“Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio” Romanos 7:15
Você alguma vez fez algo sem perceber?
Por exemplo, uma coisa que você tenta evitar a qualquer custo fazer e de repente… bum… já foi… tarde demais?
Mas como assim isto é possível? Eu NÃO QUERO FAZER mas mesmo assim eu faço?
O que está de errado com minha mente?
Quer um exemplo.
Você tem um plano de trading bonitinho… um sisteminha legal, fez seu backtest e tá lucrativo no papel. Analisou as estatísticas do sistema e tudo mais. Exatamente como o Vela fala no seu eBook.
Mesmo sabendo exatamente o que tem que fazer e ai quando chega a hora de executar o plano parece que você passa a ser possesso pelo capeta e ai não consegue executar o plano. Trava o cérebro e ai faz algo totalmente ao contrário.
Isso já aconteceu com você?
Comigo já aconteceu varias vezes.
Isto é o que os psicólogos chamam de auto sabotagem.
Para entender o que ocorre você precisa entender como que a mente humana funciona.
Assim, você também será capaz de fazer mudanças nela para que elimine qualquer auto sabotagem.
Resumindo a teoria, a mente é basicamente composta de duas partes
– Consciente
– Sub Consciente
O consciente é a parte frontal do cérebro e nos humanos corresponde a 40% da massa cerebral.
O que faz o ser humano bem diferente dos outros animais é que ele tem a capacidade consciente, de concentração e raciocínio.
A outra parte do cérebro, o sub consistente, é o nosso piloto automático e basicamente toca nossa vida.
95% de tudo que fazemos é automatico. Ou seja, você está programado.
Tipo não só coisa com respiração, resolução de problemas complexos, memorização de telefone da casa da sua vó em quixeramobim, dirigir automóvel conversando no telefone, chutar o cachorro e dentre outras coisas são todas as coisas que o subconsciente faz automaticamente.
Toda vez que o sub consciente faz algo ele só esta executando o programa que foi colocado nele. Ele não tem capacidade de julgar o que é real e o que não é, o que é bom, o que é mal, mas ele aceito o programa.
Então, a primeira conclusão é que:
O seu consciente só é útil pra duas coisas. Pra ter concentração e planejar o que quer da vida como traçar objetivos e metas e definir a direção que quer tomar na vida e o sub consciente executa as ordens e toca sua vida. A sua mentalidade está impressa no seu sub consciente.
Mas vela o que define o que entra no meu sub consicnete?
As suas crenças.
Tudo que você acredita ele executa.
Por exemplo: Se acha que não é capaz de ser bem sucedido em trading e que ganhar dinheiro é difícil e tem que suar e trabalhar duro. Então, não importa quantos livros de trading ler ou quantos sistemas você desenvolver não será capaz de executar o seu plano, pois existe uma crença superior na hierarquia de crenças e isto posso discutir depois se quiser em um outro post.
Quando que adquirimos estas crenças? Não da para saber exatamente, mas geralmente herdamos dos seus pais ou a maior influencia na sua infância ou você leu em algum lugar ou a mídia te vendeu a crença.
Enfim, a conclusão final por enquanto é que:
As suas crenças, seja elas conscientes ou inconscientes, que estão programadas em seu sub consciente, tocam sua vida em 95% do que faz.
Agora com que eu me re-programo?
Assunto para um outro post. 🙂