17 Princípios para o Sucesso

“You Can Do It if You Believe You Can!” Napoleon Hill

 Uma vez lembro que foi o Hugo que disse sobre momentos na carreira de trader que nos sentimos travados e começamos a reclamar da vida e que somos coitadinhos, não temos dinheiro e não temos sistemas… e começam a chorar de desespero.

E o conselho que deu foi ler livros de auto ajuda como Napoleon Hill, Roberto Kyosoki (pai rico pai pobre) dentro outros.

Resolvi então ir a minha biblioteca local e pegar para ler o livro Think and Grow Rich de Napoleon Hill.

O que me chamou a atenção é que este livro foi publicado na decada de 30, mas precisamente em 1937.

A principio parece livros meio WHOOO WHOOO tipo Abracadabra com aquele Bullshit de pensamento positivo.

Mas logo que comecei a ler o livro percebi que Napoleon Hill merece o devido respeito. 

Pesquisei um pouco sobre sua vida e percebi que tudo começou em 1908 quando estava com 20 e poucos anos e foi fazer uma matéria para o jornal que trabalhava e entrevistou nada menos do que Andrew Carnegie, que era um dos caras mais ricos daquele tempo. Era como se alguém fosse entrevistar o Bill gates hoje. Neste encontro Hill chamou a atenção de Carnegie devido a ser um jovem com grande potencial. Então, Carnegie colocou um desafio para Hill que era o seguinte.

Andrew Carnegie queria que Hill começasse um projeto de pesquisa para descobrir qual que era a formula de sucesso. Em troca de aceitar o desafio Carnegie iria apresentar pessoalmente Hill aos caras mais bem sucedidos da época como Henry Ford, Graham Bell, Thomas Edison, Harvey Firestone, John D. Rockefeller , Woodrow Wilson (presidente dos EUA) e muitos outros!

Imagina alguém te falar. Vou te apresentar pessoalmente o Eike Batista, Mark Zuckerberg, Bill Gates e Warren Buffet e você pergunta o que eles fizeram pra ser bem sucedido. Foi mais ou menos isto que aconteceu com Napoleon Hill.

Não foi tarefa fácil e essa pesquisa durou cerca de uns 20 anos para se completar. Neste período, Hill publicou várias revistas sobre o assunto com os segredos do sucesso e montou vários cursos de como ser bem sucedido, mas finalmente em 1928 publicou o livro: Laws of Success (As Leis do Sucesso).

Neste livro ele fala dos 17 princípios do sucesso e deles que queria tocar na superfície e depois gostaria  com mais calma entrar em posts específicos mais em detalhe em cada um deles.

O livro é gigante e tem cerca de 1000 páginas em oito volumes. No momento estou estudando o livro e estou impressionado como que livro tem verdades universais. Um CLASSICO!.

No momento esta sendo o livro que mais me impacta em termos de causar uma transformação pessoal em direção ao sucesso. 

Nesta jornada gostaria de compartilhar com você e recomendar a leitura e o estudo destes princípios que em resumo são:

  1.  The Master Mind: Este é o primeiro principio e talvez um dos mais importante. Ele consiste em formar um grupo de apoio onde pessoas se reúnem com um objetivo em comum. Imagina que quer se tornar trader e você se cerca de pessoas que vão te apoiar a atingir este objetivo. O Master Mind é como se fosse uma oficina de idéias onde as pessoas te apoiam com conhecimento e encorajamento para que possa atingir seu objetivo. Muito usado por Henry Ford.
  2. Proposito Definido: Consiste na DEFINIÇÃO do que você quer ser na vida. E isto precisa estar CLARO e CRISTALINO senão vai passar a vida vagando sem rumo e certamente fadado ao fracasso. Funciona mais ou menos assim: se você não tem um rumo qualquer lugar que você chegar está bom. No meu caso o meu proposito é ser um trader full time bem sucedido. Em outras palavras ser um Market Wizard.
  3. Auto Confiança: Consiste em acreditar em si próprio e que atingir o objetivo é possível. Significa ter fé que vai conseguir superar os obstáculos e quando sentir inspirado para agir você vai agir SEM HESITAR.
  4. Habito de guardar dinheiro: Essencial, principalmente quem esta começando. Por exemplo se quer operar e não tem capital para começar, então precisa começar a juntar de alguma forma. Dinheiro guardado abre oportunidades. Para mim por exemplo eu pude comprar uma casa, comprar um terreno que virou uma casa, pude imigrar pra Australia e tomar alguns riscos e lógico hoje posso tradar.
  5. Iniciativa: Esta é a principal qualidade de um empreendedor, pois ele não espera os outros fazerem as coisas esperando tudo de mão beijada. Empreendedor não espera melzinho na chupeta. Não fica fazendo pergunta como. “Aaa como que desenvolvo meu sistema”, “Aaaa paga aqui na minha mao e me guia que to perdido”. Ele vai la e faz as coisas até conseguir. Ele não pede permissão. Vai lá e faz a p@%$ que tem que fazer.  E de experiencia própria. Aquele que faz a lição de casa e tem iniciativa é aquele que mais vai longe. Por exemplo, tem um monte de gente que fala que o Eike Batista é filhinho de papai e ele é rico hoje por causa de contatos, mas a diferença é que tem um monte de gente que tem contatos, mas não tem a mesma iniciativa pessoal que ele.
  6. Imaginação e criatividade: Quem quer ser bem sucedido sempre está pensando em novas idéias, em coisas que podem dar dinheiro e que a sociedade precisa. Ele pensa em como melhorar a vida das pessoas e ser mais eficiente. O trader pensa em sistemas inovadores e eficientes e sempre pesquisa novas idéias e melhor forma de fazer as coisas de uma forma mais inteligente.
  7. Entusiasmo: Esta qualidade é um estado de espírito que deve ser criado pelo empreendedor se ele não existe naturalmente. O Entusiasmo ajuda na ação. Tendemos a agir muito mais quando estamos entusiasmados. Você deve lembrar quando um dia estava muito a fim de uma menina e tinha aquele mega entusiasmo. Praticante fez de tudo para pegar o telefone, ligar, chamar pra sair, conversar. Ajuda se escolher o que quer da vida algo que realmente AMA então fara com muito mais entusiasmo e agirá sem hesitação.
  8. Auto-Controle: Entenda este princípio com DISCIPLINA. A pessoa que tem auto controle tem comprometimento com seu objetivo. Ele abre mão de assistir 5 episódios de Big Bang Theory para ficar programando seu sistema de trading. Ele controla suas emoções e segue cada sinal que o sistema da. Ele coloca stops, Ele deixa o lucro fluir. Ele honra os stops. Ele controla emoções como a ganancia, o medo, a avareza, o ciumes, a inveja e a desconfiança que são emoções destrutivas e não levam a lugar nenhum a não ser a própria ruína.
  9. Habito de fazer mais do que se é pago: Este hábito é como você andar a próxima milha sem ser solicitado. Sempre quando seu chefe/cliente te pede algo você entrega mais que pediu, com mais qualidade e com um espirito de cooperação. Hill diz que isto é o segredo para vender mais se é vendedor e ser promovido pra cargos altos se quer subir em empresa ou em uma profissão. Então, seja como empreendedor ou empregado é um principio essencial para o sucesso.
  10. Personalidade Agradável:  A pessoa que é bem sucedida é agradável. Ela não é arrogante, ela escuta enquanto os outros falam, não interrompe, não fica em fóruns da internet se mostrando e tentando provar seu ponto, não fica criticando os outros e achando defeito em tudo, não é ranzinza dentre outros defeito. Pelo contrário, ela procura achar qualidade nos outros e faz elogios sinceros. Ela é positiva, sempre esta em paz de espírito, não perde a compostura seja qual for a situação, tem um tom de voz agradável, olha no olho e tem um firme aperto de mão e não da a mão mole quando cumprimenta alguém.
  11. Pensamento Preciso: O pensamento preciso consiste em saber pensar logicamente e não se deixar levar por ladainhas. Saber pensar é estar a prova de balelas e contos da carochinha. É saber ler um jornal e verificar se o jornalista sabe do que está falando. É saber separar fatos importantes e relevantes de fatos irrelevantes e saber usar a informação para atingir seus objetivos. É saber quando dar uma opinião e saber o que está falando e ficar BEM quieto quando não sabe. Praticamente é o oposto de ser um sabichão. Então, a próxima vez que encontrar um sabichão, dono na verdade, grandes chances de ser um fracasso.
  12. Concentração: Este é o habito de concentrar no que se está fazendo. Uma coisa de cada vez. Em outras palavras é FOCO TOTAL. Isto é um dos grandes segredos de ser uma pessoa produtiva e eficiente.
  13. Cooperação: A pessoa bem sucedida por incrível que pareça sempre esta ajudando uma pessoa menos afortunada que ela. Se esta disposto a ajudar os outros invariavelmente vai receber de volta. Cooperação consiste em o Master Mind estar se ajudando mutualmente também. É como que um consciente coletivo estivesse trabalhando em harmonia. Na linguagem moderna isto pode ser traduzido como trabalho em grupo.
  14. Aprender com a adversidade: Para nós que somos traders e sistemas estão falhando ou passamos por uma sequencia de perdedores, nós somos obrigados a ter este princípio bem desenvolvido. Ele é importante para quando cair se levantar e começar novamente do zero se necessário e o mais importante aprender com o erro e fazer diferente da próxima vez. Uma das qualidades mais importantes dos empreendedores é errar e aprender com o erro.
  15.  Tolerância: Guerras, brigas, discórdias e racismo. Tudo começa com a intolerância. E o contrário disto, ou seja, a tolerância é um princípio essencial para o sucesso. A pessoa que quer ser bem sucedida faz negócio até com o Bin Laden. Lógico desde que seja algo licito. 🙂
  16.  A Regra de Ouro: Faça aos outros aquilo que querem que faça com você ou a famosa lei do Karma. Para quem é cristão a lei da semeadura. Todo mundo colhe o que planta. Se planta ajuda, colhe ajuda se planta discórdia  colhe porrada na cara. Procure ajudar as pessoas. Faça um desafio em ajudar todos que fisicamente puder que cruzar o seu caminho. Pode ser que a ajuda e faça bem pra 1000 pessoas e 999 não te de NADA de volta, mas aquele 1 que te retornar será TÃO grande que será aquela oportunidade de VIDA que sempre idealizou.
  17. Leis Cósmicas Naturais: A pessoa bem sucedida é um avido observador das leis naturais e aproveita e usa elas a seu favor. As leis naturais são coisas como as leis da física como gravidade, ação e reação e etc assim como as leis psicológicas como crenças pessoais e pensamento positivo. Hill fala muito da questão do poder da mente e que o ser humano é o único ser que pode quebrar padrões de comportamento e moldar seu futuro. Ele diz que existe algo chamado ritmo hipnótico que os animais estão sujeitos a ele, assim como as pessoas que não tem rumo na vida. Elas estão por ai vagando sem rumo. Os bem sucedidos, entretanto, sabem o que querem e condicionam a mente nesta direção e como consequência conseguem o que querem da vida pela simples organização do esforço.

Para terminar este longo post de cerca de 1800 palavras. Acho importante ressaltar que para atingir níveis impressionantes de sucesso é necessário seguir TODOS os princípios sem exceção. Eu concordo que TODOS eles são importantes para quem quer ser um Market Wizard.

  

“Whatever the mind can conceive and believe it can also achieve”

 

 

 

5 Comments

Filed under Independencia Financeira, Psicologia de Trading, Reflexão

5 Responses to 17 Princípios para o Sucesso

  1. Fala Vela,

    Não pude deixar de lembrar também do Earl Nightingale. Tem um mp3 dele por aí (acho que no youtube também) chamado “The Strangest Secret”. Esse é muito f*da. Na minha opinião ele faz ainda mais diferença porque audio é mais fácil de absorver. Recomendo fortemente. 😉

    Abraço,

    Hugo

  2. Fala Hugo, Ja ouvi este. Muito bom. de cada 100. Quando chega aos 65. 1 fica rico, 4 financeiramente independente, 20 ta ok mas tem que trabalhar pra pagar as contas e os 75 do resto ta quebrado.

  3. Rafael S. Lupeti

    Muito bom Vela!

    São materiais relevantes como esse que nos ajuda a repensar as coisas e manter o caminho para o sucesso.
    Acompanho seus post e do Hugo desde de 2010 e falando em FUNDAMENTOS no meu ponto de vista são os melhores sites Brasileiros do assunto.

    Obrigado pelos post !
    Rafael

  4. Fátima

    Adorei!
    será muito útil para mim…

Leave a Reply