No que você acredita?

Estes dias, devido a um bate bapo em um forum sobre como operar no mercado. Alias um  muito bom que fica no Site Senhor Mercado.

Alguem perguntou se o livro do Van Tharp “Super Trader” era bom ou nao. Acabei dando la minha opiniao, mas o motivo que queria trazer isto a tona foi que resolvi re-ler o livro. E por sinal foi muito bom. O interessante sobre reler livros como este, sobre principios, é que com mais maturidade acaba-se absorvendo mais o livro. E foi o que aconteceu quando lida segunda vez.

O livro trata muito da parte psicologica, sendo a mais importante em trade na minha opiniao. Acho que trade é uma questão de habilidades emocionais.

Um dos exercicios do livro é fazer um inventario de crencas ou fazer uma lista do que acredita. No final das contas isto influenciara grandemente na parte psicologica, pois lhe dara convicção do que acredita.

A importancia disto tudo esta no FATO que nós, serer humanos, fazemos o que acreditamos NATURALMENTE sem hesitar. Da mesma forma que evitamos a qualquer custo, mesmo que inconscimentemente, aquilo que não acreditamos.

Neste contexto a definição de “verdade” é bem interessante, pois é qualquer coisa que voce realmente acredita.

Exemplo de creças.

“Sair na rua a noite depois das 10:30 é perigoso” = Verdade

“Sair na rua a noite depois das 10:30 NAO é perigoso” = Verdade

“Vender a descoberto é uma forma de especulacao descarada” =Verdade

“Vendar a descoberto eh uma forma de ganhar dinheiro quando o mercado cai”= Verdade

“Analise fundamentalista funciona melhor que analise tecnica” = Verdade

“Analise Tecnica é melhor que analise fundamentalistas” = Verdade

“Bolsa é um lugar perigoso de investir dinheiro” = Verdade

“Trading é um casino” = Verdade

“Ouro é um bom investimento”= Verdade

“Se voce tomar manga com leite voce vai morrer”=Verdade

Percebeu que crencas diametralmente opostas e crencas “nada a ver”  podem ser perfeitamente “verdade”, contanto que voce acredite. Todos nos, queiramos ou nao, seguimos nossas crencas.

As origens destas crenças vem desde que nos formamos como pessoa, no ambiente que vivemos, a escola que frequentamos, os amigos que fizemos, os nossos pais (oh boy), nossas experiencias da vida, os livros que lemos.

Por isso, as vezes evito Foruns de discussao sobre mercado na internet porque voce depara com um monte de cara que acha que sao os donos da “verdade” ou em outras palavras os caras querem fazer voce engolir a crença deles guela a baixo e isso nao leva a lugar nenhum.

Um dos objetivos deste blog é colocar aqui as minhas crencas e como elas me ajudam em desenvolver e melhorar o meu trade. A cada dia percebo que é a unica forma de melhorar o meu trade, pois como disse anteriormente faz me fazer as coisas de forma natural e com convicção. Tipo quando se esta desenvolvendo um sistema, tem que acreditar no sistema para seguir as regras.

Quando comecei minha jornada em trade eu adquiri muitas novas crenças que anulou velhas crencas que tinha sobre trade e mercado. Se leu os post sobre jornada verá que eu mudei de opinião sobre trade. E muito. Ainda estou nesta jornada, mas estou na fase mais de ajustes finos agora, pois acredito que o principal esta bem consolidado.

No principio da jornada eu praticamente estava cego e precisava de uma reforma radical das minhas crencas sobre trading e o mercado. Por exemplo, coisas que antes acreditava e nao estava me levando a lugar nenhum foram eliminadas ou jogadas no lixo e otras NOVAS crencas entraram no meu repertorio.

Apos a leitura do livro do Super Trader resolvi documentar minhas crencas e fazer o exercicio de forma seria.

Assim estou lançando uma nova série de posts chamada: Vela’s beliefs.

Vou cobrir os seguintes pontos

  1. Big Picture
  2. Trading
  3. Conceitos de trade
  4. Melhores traders e no que eles acreditam
  5. Quais os segredos de fazer dinheiro no mercado
  6. Analise técnica e fundamentalista
  7. Noticias e midia
  8. Outros….

Quais sao as suas crencas? Voce ja pensou nisto? Voce não faz ideia de quais são? Quais crenças estão atrapalhando o seu trading e quais estao ajudando ?

Aguarde a serie Vela’s Beliefs.

8 Comments

Filed under Jornada, Psicologia de Trading, Reflexão, Vela's Beliefs

8 Responses to No que você acredita?

  1. Otávio

    Vou ser contrário a você agora. Eu não acredito em crenças, mas sim em FATOS e ideais de valores irrefutáveis. Os valores podem ser subjetivos, mas os fatos não.

    Passando de assunto (seguindo a dinâmica de seus posts rsrs) Especular pra mim é você investir baseado em critérios não objetos da experimentação científica ou empírica. Geralmente contando apenas com o fator sorte ou o acaso. O que existe na maioria das vezes são investidores usando critérios de tomada de decisão precários e ineficientes e não jogadores propriamente (apesar de não negar a existência deles)

    Em relação aos donos da verdade, normalmente eles também costumam usar certas falácias e argumentos lógicos bem traiçoeiros. Como por exemplo, rebaixar uma certa estratégia “ad nauseam” até você acreditar que a estratégia deles é a vencedora, mesmo não sendo. (o certo seria dizer porque a sua é vencedora e não porque a do vizinho ser perdedora)

    Por fim, respondendo a sua pergunta. A minha pior crença é achar que posso obter retornos abnormais e ficar tentando adequar a estrategia para isso, esquecendo-se que quanto maior o retorno que você deseja obter, maior o nível de dificuldade e geralmente maior o risco implicado. (isto é, aumentam as chances de você não conseguir e ainda por cima quebrar)

    Abraços.

    • Fala Otavio,

      De forma alguma voce discordou de mim, pois quando vc diz
      “Eu não acredito em crenças, mas sim [EU ACREDITO] em FATOS e ideais de valores irrefutáveis.”

      Voce esta sem perceber se contradizendo, pois os FATOS irrefutaveis sao as suas crencas. Nao sei se voce leu a minha definicao de crenca. Aquilo que alguem acredita ser a verdade.

      Nunca disse que qualquer crenca da certo no mercado. Possivelmente a maioria delas sao “falacias” ( nao gosto desta palavra pois eh comumente usada pelos donos da “verdade”) porque 90% dos traders perdem dinheiro no longo prazo.

      Sobre especulacao eu acredito em ideias de baixo risco que tem um retorno positivo em outras palavras uma distribuicao de trades gerados por um sistema com uma expectativa positiva. Agora o criterio usado para definir o sistema pra mim nao importa muito e isso falarei mais extensivamente na parte de crescas sobre trading.

      Agora comentando seu ultimo paragrafo. Se acha que tem uma crenca ruim porque nao trabalha nela ou se livra dela se isto esta atrapalhando seu resultado.

      Porque nao adquiri uma crenca nova:

      ao inves de “quanto maior o retorno que você deseja obter, maior o nível de dificuldade e geralmente maior o risco implicado.”

      “O que me fara obter retornos abnormais ou maiores eh estar psicologicamente preparado para implementar um sistema de trade que me possibilite atingir estes objetivos”

      Assim esta nova crenca vai ajuda-lo a atingir este objetivo que vc realmente acredita.

  2. Otávio

    Velaepavio,

    Normalmente crenças estão desacompanhadas dos fatos (mas você pode ter outro conceito de “crença”). E quando disse ideal de valor irrefutavel, foi querendo dizer que sua crença não irá mudar o fato de você estar errado diante deste valor. Ou você acredita que a verdade é apenas um ponto de vista pessoal e não um fato que pode ser provado ou experimentado pela ciência?

    Eu considero o critério usado primordial. Se não houver algum valor preditivo acho muito difícil haver expectativa positiva, principalmente usando stops curtos (que aliás penso ser um conceito que vai contra a teoria risco x retorno do modelo de preço de capital). Aguardarei sua exposição sobre o assunto.

    A minha crença termina aonde começa as evidências de que estou indo contra a realidade dos fatos. Se eu descubro minha limitação e a inviabilidade técnica do objetivo, mais prudente e inteligente desistir de alcançá-lo e se adequar a realidade mais acessível a minha capacidade.

    Abraços.

    • Fala Otavio,

      Talvez nao tenha sido feliz no uso da palavra crenca, pois acho que tem algum problema com ela 🙂

      Vc pode trocar por algo que voce acredita. Esquece os outros por um instante e pense somente em vc Otavio.

      Para vc tudo que vc acredita sobre trade eh algo irrefutavel e logico.

      Pra mim tbm e para qualquer ser humano.ATE QUE SE PROVE O CONTRARIO.

      Por isso que concordo com a frase de Einstein quando ele diz que “realidade eh uma mera ilusao, mas uma bem persistente”

      Por exemplo, o caso de stops curtos. Pra vc no seu caso vc acredita que o uso de stops curtos eh ir contra a “teoria risco retorno”. Coloquei entre aspas porque teoria risco retorno eh um termo vago.

      Entretanto tem traders que fazem 1000% ao ano usando stops “curtos”, pois acreditam que aumentam a relacao risco x retorno e eu concordo.

      Por exemplo imagina um trade com entrada em 10 dolares e um stop em 7 dolares.

      Se o ativo bater 13 dolares estou fazendo 1x o risco.

      Entretanto se se meu stop eh em 9 dolares o retorno eh 4x o risco.

      Logico que o cara que tem stop curto vai ser mais stopado.

      tudo eh uma questao do que vc acredita ser irrefutavelmente razoavel.

      • Otávio

        Pois é, quantificar o stop é uma tarefa bem complexa. Eu ainda não tenho base pra dizer se stop curto trará retornos consistentes acima do mercado. No momento estou trabalhando em um TS que usa stop manual (utilizando-se da mesma estratégia de entrada e saida, sem análise de preços mas somente de volatilidade)

        Eu não acredito que retornos assim permaneçam a longo prazo. Quando eu disse sobre a teoria risco x retorno é sob o fundamento de que o retorno geralmente está diretamente ligado ao risco. Então em tese se você usa stop curto você está a diminuir o risco e consequentemente o retorno. A não ser que se prove o contrário (e preferencialmente mostrando resultados a longo prazo e sem usar técnicas como Martingale), acho muito difícil vc fugir da variável risco / retorno.

  3. Otavio,

    Entendo seu ponto de vista de risco e retorno e concordo. Para se ter retornos grandes tem que tomar maiores riscos. Com certeza eh uma relacao diretamente proporcional.

    Acho que a parte importante em trade eh gerenciar o risco de tal forma a vc nao perder todo o seu dinheiro, ou perder uma quantidade que vc considera aceitavel para atingir um objetivo de rendimento.

    Eu escrevi artigos sobre como atingir seus objetivos usando position sizing, e falei sobre drawdown que eh importante.

    Vc leu os artigos de Expenctancy e R Multiplos?

    Todos eles ajudam no atingimento deste objetivo de ajustar a sua personalidade o risco e o retorno em outras palavras o quanto que quer sacrificar em perdas possiveis para atingir um retorno desejado.

    Nao existe milagre em trade. Os caras que fazem 1000% ao ano acabam estourando suas contas varias vezes.

    O que eles fazem eh um negocio interessante.

    Exemplo.

    Comecam com 50,000 e fazem um ano bem conservador com regras de money management bem restritas e ganham por ex. 30% ou 15,000. Este dinheiro que eles ganham eles arriscam mais usando tecnicas anti-martingale aumentanto o tamanho da posicao a medida que ganham mais dinheiro. ate chegar um ponto que o lucro chege em uma quantia decente por ex. 100,000. Entao ai eles vao pras cabecas e arriscam tudo, mas sempre limitam o maximo do risco ao lucro ganho. Se der sorte os 100,000 podem virar 500,000 ou ZERO se der azar, mas no fim sempre tem os 50,000 pra recomecar.

  4. Pingback: Trading System de Trend Following Completo « Velaepavio's Blog

  5. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

Leave a Reply