Como mudar sua mentalidade

Nos últimos dois posts eu falo sobre as questões de como conseguir o que quiser na vida e também explico como que mente funciona.

Agora quero falar em como usar a sua mente como um instrumento para sua mudança de comportamento que fara você ser uma pessoa muito mais eficaz, sagaz, feliz e dona do seu próprio destino.

A grande questão que deixei não respondida é a seguinte.

Como que eu mudo minha mentalidade? i.e. aquele programinha automático que roda todo dia na minha cabeça e cria a minha realidade. Assim, vivo de frustração em frustração de forma totalmente insana?

Se você está lendo este post já é um excelente começo, pois indica que tem interesse em mudar.  Caso estivesse como um zumbi vivendo uma vida a deriva você passaria batido quando  leu o título do blog post.

Esta capacidade de perceber a necessidade da mudança que é exatamente o primeiro passo para a mudança de mentalidade.

Mais especificamente eu chamo isto de elevar o seu NÍVEL de CONSCIÊNCIA i.e. o primeiro passo para a mudança é ter a consciência de que alguma coisa tem que mudar.

A pessoa que acha que não tem que mudar ela ou não tem nenhum padrão mínimo decente de vida, ou não tem nenhum processo e plano pra atingir nada na vida e constantemente está apenas a deriva da vida deixando qualquer ideologia dominar sua mente. Esta pessoa não tem nenhuma clareza do que é importante e o que não é importante pra ela.

Ela vive reclamando que não tem tempo, que a vida é difícil, culpa tudo e a todos, a politica, o PT, a Dilma, a mãe, o pai, a falta de dinheiro, ter muito dinheiro, o carro velho, o carro novo, o gato o cachorro… ou seja a pessoa sempre esta insatisfeita e infeliz com a vida.

Assim, ao invés de encarar a realidade esta pessoa não honra a própria depressão e seus sentimentos, suprimindo eles com vícios. Só para citar alguns exemplor: Sexo, drogas, calmantes, anti-depressivos, álcool, remédio pra dormir, trading, jogos de azar, psicanalise, comida, doces, religião, vídeo games, televisão e por ai vai. Não que coisas que citei aqui não tenham bom uso, muito pelo contrário, mas o problema é usar tudo isto como um escape e NÃO encarar a realidade.

Enfim, o primeiro passo para mudar a mentalidade é ENCARAR A REALIDADE. Tentar escapar só vai aumentar a dose do remédio para suprimir sua crescente depressão.

Entretanto a pessoa que quer mudar analise como que vai sua vida com relação a por exemplo:

–          Dinheiro

–          Relacionamento com os filhos

–          Relacionamentos com a esposa

–          Saúde

–          Relacionamento espiritual com o divino

Se não sabe onde começar faça uma AUTO ANÁLISE ampla para aumentar a consciência sobre sua atual situação.

A constatação pode ser não muito boa ou totalmente desastrosa.

Recomendo que não seja duro consigo mesmo, entretanto tenha amor próprio e compaixão consigo mesmo, não tente culpar ninguém, senão cairá no mesmo ciclo e padrão de comportamento que está tentando sair.

Tome TOTAL responsabilidade de sua situação, sabendo que você criou e perpetua as condições do seu programa mental. Então esqueça qualquer desculpa esfarrapada.

Uma vez feita a constatação, você pode priorizar por onde quer começar a arrumação da casa.

Não tente melhorar mais do que 2 áreas de uma vez. Se possível vai uma de cada vez e uma ação positivamente influenciando a outra e você sai de um espiral descendente para um espiral ascendente.

Uma vez definido onde quer mudar a sua mentalidade você pode recorrer a aquele processo onde discuti como conseguir o que quer da vida e começa já a traçar um plano e processo para atingir a sua meta.

É total responsabilidade sua buscar ajuda pra mudar. Leia sobre a área, pesquise, confesse para um amigo que confie, ore a Deus pra este plano vir pra você.

Porque do contrário estará CONDENADO a viver um plano que alguém escolheu pra você seja quem for…seus pais, seu chefe, sua esposa/marido, seus filhos…

“If you don’t design your own life plan, chances are you’ll fall into someone else’s plan. And guess what they have planned for you? Not much.” Jim Rohn

Resumindo: Olhar profundamente dentro de si e identifique a realidade, ame a si mesmo e defina o que quer da vida nesta área.

Então o próximo passo é se comprometer de corpo e alma com todas suas forcas a implementar o plano e faça isto sua promessa.

Viva este plano como seja seu mais alto padrão e o mais importante. AJA!!!! E a evidência que tomou alguma decisão é sua AÇÃO.

 

Se é desenvolver seu sistema, desenvolva.

Se é ir na academia 3 vezes por semana… cara faça chuva ou faça sol vá… e siga seu plano

Se é gastar x horas de qualidade de tempo com seu filho faça isto LEI, se entregue de coração

Se é orar pra Deus x minutos por dia NÃO DESVIE do seu plano!!!!

E lembre DESCULPAS só vai fazer você voltar no antigo ciclo vicioso e destrutivo

Faça do seu plano um sacramento e que seja um modelo para as pessoas ao seu redor

AJA com TENACIDADE!!!

Te garanto que o que te fará feliz é este processo de crescimento em se tornar uma pessoa melhor. 

Nesta jornada você vai descobrir a razão de porque está aqui na terra.

Não desperdice o seu talento e honre o dom que Deus te deu e se comprometa a desenvolver o seu dom.

Até mais

Vela

 

source: http://4.bp.blogspot.com/-b1ZxeifBbvE/T7gshGOxFmI/AAAAAAAABT8/pMj-R9-x-jY/s1600/Everest-784273.jpg

7 Comments

Filed under Psicologia de Trading, Reflexão, Uncategorized

7 Responses to Como mudar sua mentalidade

  1. que bom que voltou a escrever Vela.

  2. Meus Parabéns Pelo artigo Pedro.. ficou ótimo..

  3. Muito bom este seu artigo, esclarece realmente muita coisa! Continue contribuindo para a comunidade!

  4. Rapaz…(no bom sentido..rs),já gostei de vc, é pessoa censata, e esta no caminho da sabedoria plena!, continue assim.

    O sabio aprecia as criticas e repreensão, o tolo, maldiz e blasfema, eclesiaste/proverbios.

Leave a Reply