Stop ! todo trade precisa de um

Stop é uma das coisas mais importantes em trading. Nao acho que estou abusando no dizer das coisas que sao importantes. Quando acho que algo nao é importante, como analise tecnica por exemplo, eu falo.

Uma vez ouvi um cara “definir” stop loss como um seguro da sua posicao. Acho que nao podeira concordar mais com ele. Tipo é um premio que paga por posicao pra seu capital ser preservado.

Isso é importante porque se voce mantem suas perdas em cheque voce nao perte tanto que fique dificil de voltar ao capital inicial ou do ponto que comecou a perder. Vou postar uma tablea que 100% das pessoas quando falam sobre stop colocam. Que é a porcentagem necessaria para retornar a breakeven depois de uma perda.

O Stop te ajuda a gerenciar a perda e mantendo ela sob controle ou pelo menos mais controlada possivel. Aqui no blog discuti assuntos bem mais avancados sobre gerenciamente de risco como por  exemplo position size onde o stop loss é onde vamos definir o ponto em que assumimos que a posicao nao esta trabalhando em nosso favor e estamos saindo fora.

Acho que poderia parar o post por aqui. PONTO. É pra isso que serve STOP LOSS. Nao vou ficar aqui fazendo muita firula e todo trade deve ter um senao a gestao de risco simplesmente é inexistente e a chance de seu capital virar pó por simples insistencia no erro ou complacencia é grande.

Concluindo o post flash: Uma das regras de OURO do trade é: SEMPRE TENHA UM STOP LOSSS ANTES DE COLOCAR QUALQUER TRADE no mercado.

Um outro tipo de stop é o trailing stop, mas sera assunto para outro post. Basicamente trailing stop é um stop que trava lucros ja ganhos no mercado, mas que ainda deixa sua posicao trabalhar um pouco mais pra voce, pois nao da pra saber onde uma tendencia vai mudar ou parar. Aguarde.

4 Comments

Filed under Psicologia de Trading, Reflexão, Trading Plan

4 Responses to Stop ! todo trade precisa de um

  1. Pingback: Angulo da media movel e trend following « Velaepavio's Blog

  2. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

  3. Daniel Andrade

    Oi Vela, blz?

    Sei que o post é antigo, mas talvez vc veja.

    Parabens pelo blog. Cheguei a vc depois de ler quase todo o SenhorMercado e o CINBDV, do Hugo Teixeira.

    Agora estou aproveitando o máximo do seu blog e está de parabéns. É foda achar material de qualidade em português sobre a bolsa. Keep it up!

    O que vc sugere para o uso de StopLoss quando uso um sistema de cruzamentos de duas MME’s? Meu sistema é bem simples, com MME’s de 9 e 26 períodos no diário, deu bons resultados nos backtests com o amibroker, mas estou apanhando na questão de onde colocar os Stops.

    O que vc sugere? Já ouvi tbm que no caso de sistemas de cruzamentos não seria usado o Stop, só sairia no trade quando a MME de curto prazo cruzasse para baixo de novo, mas não gosto muito da idéia de ficar sem o “seguro”.

    Abraço!

Leave a Reply