“At the age of six I wanted to be a cook. At seven I wanted to be Napoleon. And my ambition has been growing steadily ever since.” ― Salvador Dalí
James Altucher, o meu blogger favorito e um cara que me inspira muito, pois ele incorpora vários aspectos que gosto e quero sempre desenvolver em mim que é especulação financeira, investimento, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal.
Um dos blog posts que achei mais interessante foi quando falou sobre “Quando saber se a ideia que almeja atingir é muito alta ou até mesmo impossível de atingir?”
Quero que todo o crédito da ideia seja dada ao James, mas achei interessante passar este conceito para os leitores do velaepavio.com
A resposta para a pergunta é muito simples.
Se você sabe qual o próximo passo a ser tomado nada é muito ambicioso.
Pronto! Isto é tudo que precisa saber para atingir qualquer coisa na sua vida, não importa o quão absurdo ou alto seja o seu alvo ou objetivo.
Um exemplo simples é se está com sede e quer um copo d’água.
É um objetivo muito alto?
Logico que não, porque é algo que sabe qual o próximo passo a tomar. Você pode ir a cozinha e pegar você mesmo ou aproveitar a carona de alguém que está indo em direção a cozinha e delegar a tarefa.
Agora pensando outros objetivos um pouco mais altos. 🙂
Por exemplo.
O Richard Branson quando pensou em entrar no mercado de aviação comercial.
Isto era muito alto pra ele? Não. Porquê?
Por que ele sabia qual o próximo passo a ser dado.
O que ele fez?
Simples. Ele ligou para a sede da Boeing em Seattle e marcou uma reunião para saber quanto custava fazer um leasing de uma aeronave para fazer um teste e certificar se o negócio dava liga.
Pronto o cara fundou a Virgin Atlantic.
As vezes uma pessoa pra chegar neste nível precisa de um pouco de experiencia e persistência, e ter fundado uma das gravadoras mais bem sucedidas do mundo, mas de qualquer forma este nível é atingido dando pequenos passos.
Outro exemplo.
Se quer ser um trader lucrativo.
Qual o próximo passo?
NÃO SEI… hummm Daaaaannnn
Então é um objetivo muito difícil, pensa em outra coisa.
Alternativamente, você pode pensar em qual o próximo passo. Simples assim.
Ler um livro por exemplo?
Sempre pense no passo mais fácil primeiro e depois no próximo mais difícil.
Por exemplo, quero ser presidente do Brasil.
hummm hummm próximo passo.
Abrir um partido político…?
Se afiliar a um partido?
Me candidatar a vereador?
Me candidatar a prefeito?
Me candidatar a Presidente? YAY !
Meu conselho é sempre começar com o passo mais próximo e mais fácil e depois pensar no próximo passo, e depois no próximo e depois…
Os passos são muito importantes, mas a coisa mais importante é definir o que quer da vida e começar a DAR os passos.
É igual na academia. Você não vai levantar 100 quilos no supino no primeiro dia.
Começa com o mais fácil e ai com o tempo e persistência chega nos 100 quilos e ai vai parecer que esta levantando papel.
Cada passo que dá em direção a sua ambição você chega mais perto do seu sonho entende mais do assunto, faz networking com pessoas que já fazem o que quer fazer, testa conceitos novos, erra e aprende sempre.
Cara curti mesmo esse post, é mais fácil atingir um objetivo, quando se sabe onde quer chegar e sabe como chegar lá… certo que esse post vai dar para gastar algum tempo pensando fora da caixa.
Ola Jean,
A coisa mais importante nao eh saber como chegar mas ONDE chegar e ai vc foca em dar o proximo passo e ai o proximo ate que “por acidente” acaba chegando em um lugar ALEM do que queria.