Livros que li em 2013 – PARTE II

Só uma notinha. Este é o post numero 100. Um marco aqui.

Continuando a lista do livros que li em 2013.

17. The Dynamic Law of Prosperity by Catherine Ponder: Interessante livro para quem tem muitas crenças sobre dinheiro e Deus. O livro ajuda bem na questão de trabalhar o estado mental sobre criar riquezas e como que isto tem a ver com crenças religiosas e espirituais. O livro é basicamente mais indicados para cristãos que a linguagem é mais bíblica. Para mim funcionou bem. A autora é da linha da Unity Church que foi fundado por Charles Fillmore.  Basicamente a crença é que Deus quer que sejamos prósperos e que dinheiro é bom e que depende da gente querer ou não para Deus não faz diferença a quantidade. O livro é bem extenso, com uma visão bem positiva de Deus e sua bondade e o relacionamento com o dinheiro. Também fala sobre alguns aspectos importantes de pessoas prósperas que também tem fé, são generosas, não tem inveja, são positivas, criativas e ao longo do livro muita base e interpretação bíblica é usada. Recomendo se é cristão e tem alguns bloqueios com dinheiro como sendo algo mau. 

18. The Science of Success: How Market-Based Management Built the World’s Largest Private Company by Charles G. Koch: Este livro foi aquele que me comprou pelo título que estava na linha do livro do Wallace Wattle, mas na verdade  o livro é sobre negócios e a metodologia que este cara que é dono da maior empresa fechada do mundo. Deve estar junto com a Cargill entre as maiores. Uma empresa familiar que é um monstro e nunca abriu capital. O livro fala destes princípios. Recomendo se quer inovar sua empresa para algo mais criativo e participativo.

19. Personal Development for Smart People by Steve Pavlina: Steve Pavlina é um excelente blogger na área de personal development. Eu li muito o seu blog que recomendo muito. Ele foi um cara que me inspirou muito e estava a tempo na minha lista ler seu livro. Muitos dos conceitos já estavam no seu blog e de graça, mas o interessante do livro é que ele é bem estruturado e coloca toda sua filosofia em um só lugar. Muito bom e tem um bom equilíbrio entre a parte mais WoWo da auto ajuda e a parte realista e prática. Altamente recomendado para você que esta buscando crescer em qualquer área, incluindo trading. Recomendo também muito ouvir os seus podcast, principalmente o 16 e o 23, se prepara para a viagem :).

20. Mastering the Australian Housing Market by John Lindenman: Interessante livro sobre o mercado de imóveis na Austrália e como que ele se comporta ao longo de décadas. Mostra as principais estratégias de investimento aqui. Excelente livro para se educar nesta área. Bem voltado para o mercado Australiano, mas tem estratégias genéricas de investimento que podem ser adotadas em qualquer pais. Gostei muito da parte de cenários econômicos e como o mercado se comporta em ciclos. Recomendo a leitura se mora na Austrália.

21. The First 20 Hours by Josh Kaufman: Este foi um dos livros que o título e o marketing é muito bem feito, mas o conteúdo em si fica a desejar. A parte teórica faz todo sentido, mas a prática não muito. Ficou abaixo da expectativa. Pra mim não funcionou muito. Não recomendo.

22. Thou Shall Prosper by Daniel Lapin: Na mesma linha do 17 acima, mas mais voltado para a cultura judaica. O livro explica muito porque os judeus são prósperos e quais são os princípios baseados em crenças religiosas. Recomendo se tem um viés religioso, mesmo que seja cristão.

23. Break Through Rapid Reading by Peter Kump: Este ano uma coisa que me ajudou muito em ler mais rápido foi este livro. Eu sempre achei que lesse mais lento do que a média, mas descobri que não estou tão mal assim e com este livro eu dobrei minha velocidade de leitura. Confesso que não melhorei mais por pura indisciplina de não fazer todos os exercícios de melhoria no livro. Eu lia cerca de 180 palavras por minuto antes e agora leio em torno de 280 a 320 dependendo do livro. A minha meta é ler cerca de  600 a 700, assim, estou satisfeito e atinjo a leitura de 100 livros em um ano sem aumentar o meu tempo de leitura que dedico atualmente. Cerca de 6 a 7 horas por semana. Recomendo se quer ler mais rápido e ser mais produtivo.

24. The adventure of self discovery by Stanislav Grof: Este livro chegou a meu conhecimento através do Ed Seykota, pois um dos capítulos do livros que fala sobre respiração Holotropic (não sei a tradução disto em português). O livro é bem psico-loco. O autor é um psiquiatra que na década de 60 estudou os efeitos do LSD clinico no tratamento de pacientes. Uma coisa que o LSD causa são estados não ordinários de consciência onde existe um encontro consigo mesmo e seu mundo interno. A grande vantagem deste tratamento, quando feito com um propósito, é o grande potencial de criatividade e conhecimento interno que o tratamento causa. O autor condena o uso indiscriminado da droga como é usado em viciados, mas reconhece seus benefícios. Hoje ele não usa mais o LSD clinico, mas através desta respiração (holotropic)  é possível atingir os mesmos estados não ordinários de consciência e é uma ótima ferramenta para crescimento pessoal. O Ed faz retiros para graduados em seus workshops onde a respiração é praticada. Se curte o assunto e já leu o My Child Problem by Albert Hofmann este livro será interessante e recomendado.

25. Ctrl Alt Delete: Reboot Your Business. Reboot Your Life. Your Future Depends on It by Mitch Joel: Livro ficou abaixo das expectativas como o numero 21 acima. Pra quem é do ramo de marketing e curte o BLA do marketing recomendo caso contrário não. Nem sei porque acabei comprando e lendo o livro. Cai mesmo no marketing do título e da propaganda. :).

26. How to be a Super Reader by Ron Cole: Este livro é na mesma linha do 23 entretanto achai mais atual e prático. Recomendo.

27. Think and Groth Rich 21st Edition by Napoleon Hil: Este livro dispensa comentários. Já falei tanto dele aqui no blog. Eu achei esta versão áudio na internet e ouço algumas passagens quando tenho um tempo aqui e ali. Eu não gosto de perder tempo. Altamente recomendado ter ele no seu Smartphone.

28. Success Secrets of the Bible by Edmund Haggai: Este livro eu ganhei do presidente do Instituto Haggai daqui da Austrália do qual sou contribuidor e voluntário. Como sou um self development junkie foi um prato cheio. Não é a toa que admiro o Dr. Haggai, que tive o prazer de conhecer o ano passado quando esteve em Sydney em um congresso. O livro fala de princípios de sucesso na linha do livro de Napoleon Hill, mas com um viés mais cristão. Interessante que o Dr. Haggai conheceu o Napoleon Hill pessoalmente e foi convidado para trabalhar com ele, mas Dr. Haggai recusou para cumprir sua missão com o instituto que pra mim é a mais eficiente instituição missionária. Taí o motivo que doo para esta obra. Recomendo demais.

IMG_0086

Dr. Edmund Haggai e Pedro Junqueira

 29. Uncertainty: Turning Fear and Doubt into Fuel for Brilliance by Jonathan Fields:  Livro interessante na linha motivacional para os empreendedores on-line atuais que ganham dinheiro fazendo o que amam. Na linha dos livros do Chris Guilebeau que está na lista de outros anos aqui. Recomendo o livro e recomendo muito as suas entrevistas no YouTube. Pode ser achado no seu blog The Good Life Projet.

30. A Passion for the Edge: Living Your Dreams Now by Tim Tyler: Interessante o livro onde o autor conta sua aventura e sonho de dirigir de moto do Alasca até Seattle sozinho. Era o seu sonho assim como se aposentar cedo. Não recomendo, pois não achei muito útil e ficou um pouco abaixo da expectativa pois estava mais interessado mais na trajetória de alguém se aposentar cedo do que na aventura da viagem em si.

31. What Time Is It? You Mean Now?: Advice for Life from the Zennest Master of Them All by Yogi Berra: Yogi Berra é um ídolo do basebol americano. Altamente bem sucedido como jogador e como técnico. Ganhou inúmeros títulos jogando e treinando o NY Yankees. A melhor descrição dele é que ele seria a versão americana do Vicente Mateus. Para quem não sabe o presidente do Corinthians das décadas de 70 e 80 que soltava algumas frases do tipo “O Socrates é invendável e imprestável” ou “quem sai na chuva é pra se queimar” ahahahahaha. O livro é cheio de sabedorias e cada capitulo é baseado em uma frase de efeito. É um livro de inspiração e de motivação. Recomendo.

32. Tradind like a Casino by Richard Wheisman: YAY!!! Finalmente um livrinho de trading. Este livro quem acabou trazendo ao meu conhecimento foi o trader Senna. Acho um excelente livro para dar uma visão geral do que é o trading da parte, técnica, sistemas e psicologia. Muito bem escrito e bem ponderado e equilibrado e ao mesmo tempo realista. Tem outro livro dele que está na minha lista deste ano. Este é o segundo livro dele. Altamente recomendado.

Ok esta é a parte II. Aguarde em breve a parte III.

 

 

6 Comments

Filed under Biblioteca, Fundamentos, Jornada

6 Responses to Livros que li em 2013 – PARTE II

  1. Anderson

    Pedro,
    primeiramente, obrigado pelas recomendações sempre úteis! Sempre acabo selecionando alguns para adicionar na minha lista de leitura.

    eu também acho que leio meio devagar, vou seguir a sua recomendação do “23. Break Through Rapid Reading by Peter Kump”. Já comprei o livro e começo essa semana. Como você sentiu uma melhora significativa após essa leitura, optei por esse ao invés do 26.

    Se você leu os 32 livros em 2013, isso da uma média de 2,6 por mês. Mandou bem!
    Obrigado por compartilhar suas experiências conosco.

  2. Vela, sou fã das suas listas de livros! Estimo que você prefira os livros físicos, mas se vc tem uma biblioteca digital considerável, o que vc recomenda: kindle ou tablet?

    Eu estou praticamente decidido pelo tablet, já que 99% dos livros que tenho estão em pdf.
    No mais, como está o seu trading? Continua operando e testando?

    • Fala João dos 50 lidos ano passado foram quase todos kindle. Uns 3 ou 4 pdf e uns 5 físicos. Eu leio no iPhone ou no meu tablet. Tenho um Nexus 7 da Google.
      Nem testando nem tradando no momento. Aguardando o nascimento da minha filha em 3 semanas

  3. Obrigado Vela pela riqueza de conhecimento e por compartilhar conosco suas leituras e recomendações.

    Assim como vc, tb sou fã do Napoleon Hill, não sei se o termo certo seria fã …talvez o mais apropriado seja seguidor de suas teorias e seu estilo de vida…recentemente comprei um livro dele chamado:

    “Segredos dos Milionários – As Regras de Ouro de Napoleon Hill”, em inglês se chama:

    “Napoleon Hill’s Golden Rules”.

    Recomendo pois é uma forma de termos uma abordagem levemente diferente das mesmas idéias de Napoleon Hill, é um livro um pouco menor que o “Quem Pensa Enriquece”, senti ele ser um livro ideal para quem já leu o algum livro do Napoleon Hill.

    Falando sobre tablets e tecnologias…rs…vc´s já tiveram a sensação de ler mais rápido usando tablet, kindle, etc? Não sei ao certo se é só uma sensação mas parece que a leitura flui melhor, por isso o Vela consegue ler 1 livro por semana….rs :)

    Vela, gostei da sua recomendação para ler mais rápido:

    “Break Through Rapid Reading by Peter Kump”,

    … estou fazendo um estudo do livro “Use Sua Mente” do Tony Buzan, que é justamente sobre isso, ele foca mais na técnica de criar de Mapas Mentais, estou nesse processo, além de cuidar da parte pessoal ;).

    Abs

    • Grande Senna,

      Cara um prazer compartilhar.

      Com certeza Napoleon Hill mudou e tem mudado minha vida. A minha ultima descoberta foi um audio que esta rolando no YouTube uma palestra de cerca de 10 h que deu em Chicago la pela decada de 50. Muito bom. Estou tendo muita duvida sobre sua filosofia esclarecida.

      Ainda vou ler muito sobre ele e estuda-lo.

      Sobre o livro de leitura rapida os dois que li sao bons e interessante que os dois mencionam mind maps como A FERRAMENTA para retencao de leitura.

      Sobre tables. SIM percebo que leio mais rapido e por incrivel que pareca no iphone eh nao leio eu voo. E bom que sempre que tenho 5 a 10 minutinhos ali numa fila de banco ou sei la… eu leio um pouco. KINDLE aumentou minha produtividade animal. E sem falar que o livro eh entregue em 3 segundos e nao tem frete e nao tem papel na sua casa pesando na estante. A minha crenca que a unica forma do mundo prosperar eh atraves da tecnologia. por isso que falo que um novo BULL market e sou SUPER otimista quando ao futuro.

Leave a Reply