“Self-interest and society’s interests are generally symbiotic” Ray Dalio
No ano passado quando estava lendo o livro de entrevista do Market Wizards do Jack Schwager eu me deparei com o Ray Dalio e resolvi pesquisar mais sobre ele, pois logo na sequencia eu ouvi uma entrevista em um podcast do Michael Covel e ele foi citado novamente.
Dai percebi como que podemos ser pessoas alienadas e não sabemos da existência de certas pessoas. Eu que vinha pesquisando e lendo sobre trading já a alguns anos não tinha ouvido falar desde cara.
A razão que fiquei abobado que não sabia da existência dele é porque ele é o gestor do maior Hedge Fund do mundo. Isto mesmo ele gerencia 150 bilhões de dólares. Assim, como venho pesquisando traders bem sucedidos e pessoas bem sucedidas e como parte do meu desenvolvimento pessoal eu resolvi pesquisar mais. Alem disto, outro motivo que me interessou nele foi um documento que ele escreveu onde descreve quais são os princípios que ele utiliza na sua vida e também na sua empresa. Este documento pode ser encontrado aqui.
Eu já falei sobre como ficar rico honestamente neste blog e também em outro blog, mas nada se compara ao que li no documento da Bridgewater.
Recomendo MUITO ler o documento não só por ter sido escrito por alguém que venceu na vida e ficou rico, mas na riqueza dos princípios e como que eles podem ser aplicados na sua vida e no seu trading. Vindo, então, de um trader bem sucedido vale ainda mais a dica.
A parte que me tocou e que tem a ver com este post foi a seguinte parte que vou colar aqui
Self-interest and society’s interests are generally symbiotic: more tha anything else, it is pursuit of self-interest that motivates people to push themselves to do the difficult things that benefit them and that contribute to society. In return, society rewards those who give it what it wants. That is why how much money people have earned is a rough measure of how much they gave society what it wanted—NOT how much they desired to make money. Look at what caused people to make a lot of money and you will see that usually it is in proportion to their production of what the society wanted and largely unrelated to their desire to make money. There are many people who have made a lot of money who never made making a lot of money their primary goal. Instead, they simply engaged in the work that they were doing, produced what society wanted, and got rich doing it. And there are many people who really wanted to make a lot of money but never produced what the society wanted and they didn’t make a lot of money.
Acho que já passei a mensagem e fica ai a dica.
Quer ficar rico?
Então de para a sociedade o que ela quer.
Não precisa ir longe para constatar esta verdade. Todos os homens de negócio bem sucedido fizeram isto ao longo da história.
Henry Ford deu para a sociedade meio de transporte e ficou rico em proporção ao número de pessoas que queriam aquilo, mesmo que a maioria nem imaginava que seria possível ter uma carruagem sem cavalos. Quem precisa de petróleo? Gasolina, comida, entretenimento, redes sociais?
Agora pensa mais macro. Sobre os mercados financeiros. Qual a contribuição do mercado financeiro que a mídia adora meter o pau e criticar Wall Street e a “manipulação” e os males que ele causa.
Neste contexto pensa o papel de um trader na sociedade? O trader que é visto como o mal da sociedade pela mídia.
O trader é que da liquidez para o mercado. Ele proporciona ao fazendeiro quer fazer um hedge de uma posição e segurar sua produção. O especulador é aquele que toma a outra ponta do trader, que o investidor não toma, ficando vendido no trade.
O trader contribui viabilizar o mercado financeiro e mostra sinais para os mercados quando uma empresa está com problemas financeiros ou quando uma empresa está dando lucro. O trader contribui para mandar sinais da oferta e de demanda de quando está interessante aumentar ou diminuir a produção de certas commodities.
Assim que procuro ver o mundo e o papel da contribuição do trader na sociedade.
Assim como o HFT trader também tem seu papel em injetar liquidez no mercado. Hoje é possível ter baixas corretagens e baixos spreads devido ao HFT.
Lógico que a mídia e quem é manobrado por ela adora usar isto como uma desculpa para não assumir responsabilidade.
Sempre tem uma desculpa que quem causou a bolha foram os especuladores e os crashs foram causados pelo HFT e que os pais de família e os aposentados foram vítimas e todos os males causados pelo mercado, os traders e o HFT.
Enfim, a escolha é de cada um de ver o mundo de uma diferente. Você pode escolher ser vitima ou assumir a responsabilidade.
Quem ficou ou quer ficar rico assume a responsabilidade por seus resultados e procura formas de contribuir o máximo para a sociedade e como consequência acabam recebendo a sua recompensa da própria sociedade, na proporção de ter atingido o seu desejo.
Falando em contribuir para a sociedade aguarde em breve o lançamento do e-book do Vela.
Boa tarde Vela,
Apesar deste ser o meu primeiro post no blog eu já o acompranho à alguns meses. Parabéns pelo blog, sempre encontro ótimas idéias e indicações de materiais aqui.
Muito bom esse texto.
As pessoas adoram achar culpados pra tudo que acontece de errado com elas. É um “vício” muito comum hoje em dia.
Apesar de ser mais fácil arranjar desculpas e botar a culpa nos outros, garanto que a vida ser torna muito mais divertida e desafiadora a partir do momento que assumimos a responsabilidade pelo que acontece conosco.
Segue sugestão de dois textos pra quem ainda acha que os especuladores são vilões:
“The Social Function of Stock Speculators”
http://mises.org/daily/2381
“Short-Sale Restrictions Are an Exercise in Naked Power”
https://mises.org/daily/3066
Siga firme na sua jornada!
Abraços.
Jackson,
Valeu pela contribuicao pelos artigos e pelas palavras de incentivo.
Abraco
Vela
VELA,
O blog está muito bom! Sempre venho aqui aprender, apesar de esse ser o meu primeiro comentário.
Vlw!
Valeu Julio,
Bom saber que o publico tem aproveitado. Tem algum assunto ou algo que gostaria de saber mais?
Abraco
Vela
Vela,
Desculpe a demora, mas estive demasiadamente ocupado essa semana.
Particularmente prefiro não opinar quanto aos temas, pois acredito que seus textos estão muito bons e não quero interferir no ritmo dos assuntos que vc vem discutindo, porém confesso que prefiro ler textos que demonstrem a experiencia de vida e forma de enxergar o mercado (ou a “arte de especular”) do especulador. Por exemplo, prefiro ler um livro como o memórias de um operador do que um livro sobre analise técnica, back test ou estratégia de investimentos. Resumindo, prefiro textos cujo o focu é o refinamento do especulador em contrapartida aquele cujo o focu é o refinamento do método de negociação.
Ola Julio,
Aconcordo que isto ajuda muito no processo do nosso procprio crescimento e conhecimento pessoal como trader.
Acho muito mais importante entender o que se passa na cabeca de um trader do que conhecer o seu metodo. Acho que isto ajuda a nos endendermos e questionarmos nossa propria jornada.
Eu acreito que cada um tem uma historia, mas ouvir a historia de outras ajuda a nos inspirar e construir a nossa propria. Por exemplo, se alguem consegiu fazer algo que parece impossivel pra mim entao EH possivel.
Esta anotado aqui e pretendo escrever este livro sim. E ao longo do tempo compartilhando estas experiencias no Blog.
Abraco
Vela