Livros que li em 2013 – PARTE III

 “Become a producer and not a prisoner of society. Don’t hide your light under a bushel” Joseph Murphy.

Agora a parte final dos 50 livros lidos em 2013.

33. The Trend Following Bible: How Professional Traders Compound Wealth and Manage Risk by Andrew Abraham: Mais um livro de trading que li. O Título é bem marqueteiro e o livro é bom. O autor compartilha bem a sua própria experiencia e mostra bastante a parte técnica do Trend Following e algumas de suas estratégias. O trader também é um grande investidor em Hedge Funds de trading following e uma das estratégias mais interessantes do livro é comprar draw down de fundos de trend following o que se assemelha a comprar dips em um bull market. Recomendo se é do ramo de trend following. Andrew tem um site com bastante recursos e videos que ajudam na educação.

34. The Trading Tribe by Ed Seykota:  Livro que já comentei aqui no site, mas eu re-li, pois estava indo para o seminário do Ed em Austin. Li o livro no avião. Recomendadíssimo.

35. Govopoly by Ed Seykota: Novo livro do Ed que falei nele aqui no Blog. Tive o prazer de participar do grupo de revisores e até fui mencionado na aba e nos reconhecimentos do livro. O livro é uma MASTER CLASS de economia. Se gosta de entender como que a economia funciona eu recomendo demais.

36. 50 Prosperity Classics by Tom Butler-Bowdon: Considerando que eu li este livro entao eu li na verdade 99 livros este ano, pois este vale por 50. Gostei da ideia RESUMÃO. Isto me faz lembrar a época do vestibular quando tinha um livro com o resumo dos trocentos livros de literatura na lista da FUVEST. Como tinha muitos livros que queria ler que estavam neste resumão eu preferi dar uma palhinha em cada para depois comprar somente aqueles que tocarem mais o meu coração. O que estou já fazendo este ano. Achei uma excelente ideia. Recomendo se quer matar 50 coelhos com uma paulada.

37. Trading With The Odds: Using the Power of Probability to Profit in the Futures Market  by Cynthia A. Kase: Este livro é um antigo que estava na minha lista de espera. Acredito que enrolei um pouco devido o livro estar fora de edição e era difícil encontrar e caro. Entretanto achei um vendedor na Amazon com um preço razoável para um novinho encalhado na prateleira. Cheguei ao conhecimento deste livro pela lista de recomendação do TYWTFF do Van Tharp. O livro tem muito a parte matemática preditiva e ele tenta colocar uma estrutura na parte da Elliot Wave e deixar mais objetiva e menos subjetiva. Recomendo se é um trader com um viés mais discricionário.

38. You can heal your life by Luise Hay: Um CLÁSSICO da auto ajuda da década de 80. O livro praticamente tem meio que a solução e a causa para todos os problemas pessoais, físicos, de relacionamento e financeiros. Na linha da auto ajuda WoWo, mas pro incrível que pareça faz total sentido e tem funcionado na minha vida algumas técnicas aplicadas na parte psicológica. No final das contas conta muito a questão de crença, ou seja, quando mais acredita no que parece “loucura” no livro, suas teorias fazem mais sentido e funcionam melhor. Recomendo se acredita nestas coisas paranormais e se quer ter mudanças mágicas na sua vida.

39. Happy Minimalist by Peter Lawrence: Conheci pessoalmente o autor que acabou virando um amigo. Eu queria conhecer um pouco do que seria ser um minimalista. Eu acredito em minimalismo no sentido de simplificar a vida e eliminar o excesso, mas tenho minhas reservas de como o Peter coloca seu estilo de vida minimalista que é um estilo bem radical. Como exemplo dormir em saco de dormir e ter uma panela em casa. Ok Ok super ecológico mas ZERO conforto. Recomendo se quer ter uma visão geral sobre minimalismo ou se quiser um resumão assista a este documentário.

40. Predictably Irrational, Revised and Expanded Edition: The Hidden Forces That Shape Our Decisions by Dan Ariely: Livro que quem me recomendou foi o Michael Covel. Interessante o livro que junta um pouco de economia, marketing e probabilidade. E o título explica bem o que é o livro. Ele mostra como somos irracionais e como as empresas e os marqueteiros se aproveitam para capitalizar em nossa irracionalidade. Best Seller recomendadíssimo. Dan não só é bom escritor, mas um excelente palestrante e pode ser encontrado em vários videos do YouTube. Ele é professor do MIT.

41. The Power of Awareness by Neville Goudart: Este livro é o que falei que o Wayne Dyer praticamente plagiou quando escreveu o livro Wishes Fulfilled, o numero 14 da lista. Um outro clássico da auto ajuda escrito na década de 50. Basicamente a principal teoria do livro é que se quer que algo aconteça na sua vida o melhor método é viver como que aquila já fosse uma realidade. Alguns autores dizem que é uma forma de dar uma tapeada no subconsciente, pois fazendo isto a nossa mente trabalha automaticamente para concretizar a nossa fé. Altamente recomendado. Muito boa leitura. Eu adoro os clássicos

42. Critical Path by Buckminster Fuller: Este livro é uma obra prima. Eu comecei a pesquisar sobre Bucky, como é carinhosamente conhecido, quando o Van Tharp mencionou ele em algum de seus materiais no Workshop que participei em Março de 2013. Bucky é considerado o Leonardo da Vinci do século 20. O livro é um mix da explicação do sentido da vida e como criar um sistema interno de viver uma vida totalmente baseada em um guia interno que todos temos dentro da gente e que como qualquer indivíduo normal pode se tornar um gênio. O livro é cheio de ciência, geografia, navegação, história, química e uma visão holística do mundo. Uma coisa que fiz em paralelo a leitura do livro foi assistir aos vídeos onde Bucky explica em cerca de 16 horas tudo que ele sabe. A frase mais impactante é “Todos nós devemos esquecer a ideia de viver para nos sustentar, mas simplesmente estar comprometido em focar no que o universo está querendo fazer”. Altamente recomendado se quer entender melhor o que é o nosso universo.

43. Seven Habits of highly effective people by Stephen Covey: Outro clássico que estava na minha lista há um tempo. O  que me levou a ler este livro foi o Ed Seykota fazer algumas menções do livro no seu seminário que participei em Setembro de 2013. O livro é altamente estruturado e dá um processo de como fazer uma transformação pessoal e relacional para o sucesso pessoal. No final do livro me deu vários AHAs! com relação a nossa responsabilidade em atingirmos os nossos próprios resultados e como que somos responsáveis com o sucesso no relacionamento alheio e que no final das contas temos o poder de ter total controle sobre a nossa mente e resultados.

44. Use Your Head: How to unleash the power of your mind by Tony Buzan: Livro recomendado pelo Trader Senna. Outro clássico da auto ajuda. Muito bom as técnicas do livro que envolvem uso da memória, leitura dinâmica e mind maps que foi algo desenvolvido por Tony. Altamente recomendado.

45. The Compound Effect by Darren Hardy: Este foi um dos livros mais importantes que li o ano passado. Este está na lista de livros de auto ajuda pé no chão e prático. A parte mais importante do livro é um questionário de avaliação pessoal das principais áreas da vida (Saúde, Relacionamento, Negócios, Carreira, Espiritual, Finanças Pessoais, Mental e Estilo de vida). Isto ajudou muito a identificar minhas fraquezas e áreas que preciso melhorar e foi base para eu criar um sistema de objetivos e metas para o ano de 2014. Altamente recomendado. Esta na lista dos TOP 5 do ano.

46. The Bible for Compounding Money by Andrew Abraham: Livro na linha do 33, não muito diferente e bem repetitivo. Melhor ler o 33 e não este.

47. Tomorrow’s Gold: Asia’s age of discovery by Marc Faber: Um prato cheio para que gosta de economia e entender como que os ciclos econômicos e o fluxo global de capital funciona. Excelente pesquisa feita por Marc. Recomendo se é tarado por cenários econômicos e macroeconomia com eu.

48. Breaking the Habit of Being Yourself: How to Lose Your Mind and Create a New One by Joe Dispenza: O que me chamou a atenção a este livro e motivou a leitura foi quando eu re-assisti ao documentário “What the Bleep do we know?”. Joe foi o participante que mais me chamou a atenção quando assisti o documentário. O livro é muito bem escrito e dá uma perspectiva da ligação da espiritualidade com a ciência.  Ele liga física quântica com química biológica. Fascinante e um bom instrumento para crescimento pessoal se você tem um viés mais científico.

49. Made in Japan: Akio Morita and Sony by Akio Morita: Acho que o livro que ficou na minha fila de leitura por mais tempo. A mais de 10 anos que quero lê-lo. Outro livro que já saiu de impressão. É a auto biografia do Akio Morita, fundador da Sony. Interessante aula de história e de Business. Pra mim tem um valor especial, pois trabalhei muito em empresas japonesas e conheço bem a cultura, mas queria entender as motivações e os princípios por detrás desta linda cultura que admiro muito. Altamente recomendado.

50. New Concepts in Technical Trading Systems by Welles Wilder: Finalmente o último livro para completar o numero 50. Welles Wilder realmente uma pessoa a frente do seu tempo e ele é o inventor dos indicadores técnicos mais utilizados como o ATR, ADX e RSI. Impressionante aula de trading e de gerenciamento de risco, pra mim as duas paginas mais importantes do livro que coloquei no meu relatório de gerenciamento de risco.

Agora para finalizar aqui vai a lista dos TOP 10 que realmente abriram minha mente para novas possibilidades e me acrescentou algo inovador. Não necessariamente na ordem, pois todos são tão bom quanto em suas respectivas área de conhecimento.

The Science of Getting Rich
Cashflow Quadrand
The Life Plan: How Any Man Can Achieve Lasting Health, Great Sex, and a Stronger, Leaner Body 
The Dynamic Law of Prosperity
The Adventure of Self Discovery
The Power of Awareness
Critical Path
Seven Habits of Highly Effective People
Breaking the Habit of Being Yourself: How to Lose Your Mind and Create a New One
Personal Development for Smart People

 

2 Comments

Filed under Biblioteca, Jornada, Reflexão

2 Responses to Livros que li em 2013 – PARTE III

  1. Anderson

    Obrigado pelas recomendações.
    Também acho fascinante alguns aspectos da cultura oriental, em especial a japonesa. Não sei se lhe interessa algum estudo adicional sobre esse tema, mas em caso positivo, deixo aqui minha contribuição:
    Musashi – Todos os 3 Volumes – Eiji Yoshikawa

    É uma biografia romanceada, ou seja, sabe-se pouco a respeito da vida desse samurai, mas o pouco que se sabe foi inserido nessa história. Conta a evolução dele tanto espiritualmente quanto como espadachim. Ótimo livro, e obra literária mais vendida da história do Japão.

    Na Amazon não encontrei a obra em vários volumes como é vendido aqui no Brasil. No total são 1800 páginas, não achei nenhum livro com quantidade parecida de páginas na Amazon. Links caso tiveres interesse em adquirir pelo Brasil:

    - http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2614379

    - http://livraria.folha.com.br/livros/literatura-japonesa/box-musashi-3-vols-eiji-yoshikawa-1015154.html

    Espero que minhas pequenas recomendações contribuam para você, tanto quanto as suas recomendações contribuem para mim.
    Anderson.

Leave a Reply