gostaria de manter contato com voce pois pelo que pude ver até o momento voce opera de fora do Brasil tambem e é tambem um discipulo do trend following. By the way, Michael Covel foi quem me converteu 🙂 Te parabenizo pelo blog, pelo que vi até agora o material que voce proporciona é fantastico. Espero nos próximos dias me familiarizar mais com teu trabalho aqui e que tambem possamos entrar em contato. Abraco.

    Rafael Moser.

    • Ola Rafael,

      Legal. Eu nao sei de plataforma no Brasil. Opero na Australia.

      Covel teve grande influencia em mim e meu estilo e mais trend following so que nao tao longo prazo como ele prega que sao os mais cassicos. Opero mais swing patterns.

      Um cara que sigo mais eh o E Seykota. O Covel nao eh trader, mas marqueteiro. Ele faz um otimo trabalho.

      Se quiser me escreva quando quiser.

      Meu email eh velaepavio@gmail.com

  9. Pedro,

    Parabens pelo livro, estamos muito orgulhosos, e pelos comentários acho que todos foram muito receptivos e gostaram bastante.
    Ótima iniciativa, bjs, Tia Tella.

  10. Ramses

    Pedro

    No texto você faz menção a Jim Rohn como sendo vivo ainda, no presente (“Sem falar que o cara é uma figura de engraçado. Dou muitas risadas com ele.”
    Porém ele não é falecido? (Wikipedia: “Emanuel James “Jim” Rohn (September 17, 1930 – December 5, 2009)”.

Leave a Reply