Como elevar sua auto estima

“I am not designed to come second or third. I am designed to win” Ayrton Senna

“Whether you think you can, or you think you can’t–you’re right.” Henry Ford

“You can do it if you believe you can” Napoleon Hill

Falo aqui bastante sobre psicologia, pois acredito ser o aspecto mais importante para atingir o que queremos na vida, incluindo ser consistentemente lucrativo no Mercado Financeiro.

A auto estima, na minha opinião, é o pilar central na psicologia pessoal.

Entretanto, a questão aqui é como que eu aumento minha auto estima?

Existe um Sistema, uma disciplina onde eu sistematicamente elevo minha auto estima?

Sim existe. Vou usar aqui a melhor literatura e o que mais tem de profundo na área.

O livro de Nathaniel Branden  “Six Pillars of Self Esteem”. Um dos melhores livros que já li.

Branden é a maior autoridade no assunto e escreveu vários livros no assunto, mas este resume bem a teoria e te dá um sistema para que possa implementar hoje e aumentar sua auto estima.

Os seis pilares são:

  1. A prática de viver conscientemente
  2. A prática da auto aceitação
  3. A prática da auto responsabilidade
  4. A prática da auto assertividade
  5. A prática de viver com propósito
  6. A prática da integridade pessoal

O primeiro ponto em comum em todos os pilares e a palavra PRÁTICA, ou seja, o primeira característica de uma pessoa com auto estima é AÇÃO.

 “O que determina o nível de auto estima de um indivíduo é o que ele FAZ” Nathaniel Branden.

Então, se você é uma pessoa que vive sonhando e elucubrando mentalmente e não toma NENHUMA iniciativa, precisa elevar a auto estima.

Explorando então cada ponto individualmente

A prática de viver conscientemente: Como discuti no post de como mudar sua mentalidade o aumento da consciência é primordial para mudar a mentalidade, assim como, segundo Branden, é essencial para aumentar sua auto estima. O método que ele recomenda é um exercício chamado. “Completar Frases”. Em outras palavras é um processo de auto análise e procurar dentro de si as respostas de onde na sua vida você pode melhorar sua auto estima.

O livro é cheio de exemplos, mas o básico do exercicio é se perguntar por exemplo

–          Viver conscientemente pra mim significa…

–          Se eu elevar 5% minha consciência no meu dia a dia…

–          Se eu prestar mais atenção nos outros quando eu me comunico com eles…

–          Se eu prestar 5% mais atenção de minhas inseguranças…

–          Se eu prestar 5% mais atenção em quais são minhas prioridades hoje

A ideia é fazer isto de forma sistemática e responder pelo menos 4 a 6 respostar para cada pergunta e escrever a primeira coisa que vem na cabeça.

Assim, praticando completar frases é um método de elevar sua consciência e isto ajuda a fazer você crescer em áreas através do aumento a consciência.

“Você tende a melhorar tudo aquilo que você mede” Ed Seykota

A prática da auto aceitação: O processo de auto analise pode ser muito difícil, pois ele nos coloca em contato com o nosso “lado negro” e nossos “lado branco” e tende a intensificar alguns sentimentos. Isto pode nos levar à fuga. Assim, para integrar e progredir no processo de auto analise é necessário se aceitar. Seja qualquer situação que se encontre. Segundo Branden, a auto aceitação é  “se recusar estar em uma situação adversa na relação consigo mesmo”. Isto quer dizer que a ultima coisa que deve desejar a si mesmo é ser seu maior inimigo. Pelo contrário você dever ser é o seu MELHOR AMIGO.

Enfim, é necessário que você honre sua situação e encare a realidade e o primeiro passo é se aceitar.

A prática da auto responsabilidade: Branden resume responsabilidade como sendo nossa habilidade em responder às situações em que nos encontramos. Isto quer dizer que é nossa responsabilidade como nós reagimos, seja o que acontecer conosco, sem culpar ninguém ou mesmo sentir culpado.

Exemplo: Nos não escolhemos a classe social ou a família que nascemos, mas temos total controle em como nós reagimos a esta situação.

A prática a auto assertividade:  Este é uma das minha preferidas e em outras palavras é você viver com autenticidade sem nenhum medo do que os outros vão dizer, ou seja não tem medo de ser você mesmo e viver seus valores.

Nas palavras de Branden. “ A pratica da auto assertividade é viver autenticamente, falar e agir de sua interna convicção e sentimentos como sua regra de vida”

Exemplo é você estar em um evento social e não ter medo de chegar em uma roda e começar uma conversa e falar o que pensa de acordo com suas convicções sem se preocupar o que os outros vão pensar se será aceito ou não.

A prática de viver com proposito: Esta é a pratica de ter a capacidade de traçar ALVOS a serem atingidos na vida e focar na sua obtenção. Em outras palavras é ter ABSOLUTA clareza do que você está fazendo aqui na terra e correr atrás daquilo que te inspira e faz sentido pra você ao invés de fazer algo que você acha que deveria, pois tem medo de punição ou esta vivendo a pauta de alguém que não você. Esta pessoa pode ser seu chefe, sua mãe ou seu líder  religioso.

Assim, uma vez que tem seu propósito e objetivo vai constantemente se perguntar. O que estou fazendo AGORA vai me deixar mais perto dos meus objetivos? Se sim, então, faça se não, não faça. Simples assim, pois do contrário estará disperdiçando não só o seu tempo, mas como a sua vida

Um exercício prático é responder

–          O que eu quero?

–          O que preciso fazer para obter o que quero?

 “Proposito sem um plano de ação não se realiza, mas apenas existe como anseios frustrados.” Nathaniel Branden

A prática da integridade pessoal:  Integridade, segundo Branden, nada mais é do que viver segundo o que você acredita. Viver seus valores, padrões, crenças e tudo isto é refletido em seu comportamento, ou seja quando ação e valores são congruentes, você por consequência vive uma vida integra. Quem tem auto estima então, faz o que fala.

Para finalizar tem dois conceitos que definem o que é auto estima segundo Branden

  • Auto eficiência (self-efficacy) que consiste em confiar na capacidade de sua própria mente e em sua habilidade de pensar, entender, aprender, escolher e tomar decisões e por consequência acreditar que é capaz de lidar com os desafios da vida
  • Respeito próprio: Consiste na afirmação do valor próprio e ter convicção de que viver uma vida feliz e de realizações é um direito natural adquirido no nascimento

No final das contas uma pessoa que tem auto estima acredita que ela é a protagonista de sua vida e que sempre está sentada no volante da sua vida e nunca age como coadjuvante.

A pessoa com auto estima escreve o próprio script da sua vida.

Recomendo demais o livro e um que deve ser estudado profundamente.

Source: http://www.flamingopink.com.au

Leave a Comment

Filed under Psicologia de Trading, Reflexão

Leave a Reply