Market Wizard – Marty Schwartz

“I had been a security analyst for eight years and it had become intolerable. I knew I had to do something different. I always knew I wanted to work for myself, have no clients, and answer to no one. That, to me, was the ultimate goal. I had been brooding for years, “Why wasn’t I doing well when I was groomed to be successful?” I decided it was now time to be successful” – Marty Schwartz.

A Entrevista com Marty Schwartz foi sem dúvida a que me deixou mais de queixo caído quando lí. Ele realmente é um modelo de trader bem interessante, pois ele é um trader altamente lucrativo, com baixíssimos drawdowns. Só para ter uma ideia o retorno dele mensal é de cerca de 10 a 20% com um drawdown de no máximo de 3% ao mês que ocorreu uma vez no momento da entrevista. Ele nunca teve um ano negativo.

No primeiro ano como trader ele fez $100K no segundo $600K e a partir dai nunca ficou um ano sem fazer menos do que 1 milhão por ano. Seu capital inicial era de cerca de 90 mil que emprestou do sogro. Uma coisa que ele fazia era todo ano começar a conta com algumas centenas de mil cerca de $200K a $300K e fazia este dinheiro virar 2 a 3 milhões no final do ano. Então ele comprava ouro, títulos do governo, imóveis com este dinheiro e deixava os 200 – 300 mil em cash para começar mais um ano como trader zerado. Isto porque, se ele continuasse ganhando 20% ao mês em 1o anos ele estaria controlando o PIB dos EUA :), se você entende juros compostos. Talvez fizesse isto, pois entendesse seu tamanho com trader e sentia confortável que pudesse entrar e sair rápido do mercado, pois era um day trader que opera no curto prazo. Ainda opera em 2014. Hoje é mais ativo no mercado de petróleo e FX.

Re-lendo a entrevista aqui vão os meus highlights

Sistemas de trading automatizados: No começo de sua carreira como trader teve uma péssima experiencia com sistemas, pois conheceu um programador que desenvolveu um sistema que praticamente fez ele perder todo o seu dinheiro e nunca mais acreditou em sistemas e seguiu o caminho do trading discricionário dai em diante se tornando muito cético quando a sistemas automáticos a ponto de se irritar profundamente toda vez que o Jack fazia alguma referencia a programas de trading.

Sintetizador: Ele se auto intitula um sintetizador, pois tem grande capacidade de absorver conceitos abstratos e complexos e simplificar em uma metodologia lógica e simples que faça sentido para ele. Assim que desenvolveu sua própria metodologia por estudo e observação de comportamento de preços juntamente com o desenvolvimento de sua intuição.

Ego: A única forma de ser lucrativo em trading é matar o seu ego. É primordial aceitar quando se está errado. Para ele muitas pessoas perdem no mercado pelo simples fato de preferir estar certo a ganhar dinheiro.

Pregão vs. Computador: Marty começou sua carreira operando no pregão viva voz, mas com o tempo percebeu que tinha mais clareza do que estava acontecendo no mercado quando subia no horário de almoço no seu escritório e olhava as cotações no computador. Assim passou a ser um trader que opera da própria casa como tempo.

Operar pequeno: Impressionante que está é uma características de todos os Market Wizards que já fiz um post aqui no blog. Ele também diminui o tamanho da posição quando tem uma sequencia forte de perdedores.

Lucro Consecutivo: Uma outra regra que Marty tem é quando ele ganha MUITO dinheiro ele prefere tirar uma pequena folga e curtir o dinheiro, pois perceber que se continuar operando ele fica relapso e acaba perdendo feito. Isto porque ele percebeu que sempre as perdas grande eram precedidas de períodos de grandes ganhos.

 X de sua metodologia: Dentre outras regras ele presta muito atenção em médias móveis que para ele indica a direção que o mercado está indo e procura identificar pontos de entrada de baixo risco onde pode aumentar a sua relação risco retorno. Também olha correlações entre ativos como mercado de bonds e ações e a divergência entre os mercado de bonds como uma ferramenta de confirmação se deve entrar ou sair do mercado. Ele é adepto da crença que na dúvida ele liquida a posição, pois quando está em caixa seu pensamento é bem mais claro e que sempre tem a oportunidade de voltar para o mercado se quiser.

Deixar o lucro fluir: Segundo Marty ele considera que é muito bom em cortar as perdas, mas que ainda tem que melhorar muito em deixar o lucro fluir e reconhece que toma lucro prematuramente muitas vezes. Ele diz que toda vez que toma lucro ele sente como se a caia registradora fizesse u barulho na sua mente. CASHING!

Educação militar: Marty serviu os Mariners nos EUA e atribui ao seu treinamento capacidade de trabalhar sob pressão sem travar. Assim ele explica como que foi possível sair de uma posição comprada na segunda feira negra em 1987 quando o mercado teve sua pior queda percentual da história. No fim do dia ele acabou perdendo somente 300 mil ao invés de 5 milhões que seria a ruína para ele.

Diversificação: Apesar de ser um trader agressivo Marty é super cauteloso e averso a risco pensando que o sistema pode entrar em colapso a qualquer momento. devido a isto ele diversifica seu dinheiro em vários bancos, depósitos de ouro e títulos do governo. Isto porque se alguma coisa ruim acontecer ele tem sempre de onde começar novamente.

Trainees: Ele tentou emular o seu trading e ensinou a metodologia a vários estagiários, mas sem sucesso. Ele disse que não pode transferir o seu estômago para seus funcionários uma vez que é um trader discricionário.

Gerenciar dinheiro dos outros: A entrevista foi feita no final da década de 80 e até então Marty somente estava administrando seu próprio patrimônio e estava somente pensando em abrir um fundo com dinheiro dos outros. A entrevista não fala isto, mas não sua auto biografia Marty conta que foi um TOTAL desastre e ele quase perdeu a vida apos ir parar no hospital de tanto estresse. Existem pessoas que nasceram para administrar dinheiro dos outros e algumas, como ele, não.

Sucesso: Depende apenas de uma mudança de atitude que foi que ele fez. Não importava o quão inteligente ele fosse ele não foi bem sucedido a não ser a partir do dia que tomou uma decisão drástica em sua vida.

Se quer mesmo se aprofundar no estudo de Marty recomendo ler sua auto biografia que conta em detalhes sua trajetória e processo de se tornar um trader campeão.

Recentemente deu uma palestra que está no YouTube que vale ouro

 

 

 

 

 

 

6 Comments

Filed under Biblioteca, Reflexão, Uncategorized

6 Responses to Market Wizard – Marty Schwartz

  1. joao

    Estou lendo o livro e acompanho seus posts…eles ajudam a entender melhor as entrevistas.

  2. Vela, é um prazer ler seus posts, ainda mais sobre o Marty, pois me identifiquei muito com ele. Especificamente, pq aspiro operar curto prazo e aparentemente a maneira de um mortal (não um ivy league) fazer isso é utilizando métodos discricionários.

    Fiquei muito curioso para conhecer mais o mindset dele, pra poder adaptar à minha realidade. É reconfortante saber que é possível ser consistentemente lucrativo (e estável) operando no curto prazo.

    Obrigado.

    ps: descobri ontem um little book do schwager, é um resumo das lições aprendidas com as entrevistas dos market wizards.

Leave a Reply