O que é a verdade?

“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertara” João 8:32

O objetivo deste post é que ele seja absolutamente prático e longe de ser um lugar para discutir existencialismo.

Cada vez mais quero fazer você pensar e mostrar quais os passos necessários para atingir seus objetivos em trading e outras áreas de sua vida que queira aprimorar ao invés de pirar o cabeção e não tomar nenhuma iniciativa.

Como sempre foi o objetivo do blog registrar o meu aprendizado e assim você aprender junto e aquilo que tenho aplicado e funcionado comigo.

Acredito que a vida de cada pessoa é uma jornada diferente e não quero que você copie o que faço aqui, mas que a minha experiência sirva de inspiração para encontrar e ouvir a sua própria voz interna.

Falando em experiência, este é o ponto que queria enfatizar aqui e tem tudo a ver com a citação acima.

O meu entendimento deste princípio coloca o foco na palavra CONHECER. Isto quer dizer ter contato consciente com a “verdade”

Eu ficava intrigado quando eu li isto. Isto porque, não estava claro para mim o que era a verdade e o que não era, mas a sacada é que o contato com sua própria experiencia é que te liberta.

A verdade em si é aquilo que sabe da existência com 100% de certeza e a única forma de se libertar é através do conhecimento já adquirido que com sua curiosidade. Assim, evoluir a outras camadas de conhecimento, mas o processo é de experiência em experiência.

Não adianta alguém tentar comprovar por A + B sobre uma crença. Se pessoalmente você não tiver uma experiência a crença não te libertará e muitas vezes ela pode te aprisionar se não foi criada através de um processo independente e experimental.

A palavra do original do texto em grego é ginosko = conhecer

Esta palavra é utilizada no mesmo contexto de fazer sexo. Quando um homem e uma mulher se conhecem (ginosko) ou tem um contato intimo.

Com o aprendizado de trading é a mesma coisa.

No começo eu tinha várias crenças sobre o Mercado que achava que eram verdades úteis e libertadoras, mas ai pela experiência e o contato intimo que fui me libertando das idéias inúteis e passei a adotar ideias que eram úteis e práticas para mim devido a experiência e análise prática delas.

Buckminster Fuller, que foi um dos inventores mais importantes do século 20 e alguns o consideram um Leonardo Da Vinci teve todo seu conhecimento baseado em sua experiência e curiosidade.

Resumindo sua historia, quando tinha 32 anos ele já tinha sido expulso de Harvard duas vezes, estava totalmente falido, tinha tentado várias empresas e quebrado e perdido dinheiro de amigos e familiares, estava totalmente humilhado e sua filha tinha acabado de morrer, então ele foi pular da ponte com o objetivo de se matar.

Ai ele teve aquele momento de epifania e percebeu que a vida dele não lhe pertencia, mas ao Universo e ele fez uma promessa para ele mesmo que ele nunca mais iria se preocupar em ganhar o pão , mas ele ia se comprometer de corpo e alma para a sustentação da eterna regeneração do Universo. Parece complicado, mas isto podemos discutir em um post específico. Ele cumpriu esta promessa sendo um inventor experimental e estudioso do universo.

O resto é história. Ele escreveu cerca de 30 livros, registrou mais de 20 patentes, inventou coisas impressionantes como o Geodesic Dome. Se já foi para a Disney no Epicot Center sabe o que estou te falando. Ele recebeu inúmeros títulos honorários de doutor nas melhores faculdades do mundo.

Assim, com sua filosofia de conhecer a verdade por experimentação funcionou e acredito que ele se libertou e segundo ele os recursos simplesmente apareciam quanto mais ele se comprometia com sua promessa de experimentar o que a sua intuição lhe falava. Ele ouvia a voz interna e por tentativa e erro chegou longe.

Enfim, quero que esqueça que existe uma verdade absoluta, um sistema certo ou errado. Crie seu senso de pensamento independente por experimentação.

Confie somente naquilo que você verificou com sua própria experiência, pois você só pode partir de onde você já sabe com 100% de certeza e ai de descoberta em descoberta, tentativa em tentativa você chega lá. Seja onde lá for.

Para terminar fica aqui 4 citações do Buckminster Fuller para te inspirar.

“I’m not a genius. I’m just a tremendous bundle of experience.”

“Everything you’ve learned in school as “obvious” becomes less and less obvious as you begin to study the universe. For example, there are no solids in the universe. There’s not even a suggestion of a solid. There are no absolute continuums. There are no surfaces. There are no straight lines.”

“Everyone is born a genius, but the process of living de-geniuses them.”
“I’m not trying to counsel any of you to do anything really special except dare to think. And to dare to go with the truth. And to dare to really love completely.”

― R. Buckminster Fuller

Não se acomode, experimente, viva, ouça a sua intuição e coloque-a a teste.

Até mais

Vela

Source: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/77/G%C3%A9ode_V_3_1.gif

2 Comments

Filed under Jornada, Psicologia de Trading, Reflexão, Vela's Beliefs

2 Responses to O que é a verdade?

  1. Parabéns pelo Post, estava com saudade de blogs com profundidade.

Leave a Reply