Quer melhorar o seu trading?

“The best way to become a better trader is to become a better person” Ed Seykota 

Ontem cheguei de Sydney com vários tesouros na minha mala e com o verdadeiro segredo de como se tornar o melhor trader que posso ser.

Participei dos Workshops do Van Tharp Peak Performance 101 e 202. Foram sete dias de treinamento intenso e o resultado final, muito mais de que um trader melhor, é uma pessoa melhor, mais feliz, mas consciente e que se conhece melhor.

Um dos motivos que resolvi voltar a escrever neste blog é compartilhar minha jornada, principalmente a parte de desenvolvimento pessoal e a parte psicológica.

Já venho estudando o mercados e a profissão de trading consistentemente, li mais de 30 livros e desenvolvi e testei mais de 20 sistemas lucrativos, mas não atingi de perto o sucesso que esperava e eu me rendi para a questão da psicologia. Minha constatação, e  gostaria de corrigir aqui, que trading não é 60% psicológico, 30% gerenciamento de risco e 10% sistemas, mas sim 100% psicológico.

Devido a esta constatação que me matriculei nos workshops do Van e acredito ter sido a melhor coisa que já fiz na minha vida.

Também nesta semana que estive em Sydney eu li o novo livro do Van, Trading Beyond the Matrix: The Red Pill for Traders and Investors

Neste livro Van sumariza bem a sua filosofia e pra mim o livro é a fórmula para o sucesso em trading. A grande questão, como qualquer formula, ela precisa ser executada e não depende de mais ninguém a não ser você para fazer acontecer.

Vou compartilhar com vocês minha experiência e quais foram minhas conclusões depois destes intensos sete dias.

A missão do Van Tharp Institute é: Transformar Pessoas usando o Trading como Metáfora. 

O Trading pra mim é uma das atividades mais difíceis de ser dominada com maestria e constatei que por isso que me interesso por trading. Um outro aspecto que acredito trading me atrai é por naturalmente ser alguém que quer se desenvolver na área espiritual e admito que o “mercado” é um excelente professor.

Antes desta semana eu tinha várias dúvidas sobre isto, mas agora várias fichas caíram e tudo está mais claro. Isto tem tudo a ver com a questão psicológica que falei lá em cima. Pra mim, precisei quebrar a cara mais de trezentas vezes para me render a esta constatação verdadeira. Você que está lendo este post sempre tem duas opções: continua lendo o post pra saber como que isto pode te ajudar ou parar e fazer algo que acha mais importante. No final cada um é responsável por priorizar o que cada um acha importante.

Vamos então as minhas conclusões que vou aplicar na minha vida como sendo a verdade para mim.

A psicologia é a coisa mais importante porque é através da mente que tomamos controle da nossa vida ou somos controlados por uma outra “força” que nos quer distanciar da verdade.

Estas coisas começaram a fazer mais sentido na minha jornada quando comecei a ler e estudar o material de Napoleon Hill há uns seis meses atrás. A grande verdade é que nós somos o que pensamos. Se pensamos fracasso e pobreza, somos exatamente isto. Se pensamos de forma mediana somos medianos. Se pensamos que somos bem sucedido, então, somente então, somos bem sucedidos.

Simples assim? Sim.

Mas deve ter alguém pensando… mas eu a pensei que quero ser rico e nunca fiquei…

Sim mas a outra pergunta que te faço é a seguinte. Quantas vezes você pensou em ser pobre? Ai que está a questão. Quais são seus pensamentos DOMINANTES.

Eu nasci numa família católica e com 13 anos me converti, nasci de novo, na igreja evangélica. Nestes mais de 20 anos lendo a Bíblia e tendo um relacionamento com Deus estas coisas de pensamento, oração, destino, livre arbítrio realmente me incomodaram crescendo em um ambiente espiritual institucionalizado.  Eu mudei muito ao longo dos anos buscando a verdade e o fato de nos últimos anos ter me interessado por trading faz parte desde processo de aprendizado.

Se chegou até este ponto, ou esta interessado, ou deve estar começando a pensar que o Vela ficou louco. 🙂

Agora vai a outra parte mais séria que aprendi, ou melhor conetei, neste workshop como sendo as ferramentas mais importantes.

Existe um Deus que é uma força superior que te completa e te traz felicidade, alegria e amor. Agora vou exercitar a minha tolerância ao máximo aqui. Não importa no que você acredite, existe esta força superior. Quanto mais resistir mais ela vai te perseguir.

Dependendo de suas crenças pode ser Deus, Universo, Inteligencia Infinita e até os agnósticos e ateus isto esta mascarado de bom senso ou razão ou o inexplicável.

Quer você queira ou não esta força está conectada a você e a todo o universo. Na verdade não existe separação é tudo uma coisa só e os problemas psicológicos começam exatamente quando começamos a separar as coisas. 

Para entender melhor a palavra chave que separa as coisas se chama julgamento ou em outras palavras uma crença. Eu já falei aqui no blog sobre crenças há um tempo, mas lá eu falei de forma mais superficial e acho que quando escrevi não sabia realmente o que significava e quais eram a magnitude to impacto em toda a nossa vida.

Re-lendo o post sobre crenças eu vejo que eu estava no caminho correto, mas não sabia a profundidade do impacto destas crenças e acabei não levando tanto a sério e me comprometendo.

A grande questão destas crenças é que elas nos limitam de sermos felizes e conseguirmos o que queremos da vida. Ai que entra a questão dos nossos pensamentos. Eles são nossas crenças e o que pensamos e é isto que tornamos e isto nos limita se não fizermos o oposto que as pessoas “naturalmente” fazem.

O que aprendi no seminário é que tem que realizar um trabalho psicológico para fazer uma avaliação de TODAS suas crenças em todos os níveis i.e. pessoal, mercado, global, social e mais importante espiritual.

Este processo é como que se estivesse se re-programando ou se re-inventado. É mais ou menos uma lavagem cerebral que precisa passar, ou seja, limpar tudo que não é útil e colocar aquilo que é útil.

Uma outra coisa que aprendi foi a questão do impacto do seu nível de consciência e a correlação com seu sucesso e sua felicidade.

Está na lista de livros que li em 2012:  Power vs. Force, David Hawkings.

Este psicologo PhD criou uma escala logaritmântica de consciência que vai de  20 a 1000. Praticamente quem está em 20 ou tá matando alguém ou se matando literalmente( 20  é o nível de vergonha)

O nível 1000 é caras como Jesus que são pessoas iluminadas (Enlightened). O que faz subir na escala de consciência é exatamente isto: Consciência. :P.

Quanto mais consciência mais alto nesta escala você está.  

O trabalho psicológico que tem que fazer é se livrar de sentimentos como medo, preconceito, cobiça,  ódio, raiva, ciumes, suspeita, intolerância, revanche e qualquer outro sentimento que está te dominando como impulso a vício auto destrutivo, preguiça, procrastinação e etc…

Agora aqui vai a dica pra se livrar destes sentimentos. Toda vez que eles vierem você tem que senti-los e não resisti-los, pois esta é a forma que eles vão passar pela gente e nos deixar uma lição ou sabedoria e o que alguns chamam de intenções positivas. A outra dica é NÃO RESISTA porque O QUE VOCÊ RESISTE PERSISTE.

Agora uma coisa que pode te irritar um pouco a princípio e isto é uma excelente ferramenta é a questão de projeção. Imagina aquela pessoa que não consegue perdoar por algumas coisa que vez ou algumas coisa que não fez. Então, grande chances desta pessoa ser você se olhando no espelho. Não fique desesperado é apenas uma ilusão. Perdoe e pessoa e aceite como ela é, pois o que estará fazendo é cultivar o amor próprio.

Voltando a minha jornada espiritual agora entendo quando Jesus responde sobre os dois grandes mandamentos 

“primeiro ame ao Senhor, o seu Deus de todos o seu coração de toda a sua alma e de todo seu entendimento e o segundo ame a seu próximo como a si mesmo” – Mateus 22:37-39

Jesus era uma cara bom pra ir na essência das coisas, lógico, o cara é iluminado. Pra mim isto significa que é tudo uma coisa só então odiar a Deus, o próximo e a si mesmo é a mesma coisa… e uma vez que você perdoa/ama… tudo entra em harmonia. Em outra palavras porque ter preconceito por alguém se este “alguém” é você.

Tem muita coisa pra falar aqui, mas vou finalizar com a melhor ferramenta psicológica que posso te dar. La vai.

Todo mundo tem o direito de graça de conectar com esta força superior. SIM DE GRAÇA!

Pode chamar do que quiser. Intuição, Espirito Santo, Inteligencia Infinita etc. O que tem que exercitar é ouvir esta voz interna e segui-la e aos poucos vai se livrando das coisas que te escravizam e será uma pessoa mais feliz, realizada e bem sucedida e se for o seu seu objetivo. Ser um excelente tradar.

Agora você pode escolher em operar o mercado em um estado mental de frustração, ódio, medo, raiva ou…

Trabalhar seu estado mental e espiritual e operar o mercado em um estado de paz e serenidade.

Como bem dito pelo Ed Seykota na citação do começo: A melhor forma de se tornar um trader melhor é se tornando uma pessoa melhor.

Obrigado pela atenção e desejo a todos os leitores sucesso e felicidade e que cada um encontre a resposta dentro de si e que não lute contra este guia interno, mas que siga-o e seja feliz e realizado.

Para finalizar duas figuras

O quadro que a Kala Tharp, esposa do Van, pintou pra mim durante o seminário. Não só eu mas todos os outros participante. Pra mim foi um presente de Deus e lembro de tudo que escrevi aqui toda vez que olho pra ele.

Thanks Kala Tharp

Sou grato por este lindo quadro que ganhei

E o que desejo pra você a mesma coisa que Van desejou pra mim quando assinou meu livro Super Trader que li em 2009.

Muito Sucesso!

Muito Sucesso!

 

19 Comments

Filed under Jornada, Psicologia de Trading

19 Responses to Quer melhorar o seu trading?

  1. Post impagável! Ficou com gosto de “ah, mas já acabou?”

  2. Jean

    E aí Vela tudo bem?

    Nunca fui muito ligado em psicologia… talvez por ser um iniciante, ou talvez por ja ter sido ligado ao assunto psicologia anteriormente na minha vida, me fazendo ler e buscar diversos livros e artigos de como a mente humana funciona. Isso sempre me fascinou. Reparar nas reações humanas entre outros.

    Cara confesso que me deu um frio na barriga a hora que vc falou que já testou mais de 20 sistemas e leu mais de 30 livros e mesmo assim não conseguiu chegar aonde gostaria… pq lendo seus textos e conteúdos postados eu vejo que vc é um cara inteligente. Muito mais que eu até nessa parte de trade. Então as vezes eu me pergunto como eu vou me sair também na hora da verdade quanto aos meus futuros trades.

    Bom deixo aqui também uma comunidade no facebook que talvez seja interessante vc conferir. Esse perfil se trata de um grande empresário aqui do Brasil que começou com nada, e venceu na vida. A missão dele hoje em dia é estimular as outras pessoas a pensarem fora da caixinha e estimular elas a empreender… enfim me ajudou bastante e talvez ajude vc também. Caso queira conferir procure por Geração de Valor no facebook e vc vai ver que o que ele escreve tem qualidade. Ótimo texto Vela.

    Abraços,

    Jean.

    • Ola Jean,

      Cara fica tranquilo e o frio na barriga eh uma boa coisa. Ai vai sua primeira aula sobre psicologia de trading. Este frio na barriga eh algo POSITIVO. Nao tente resisti-lo caso contrario vai ter que pagar um alto preco no mercado pra aprender o que ele esta querendo te dizer. A intencao positiva do medo geralmente eh gerenciamento de risco e a prudencia. Se esta fazendo a licao de casa e tendo coragem de dar os passos para o sucesso nao tem nada a perder. Mesmo que para vencer tenha que falhar 1000x. Sinta o frio na barriga, mas sinta forte ate ele sumir e sinta o que ele quer te ensinar de positivo.

      Eu dei um like la na Pagina do FB vou dar uma olhada depois com calma. Eu sigo varios empreendores no Twitter e pessoas parecidas com ele que recomendo como:

      Chris Guillebeau, Pam Slim, Gretchen Rubin, Jonathan Fields, Daren Rowse, James Altucher, Steve Pavlina dentre outros.

      Eu tinha uma tendencia de seguir muitos caras pessimistas tipo DOOM and BLOOM, mas como parte do processo de passar a pensar totalmente positivo eu cortei com estes negativos e adicionei somente pessoas positivas e pra frente que eh o que quero ser e estou vivendo a cada dia.

      E outra cara vc precisa acreditar em vc e nao se comparar a ninguem, eu por exemplo. Nao pense que alguem eh mais inteligente que vc, pois em ultima analise vc tem acesso a toda a inteligencia disponivel no mundo vc so precisa acreditar. A sua fe eh a sua propria limitacao.

      Ser bem sucedido e ser “inteligente” nao tem nada a ver com nada e principalmente em trading.

      Tem um monte de medico, engenheiro e dentista que ganha pra caramba nas suas profissoes mas tomam porrada no mercado justamente porque a psicologia nao foi trabalhada.

  3. Anderson

    Obrigado por compartilhar.
    Comprei o Trading Beyond the Matrix no lançamento, mas como demora cerca de 30 dias para chegar no Brasil (você deve saber), ainda não chegou =/

    Eu também gostaria de fazer os workshops do Tharp, pena que para mim, neste momento, não é viavel investir nisso.

    Eu recentemente andei conferindo um material do Seykota e fiquei impressionado com a semelhança entre o que o Tharp ensina e o Seykota já disse no Trading Tribe: que é necessário sentir as emoções e sentimentos, ao invés de bloqueá-los.

    Quando eu ler o material do Tharp, te mado e-mail pra trocarmos “figurinhas”.

    Sucesso!

    • Fala Anderson eu comprei kindle version e demorou 1 min Pra entregar. Já li excelente livro.
      O Van disse que o livro sold out e que por isso nao vai atingir a lista dos mais vendidos que era sua meta.

    • Recomendo o Ws do Van.
      Eu estava comprometido fazer com o Ed pois acho que tem mais a ver comigo sem falar que ele e um herói vivo Pra mim. Mas acontece que o Ed sumiu na fumaça. Se ele aparecer vou com certeza no seu Ws. Eu praticamente li todo o site do ed.

  4. Oi Vela, obrigado por mais essa excelente colocação de suas experiências, sempre nos faz crescer um pouco mais. Estava esperando que vc voltasse do workshop com o Van Tharp cheio de novidades na forma de pensar e sentir um trade, é muito estimulante estarmos perto de pessoas com pensamentos e atitudes que desejamos ter, isso reforça nossas forças para continuar estudando e trabalhando sério e sereno com trade.

    Recentemente encontrei um livro interessante para otimizar a forma de estudar, memorizar e ler e gostaria de dividir contigo e todos os nossos companheiros aqui.
    É o “Use a sua Mente – Tony Buzan”, nesse link a editora disponibiliza o primeiro capítulo:
    http://www.integrareeditora.com.br/livro.asp?id=80
    Em inglês o nome é “Use your head”.

    E por fim tem um lançamento para o crescimento pessoal aqui no Brasil “Dez Bons Conselhos de Meu Pai – Que Me Ajudaram Muito A Prosperar – Gustavo Cerbasi”, que achei muito emocionante e com princípios universais para ser um bom homem em todos os sentidos, bate com aquilo que vc comentou que para sermos bons traders precisamos ser pessoas melhores.

    Vc pode nos dizer algo mais sobre o livro “Trading Beyond the Matrix: The Red Pill for Traders and Investors”? É que ao ler os livros do Van Tharp, parece não existir algo que ele possa escrever de melhor do que já havia escrito antes.

    • Ola Senna,

      Suas contribuicoes sao sempre ricas aqui. Obrigado.

      Obrigado pelas recomendacoes de leitura. Eu vou pesquisar mais sobre o Gustavo e seu trabalho. Achei uns Youtubes dele que coloquei na minha lista.

      Tambem interessanto o livro do use your head. Obrigado mesmo. Eu confesso que gostaria de ler mair rapido. Eu leio bem devagar, acreito que menos que a media. Eu consigo ler bastante porque aplico disciplina e persistencia. Eu gostoria de dobrar minha velocidade de leitura e ler 50 livros por ano ao inves de 20-25. Vc recomenda alguma tecnica de ler mais rapido?

      Sobre o livro do Van eu acho interessante no sentido que ele realmente foca na parte de transformacao que nada mais eh do que o desenvolvimento do psicologico que eh a parte que domina nossa vida.

      Van da muita informacao que so era discponivel para quem atendia seus workshops ou seu Super Trader Program. Acho que vale a pena. No final do livro ele tem varias check list que tem me ajudado muito em desenvolver um plano para desenvolvimento pessoal e para colocar metas no meu trading business. Muito bom e recomendo.

      Abraco

      Vela

      • Olá Vela,

        O Tony Buzan (autor do livro “Use a Sua Mente”) dá algumas técnicas e alguns exercícios para melhorar a agilidade da leitura, entre elas uma que achei interessante é a leitura guiada, ler passando os dedos por cima das frases, segundo o Buzan isso faz você se concentrar melhor nas palavras e na formação das idéias que as palavras compõem. O argumento dele é o seguinte, peça a um amigo para imaginar um círculo de aproximadamente trinta centímetros de diâmetro na frente dele, então peça que ele olhe devagar e cuidadosamente ao redor da circunferência. O resultado é que em vez de se moverem em um círculo perfeito, os olhos do seu amigo irão seguir um padrão mais parecido com um retângulo torto. A seguir, desenhe um círculo no ar com seu dedo, pedindo ao seu amigo que siga a ponta de seu dedo com os olhos, conforme ele se move suavemente ao redor da circunferência. Você vai notar que os olhos do seu amigo seguem seu dedo quase que perfeitamente. Essa experiência indica que a performance de leitura de uma pessoa pode melhorar muito se dermos a ela informações básicas sobre o funcionamento físico dos olhos e do cérebro.
        Você não precisa se restringir a usar os dedos como guia visual, pode usar uma caneta, lápis, como muitos leitores naturalmente eficientes fazem.

        Ele comenta algo que sempre achei que eu tivesse como defeito…rs…a pré-visualização de um livro! É bom ter uma idéia geral daquele livro que vc pretende ler, isso facilita muito a leitura, pois se vc pegar um livro e começar a ler sem saber de nada do que se trata, o seu cérebro precisará fazer grandes e numerosas pausas para fazer associações das suas experiências de vida com o que se está lendo para formar um ambiente básico do que o livro se trata, já se vc ler o índice todo, a capa, contra-capa, prefácio e folhear o livro aleatoriamente, vc terá uma boa idéia do que esperar do livro e seu cérebro já irá preparar com antecedência várias possíveis associações do assunto do livro, parece besteira, mas é muito válido, e o mais legal foi notar que eu fazia isso e estava certo…hehehe…não consigo ler um livro sem antes fazer esse ritual de reconhecimento.

        Compra esse livro Vela, e todos os amigos aqui do blog que querem melhorar a eficiência de estudo/leitura, vale muito a pena. Eu e minha mulher descobrimos esse livro na revista de cosméticos da AVON, pode imaginar? Pagamos apenas 10 reais, agora deve ser difícil de encontrar, mas na Saraiva tem e não é muito mais que 10 reais.

        Mudando de assunto, sobre o plano de operações, tem algo que me ajuda muito a determinar um plano de operação inteiramente meu, é ter um diário de operações, para que possa analisar no futuro o que errei no passado, o que eu poderia ter visto e não vi, ou que regra eu deveria ter e não tinha, ou ainda qual regra eu não segui do meu próprio plano, precisa de uma boa dose de humildade para olhar os próprios defeitos no espelho, não posso dizer que seja fácil, mas é muito bom perceber que melhorar em um aspecto dia após dia.

        Vou procurar esse novo livro do Van, pois a transformação pessoal é algo que vamos ter até o fim da vida, então sempre é bom ter material novo nesse sentido. Um dos grandes desafios da vida é lutar para que essa transformação seja o máximo possível positiva.

        Abs a todos

        • Jean

          Pronto me despertou o interesse… vou procurar este livro. Outra coisa que eu achei interessante, o que você acha Vela de montarmos tipo um diário de operações? Cada um colocaria suas análises em algum fórum/local. Seria bom para até aprendermos com os erros uns dos outros, que acha?

          • Jean veja minha resposta para o Senna meu comentário sobre diários de trading.

            Na minha opinião acho q fórum com diário de trading seria uma distração.

            Acho uma coisa bem pessoal.

            Se quiser ter uma idéia boa de um profissional leia o livro do Peter Brandt. Na minha biblioteca vc encontra.

            Achei excelente

          • Vou dar a minha opinião sobre fórum, já existem vários fóruns sobre o assunto, todos tentaram manter um bom nível, mas acabam mudando de rumo devido a grande quantidade de pessoas interessadas em usar os mercados para mostrar que é melhor ou mais macho mostrando análise vitoriosas, etc.
            Por isso acabo achando ruim, só por isso.

            Ah…em especial a parte de análise eu não me permito ver análise de outras pessoas, nem mesmo uma opinião ou notícia de jornalista, o motivo é que eu não quero responsabilizar ninguém pelas minhas derrotas e isso seria muito fácil de acontecer, nem dou opinião sobre um trade de outra pessoa, pelo mesmo motivo, não quero que me responsabilize por lucros ou prejuízos.

            Mas eu gostaria de ter um fórum para conversar sobre a parte psicológica e gestão de risco (talvez), para conhecer novos livros, saber o qu acharam de um livro ou outro, ver vídeos motivacionais, palestras, etc (por falar em palestras, achei algumas do Van Tharp no YouTube…;) ).

            O problema é que a maioria das pessoas não se interessam muito por dividir experiências ruins, apenas as vitórias. As derrotas doem e elas não aprenderam a lidar bem com isso, portanto elas sofrem ao contar o que as levaram a perder 30% de seu capital e o que aprendeu com essa experiência, essa sim seria – a meu ver – uma grande fonte de aprendizado para muita gente.

            • Senna,

              Resumo da opera. Stay away from foruns. Me fala um bom que entro :). Dificil manter o nivel bom.

              Eu gostava la do Forum do Senhor Mercado. Funcionou bem por uns 6 meses… mas ai o Hugo desativou.

              Voltando no assunto acho que matou a charada. A questao que muitos buscam em forum eh a formula magica ou estao querendo se mostrar com o beneficio da percepcao tardia sendo que o importante eh se conhecer interiormente.

              Eh dentro de cada um que esta a resposta para o sistema ” perfeito” tem um paragrafo do Ed Seykota que fala muito a meu coracao neste sentido.

              “Since so much of trading is about your ability to follow your system, a good system generally resonates with your gut approach, and evolves through years of trading. The chances of finding a system, off the shelf, that works for you are slim to none. Before you do much trading, you might like to study your system’s historical performance to help you set your expectations, about how you might feel following it. You might also take your feelings of discouragement to a Tribe meeting, to see if you are just using trading as a way to justify them. You might even have an AHA about the positive intention of discouragement.” Ed Seykota

              Abraco

              Vela

        • Fala Senna

          Mais uma excelente contribuição

          A frase ” que a performance de leitura de uma pessoa pode melhorar muito se dermos a ela informações básicas sobre o funcionamento físico dos olhos e do cérebro.”

          Falou ao meu coração. E a questão de observação e experimentação. Se o autor chegou a esta conclusão ele deve ter experimentado e funcionou para ele. Assim como o Psicologo ou sei lá quem que descobriu estas características do cérebro.

          Com certeza algo que vale a pena pesquisar vou colocar aqui na minha lista.

          Sobre a questão do diário do trading acho bem valido. Eu nao faço pois acompanho os Tradings em uma planilha q tem todos os detalhe. Para um Trader mecânico o diário serve para dar idéias de novos sistemas pelo exercício da observação do contrario pose ser uma distração ou até mesmo uma forma de sabotagem pessoal. Para um Trader discricionário pode servir como um dialogo interno com a própria intuição.

          Espero q tenha entendido minha explicação. O diário em si acho bom para colocar no papel idéias e reflexões Que indica crescimento pessoal. Sempre bom ver a evolução pessoal q se nao for colocada no papel ela nao e tão visível.

          • Jean

            Beleza Vela, compreendi sobre os diários. E outra Diary of a professional commodity trader acaba de entrar na minha lista também : )

Leave a Reply