Livros que li em 2012

Segue a lista de livros que li em 2012.

Uma lista de livros que envolvem trading, biografias, crescimento pessoal, auto-ajuda, família e psicologia em geral. Vai um rápido comentário de cada um e se recomendo ou não. Isto vai depender da fase que está passando e interesse pessoal.

  1. One Good Trade, Michael Bella : Recomendo. É um livro que fala de uma firma de trading proprietário. O autor participou do reality show Wall Street Warriors que está na sessão de videos do blog. O livro é excepcional e mostra história de day traders bem sucedidos e quais técnicas que usam. O retorno que os caras conseguem é algo absurdo. Mostra o quão preparo, foco e trabalho duro que trading exige.
  2. What Colour is Your Parachute, Richard N. Bolles: Recomendo se tem interesse ou está pensando em mudar de carreira, está procurando emprego, quer abrir o próprio negócio. Excelente para refletir sobre sua habilidades, potencial e o que quer da vida.
  3. Street Smarts, Linda B. Raschke: Sempre quis ler este livro, mas hesitava em comprar pelo preço CARO! Linda foi entrevistado do The New Market Wizards. Assisti alguns videos dela no YouTube e sempre gostei dela, apesar dela ser uma trader mais discricionária. Entretanto, achei que ela tivesse um pouco do meu estilo no que ela falava. No fim achei que o livro não entrega muito pelo preço. Não recomendo gastar a grana. A não ser que esteja curioso como eu :).
  4. Trend Following for a Living, Thomas Carr: Não gostei muito. Achei básico e nada novo. Não recomendo e achei que foi jogar dinheiro fora. Agregou bem pouco. Nem se compara com o material do Covel.
  5. Get outside of your mind, into your life, Steven C. Hayes : Comprei mais como uma recomendação do Charles Faulkner quando deu uma entrevista no podcast do Michael Covel. No fim é mais um manual para um curso que o autor da na metodologia de psicologia chamada ACT de Acceptance Commiment Therapy. Achei OK. Não me prendeu muito, mas fixou alguns conceitos passados pelo Ed Seykota no seu site Trading Tribe.
  6. King of Oil, Daniel Ammann : Biografia de Marc Rich. O maior trader de petróleo e commodity no físico da história. Excelente livro e recomendo muito se gosta de aventura. Apesar de ser uma biografia parece mais um livro de detetive. Li motivado pelo fato de trabalhar para empresa que ele fundou.
  7. Merchants of Grain, Dan Morgan : Livro emprestado e recomendado pelo meu chefe quando eu passei o King of Oil para ele ler. Muito bom o livro que conta a história do trading no fisico de commodities agrícolas sobretudo trigo. Muito bom para entender o mercado e a história de empresas como a Cargil, Luis Dreyfus, Continental e Bunge. Empresas familiares fundadas na virada do século que dominam o comercio e a cadeia de valor de commodities agrícolas até os dias atuais.
  8. Sperm Wars, Robin Baker : Livro recomendado pelo Hugo Teixeira no fórum do Senhor Mercado que inclusive está desativado no momento, mas tive boas discussões como uma galera que aparecia por lá para discutir trading, dentre outras coisas como “Livros que mudaram minha vida”. Este livro é bem interessante se quer entender mais sobre o comportamento sexual do ser humano. Se está lendo este post tem grande chances de seu pai não sei seu pai… e seu avo não ser o pai da sua mãe. 🙂
  9. The Billionaire Who Wasn’t, Conor O’ Clery : Entre os TOP 3 que li no ano. Sobre a Biografia de Charles Feeney. Um dos caras mais ricos do mundo que vive uma vida simples e modesta e já doou mais de 8 bilhões de dólares de sua fortuna para causas de educação. Fascinante e inspiradora. Mexeu muito comigo e tem me feito rever valores sobre riqueza e comprar supérfluos Eu queria ser o cara. Acredito que seja um dos caras mais feliz do mundo. Estou até pensando em colocar o nome do meu filho de Charles, se vier a ter outro menino.
  10. The evaluation and optimization of trading strategies, Robert Pardo : Livro mais completo que já li sobre o processo de backtest e que fala muito bem do processo de otimização de sistemas. Recomendo muito se sua praia é sistemas de trading.
  11. The Handbook of Portfolio Mathematics, Ralph Vince: Não posso dizer que li. Mas várias sessões. Livro mais de consulta do que para ler de capa a capa. Bem pesado forte na parte estatística e matemática. Recomendo a parte de position sizing ótimo se tem interesse em operar sistemas de trading.
  12. Hedge Fund Market Wizards, Jack Schwagger : Mais um livro da serie Market Wizard. Amo todos e este não é exceção. Minhas entrevistas preferidas deste são Edward Thorp e Ray Dalio. Fã absoluto dos dois. Alias tenho lido muito sobre o Dalio e pretendo postar aqui no blog.
  13. Think and Growth Rich, Napoleon Hill: Um verdadeira clássico. Realmente posso dizer que foi o livro que mais me influenciou este ano e desencadeou um processo absurdo dentro de mim. Minha vida tem mudado a cada momento depois da leitura deste livro e anote este nome: Napoleon Hill. Estará demais aqui no blog, pois tem me ajudado muito na implementação de minhas idéias e planos. Recomendo se quer ser sucedido na vida, seja lá o que você quer.
  14. The art of non conformity, Chris Guillebeau: Recomendo se gosta de livro na linha do 4 hour work week do Tim Ferris, mas achei este melhor, pois me identifiquei mais com o Chris. Sou fã e inclusive fui no Book Tour em Melbourne do $ 100 Startup que comento abaixo.
  15. Ebay Powerseller, Debra Schepp: Li o livro pra entender como que pessoas dedicadas fazem grana no Ebay. Gostei muito, mas vejo que não é minha praia e meu foco é outro. Recomendo se tem interesse em ser empreendedor on-line de mercadorias.
  16. Escape Cubicle Nation, Pam Slim: Comprei como uma recomendação do Chris Guillebeau, pois é a situação de transição que encontro de ir para um empreendedor part-time para full-time. Excelente livro com excelente exemplos e processos de pessoas que fizeram a transição.
  17. 100 dollar Startup, Chris Guillebeau: Na mesma linha que o Art of Non Conformity, entretanto menos filosófico e mais prático. Os dois livros me inspiraram muito a escrever meu primeiro e-book e voltar a blogar para crescer mina tribo de seguidores para dominar o mundo. 😛
  18. I was blind and now I see, James Altucher: Caracas tá difícil de dizer qual foi o melhor livro que li este ano, pois este foi DO CARVALHO! O livro quer dizer exatamente o que o titulo diz. Se uma dia fosse escrever um livro eu usaria exatamente este título. Hoje é meu blog preferido. O cara é um gênio. Eu confesso que um dia achei o James um pirado quando deu umas entrevistas no programa Daily Ticker da Yahoo, do Aaron Task, mas mudei completamente minha visão dele quando li o seu livro. Hoje sou fã #1 e recomendo ler se seu ramo é empreendedorismo e quer ser uma pessoa mais feliz.
  19. Power vs. Force, David Hawkings: Se sempre se perguntou se existe uma verdade e nunca teve certeza. Leia este livro e sua vida será transformada. Não recomendo se você se acha um cara feliz e não quer mudar e crescer espiritualmente. Do contrário leia agora.
  20. The Power of Now, Eckhart Tolle: Na mesma linha espiritual do livro do David Hawkings. Bom, mas nem tanto. Fala em linhas gerais da mesma temática e ensina a pararmos de viajarmos no tempo na nossa mente, pois o passado gera arrependimento e o futuro ansiedade e o presente é onde tudo acontece e é onde devemos estar 100% do tempo. Essa é a sacada do livro. E Seykota fala muito disto no livro dele. O presente no final das contas é a única coisa que existe e passado e futuro são mera ilusões. Recomendo se quer crescimento pessoal e espiritual.
  21. Outwitting the Devil, Napoleon Hill: Este livro foi escrito na década de 30, mas só foi editado e lançado em 2011. A razão foi que na época era tão controverso que foi vetado pela família do autor. Mais uma vez se quer um outro encontro com a verdade. Leia agora.
  22. Market Sense and non Sense, Jack Schwager: Excelente e se quer desenvolver a questão de crenças no mercado recomendo.
  23. Thriving Family: How to Achieve Lasting Home-life Harmony for You and Your Children, David Coleman: Livro mais uma leitura para me preparar a lidar com a situação de ter uma criança crescendo em casa. Maravilhoso mais cheio de desafio. Recomendo se tem criança pequena em casa. Quando mais cedo aprender melhor.
  24. Getting Things Done: The Art of Stress-Free Productivity, David Allen: Se quer aumentar sua produtividade e acha que tem sempre um monte de coisa pra fazer e não sabe por onde começa e sempre acha que no final do dia enrolou pra caramba e não conseguiu fazer NADA. Este livro é pra você Se quer ler mais, desenvolver sistemas, abrir o próprio negócio, escrever um livro e blogar ou seja lá o que quer atingir. Este livro é pra você. Eu recomendo muito.

É isto. Acabei lendo mais livros do que esperava e as coisas foram acontecendo meio que naturalmente e depois quando vi já tinha lido 24 livros.

Atualmente estou lendo a biografia do Einstein. Bem inspiradora. Estou no começo e no final de 2013 faço uma revisão assim como de todos os outros que ler.

Pra mim ler é a forma mais barata de educação. Recomendo que leia aquilo que tem paixão e te da prazer. Assim, aprender se tornará um processo prazeroso.

Livros… eles podem mudar a sua vida

20 Comments

Filed under Biblioteca, Psicologia de Trading, Reflexão

20 Responses to Livros que li em 2012

  1. vou recomendar a lista para alguns amigos, e começar a “caçada” por alguns deles na web;

    • Grande Joao

      Spread the good word

      Cheers

      Vela

      • Voltando da caçada….encontrei o 1, 9,10, 12 e 24. O do NH (o think and grow) eu ganhei de presente, e ainda não terminei. É bom demais pra ler rápido. O cara é demais!

        Agora meu maior prazer foi finalmente ter encontrado o último livro dos Market Wizards….desde o lançamento procuro por ele!

        Outros livros que eu quero, mas não encontrei: 2,6,11,17 e 21… o do NH é o que eu mais quero! E está muito barato na Amazon.

        Eu vicio nessas listas de livros! Até mais.

  2. Ola Joao como disse a educacao mais barata que tem é a leitura.

  3. Thiago

    Olá Vela, muito legal sua biblioteca, escolhi alguns livros que assim que terminar os que tenho aqui vou ler os que você indicou.
    Eu tenho uma dúvida, em um sistema de trend following, na hora de montar a carteira de ações, você possui alguma tecnica ou indicador para saber qual ativo operar dentro de um setor? por exemplo se existe algum metodo para saber quais ações costumam assumir mais tendencias e ficar menos tempo de lado?
    Grande abraço

    • Ola Thiago,

      Nao tenho tecnica nem indicador para identificar ativos dentro de setores.
      Sobre tendencias posso dizer que é algo que depende de sua preferencia pessoal. Definicao de tendencia é vc que define nao existe algo absoluto.

      Existem infinitos metodos de trend following

      Vc precisa tirar suas proprias conclusoes e ter suas proprias sacadas. A resposta esta dentro de vc.

      O grande questão de tendencias é que só da pra saber que teve uma tendencia quando ela termina. Por isso, os sistemas de trend folowing classicos de longo prazo so acertam cerca de 30 a 35%. Geralmente coisa pra quem tem disciplina.

      Aconselho estudar este site aqui

      http://www.seykota.com/tribe/TSP/index.htm

      • Thiago

        Olá vela,
        Interessante o site que você passou, me deixou com a mente mais aberta, eu estou lendo o the way of the turtle e estou gostando muito, ele define muito bem o conceito de trend following e trade system para essa estratégia, muito legal, até agora considero o melhor livro que eu li. Estou me interessando por trade system, pesquisei bastante, e gostaria de começar a fazer alguns backtest, me falaram bem do amibroker, porém nao conheço muito de linguagem de programação, o que você me indica?

        Obrigado pela ajuda
        Abração

        • Fala Thiago

          Eu uso o amibroker e recomendo como o melhor levando em consideração custo e capacidade.

          Pra te falar a verdade nao ando pesquisando sobre software no mercado pois para mim o amibroker tem funcionado de forma excepcional e tem melhorado a cada versão que lançam.

          Tem q saber o básico de programação. A coisa boa de trend following e que a programação e mais simples.

          A melhor fonte de informação mesmo e o site do amibroker ou ler os livros do Howard Bandy.

          Abc

          Vela

          • Thiago

            Olá vela, além do amibroker, eu descobri um site onde vc pode se cadastrar e realizar backtest, o site é grátis e além disso os usuários se quiserem podem divulgar o Setup, e comparar com outros, existe inclusive um ranking de setup.
            O site é bem mais simples e limitado que o amibroker, porém no meu caso que estou começando, acho que esta bom, mais frente talvez eu assine o amibroker, mas primeiro vou ficar nesse site para aprender mais sobre backtest e linguagem de progamação.
            O site é o testtrader se vc quiser conhecer.
            Grande abraço

            • Ola Thiago,

              Boa dica.

              Bom para testar suas ideias. Na verdade back test eh apenas um teste de sanidade de uma ideia. Nada mais do que isto. Eh uma forma de verificar se o seu feeling eh bom. Na minha opiniao

              Abraco

              Vela

  4. Legal seu blog. Sou formado em Comércio Exterior, mas me considero masi um músico e investidor. Aplico em opções e depois de estudar análise técnica e ler os fracos livros disponíveis no brasil, comecei a comprar os americanos e me apaixonei. Quanta diferença, profissionalismo e qualidade, até na impressão.

    Já li Market Wizards 1 e 2, e The Way of the Turtle.

    Já comprei, mas ainda não li:
    Trend Folowing
    reminescenses of a stock operator
    tradind in the zone (psicologia do trade)
    trade your way to financial freedom
    bollinger on bollinger bands
    how i make 2 million dollars on the market

    Pretendo comprar agora os do victor sperandeo e do martin zweig.

    Se voce opera também, vamos trocar umas idéias sobre as perspectivas do mercado, e me indique por favor qual desses é mais útil pra eu ler primeiro. Obrigado

    Armando Mafra

    • Oi Armando.

      Obrigado

      Provavelmente e um musico e Trader que escolheu a profissão errada. Todos nos estamos nesta busca interior de seguirmos nossa paixão.

      Esta foi a razão que escrevo este blog

      Sobre os livros acho que vc esta indo no caminho correto. Se for pra colocar uma ordem eu diria para ler primeiro o trade your way to financial Freedom depois trading in the zone e aí o resto depende do que for seu estilo. Leia o quanto mais melhor. Pode usar minha lista para tirar idéias, mas esta e apenas a minha lista e eu vou seguindo meu instinto e paixão.

      Estou aqui para o que precisar. Qualquer coisa me escreva no meu email.

      Abraço

      Vela

  5. Oi Vela,

    Que bom que voltou a fazer seus brilhantes posts, existe pouca coisa na web que fala de operações, gestão, psicologia de trade de forma tão séria como vc.

    Aqui no Brasil tem a tradução do livro Think and Growth Rich, Napoleon Hill.
    Aqui ele se chama “Quem Pensa Enriquece”, tem tb o “Quem Vende Enriquece”, ambos no Napoleon Hill. De todos os livros que já li, esse (Quem Pensa…) foi o que achei mais transformador na minha vida, quero ler ele novamente e colocar em prática mais coisas da sua filosofia.

    Desde quando conheci o seu blog pra cá amadureci mais um pouco, pude ler os livros do Van K Tharp que vc sempre fala, os do Mark Douglas eu já conhecia, recentemente li um do Richard L Weissman, vc conhece?

    Como vc já leu muitos livros sobre o assunto, tem alguma sugestão para sistema contra tendência? Sei que vc é seguidor de tendência, mas talvez vc lembre de algo que tenha lhe chamado atenção.

    Abs e felicidades em 2013.

    • Ola Senna,

      Voltei sim. Que bom que esta aqui de volta.

      Eu sou fa do Napoleao. Vou falar mais dele aqui. Aguarde.

      Nao conheco o R Weissman.

      Deu uma olhada e gostei muito. Valeu pela dica. Ele parece ser mais um life hacker. O que toso nos traders estamos tentando fazer.

      So que queremos hack the trading code 🙂

      • Uma coisa que me chamou muito atenção nesse livro do Weissman foi ele falar que a maior evidência que os mercadeos não são eficientes está na teoria das Finanças Comportamentais.
        Tenho um livro da Coleção ExpoMoney, aqui do Brasil, chamado: Finanças Comportamentais – Aquiles Mosca:
        http://www.maisdinheiro.com.br/livros/outros/financas-comportamentais.html
        [Tem na Amazon tb.]

        Esse livro [Finanças Comportamentais] apesar de não ser direcionado a traders achei muito indicado. Por exemplo, tem um capítulos que ele fala somente do impacto do passado no processo decisório, outro só dos movimentos de manada (aqui ele fala de uns exemplos que nunca tinha visto), outro sobre aversão a extremos, aversão a perdas, entre outros capítulos.
        Em geral o Aquiles Mosca mostra com muitos exemplos de pesquisas de universidades sérias, como as decisões financeiras são guiadas na maioria das vezes pelas emoções irracionais.
        Como aqui no Brasil temos pouco material em português esse pode ser um material bastante interessante.

    • Um ponto que esqueci de falar sobre contra tendencia.

      O Howard Bandy que escreveu os livros sobre Amibroker esta pra lancar um livro sobre mean reversion (contra tendencia). Ele é Fã de contra tendencia e ele inclusive nao gosta de trading following 🙁 pois acha que demora muito pra descobrir que um sistema de trend following esta quebrado 🙂

      Eu vou comprar MESMO nao sendo a minha praia. A gente sempre aprende algo.

      A pesquisei e JA foi lancado… WHOO HOO! Ta quentinho ainda.

      http://www.meanreversiontradingsystems.com/index.html

      • E aí Vella.
        Valeu pela dica, acabei de ver aqui que tem como ver em PDF algumas prévias do livro nesse link do próprio autor:
        http://www.meanreversiontradingsystems.com/book.html

        Algo que procuro sempre observar é a bibliografia no final dos livros, para saber a referência que o livro teve antes de ser escrito, isso me ajuda a ter uma noção do que posso esperar, além de tomar conhecimento de novos excelentes livros. 😉

  6. Oi Vela.
    Teve algum capítulo do “The Handbook of Portfolio Mathematics, Ralph Vince” que te chamou mais atenção? Que vc acha que vale a pena o esforço de ler. Eu pensei em ler o cap 4.

    • Senna,

      Este livro eh bem pesado. Eu nem li ele completo. Peguei umas partes. Tem a parte forte estatistica e matematica. Pra vc deve ser sussa… mas pra mim deu sono. Este capitulo acho que eh a cerejinha que o Vince vem trazer de novo no assunto, mas eh meio quant o assunto.

      Eu por exemplo nao uso a teoria dele no meu position sizing mesmo porque usar um ponto otimo no meu caso eu nao gostaria de operar. Mesma coisa a questao do Kelly. Tipo o position sizing otimo pra mim acho muito grande apesar de na teoria dar mais dinheiro…

  7. Esses são apenas alguns. Falarei sobre outros livros aqui no Blog em Breve e espero poder ouvir sugestões dos meu leitores. Estou começando a ler agora “A mágica de pensar Grande”, de David Schwartz, que foi recomendado por outro autor que li, Timothy Ferriss, de “Trabalhe 4 horas por semana” (não dê risada do título apelativo. O livro trata de conceitos sobre terceirização, mini-aposentorias, investimentos, gerenciamento do tempo. Dúvida? Veja o post , em que postei um vídeo do Timothy Ferriss se apresentando no renomadíssimo TED TALKS (não sabe o que é o TED TALKS?) Acesse o site e descubra os maiores pensadores da terra reunidos falando desde ciência até Deus.

Leave a Reply