Porque voce nao deve acreditar no seu corretor

Com certeza o filme Trading Places esta nos meu top 5 filmes ja feitos. O filme é estrelado por Eddie Murphy (B. R. Valantine) e Dan  Aykroyd (Louis Winthorpe). A historia de uma aposta de dois milhonarios, os irmaos Duke, que sao donos de umas das maiores corretoras de commodies que opera na NYMEX (New York Mercantile Exchange). A aposta era um experimento sociológico  onde eles querer fazer um a troca de dois cidadãos. Um deles é o Winthorpe que é o CEO da corretora, um cara super inteligente e educado em Harvard e o outro é um mendigo criminoso, Valantine. A ideia da aposta é que se eles trocarem os papeis dos dois eles iriam se adaptar bem a nova realidade, sendo que o mendigo seria capaz de tocar a empresa mesmo sem nenhum conhecimento previo do negocio e o ex-CEO ia mendigar e entrar para o crime. Enfim, não estou aqui pra discutir o filme e se quiser ver em português acho que o nome é Trocando as Bolas. O filme me veio a cabeca porque queria falar em que o seu corretor esta interessado e porque nao deve acreditar no que ele fala, ou pelo menos não em tudo.

Lembro que no filme enquanto os irmaos Duke estavam explicando para o Valantine sobre o negocio de corretagem. Diziam que era um negocio muito “facil” de tocar e nao importava se o Mercado caia ou subia, eles sempre faziam dinheiro ou não importa se uma ponta ganha ou perde a corretagem sempre é cobrada.

Segundo o Alexander Elder a mercado nao é um jogo de soma zero, mas um jogo de soma negativa, pois mesmo a ponta que ganha grana tem que pagar a corretagem.

Tipo nao importa a posicao que entra, voce ja perde no spread e na corretagem ja logo de cara e adivinha pra quem vai essa grana?

Adivinhou! Pro CORRETOR.

Bom por ai ja da pra entender qual é a dos caras… Com a internet as coisas ficaram muito mais competitivas e esta melhorando muito. Lendo o livro Como fiz 2,000,000 no mercado de ações Nicolas Darvas pagava 150 por perna de corretagem. Isso na decada de 50 nos EUA. Hoje as corretoras on-line se paga algo como 5 dolares.

Enfim, independente de quanto o seu corretor cobra poderia resumir o interesse dos corretores nos seguintes pontos

–          Querem que os clientes operem o maximo de trades

–          Querem que os clientes operem o maximo de volume

Todo o resto eh blab la blab la para que no fim as duas coisas acima acontencam.

Eles nao se importam se voce ganha ou pede dinheiro contanto que eles facam bastante dinheiro de corretagem.  Logico que não querem que voce sempre perca, afinal se voce evaporar eles não ganham mais corretagem.

Tipo toda aquela historia carteira da corretora XYX, alvo de acao, meta pro ibovespa, relatorio sell side é tudo  blab la bla.

Na minha opiniao, isso é bem atrativo para as pessoas leigas, principalmente aqueles que nao sabem absolutamente NADA sobre o mercado e querem logo uma boquinha de cara. Já quer sair pra galara no primeiro trade.

Então, eles vao falar com o “especialista” certificado achando que o cara abafa, sabe tudo!  E ai comeca a ouvir tudo que o corretor fala, recomenda e entra na barca, na maioria das vezes furada. E pra variar, uma caracteristica do trato humano: Ninguem quer assumir a responsabilidade pelos erros. Assim, fica mais facil seguir o conselho do corretor e ir no piloto automatico… mas e se der merda?

Ai meu amigo é problema do corretor a culpa é do cara que me recomendou comprar PXX4 a 60 reais dizendo que o lua era o limite…Ai não adianta dar uma de Dr. Pimpolho e demitir o cara.

Agora assumir a responsabilidade dos seus atos nao, praque? Tem sempre como culpar alguem quando a coisa da errado.

Um dos ituitos deste blog é atravez da minha limitada experiencia te ajudar a pensar por si quando faz suas decisoes de trade. Na hora de escolher seu corretor apenas esteja preocupado no que vai te beneficiar e cada um tem necessidades diferentes, entao, primeiro tenha claro qual seus objetivos na bolsa ou em qualquer mercado, depois procure um corretor que venha a calhar com seus objetivos. Pense que o corretor é apenas um mal necessario de voce atingir seus objetivos nao alguem que vai tomar sua mao e guiar-te rumo a terra prometida ou ao calice sagrado.

Eu sei que tem excecoes no mercado, mas todo mundo que tem um negócio coloca sempre a estratégia do negocio na frente das necessidades do cliente.

Pra mim bom corretor ou banco é aquele que preciso so falar duas vezes. Uma pra abrir a conta e outra pra fechar. O resto tudo é feito eletronicamente.

Dependendo do seu tamanho e objetivos pense se o corretor vai te dar um bom livro de ofertas com o menor spread do mercado, a corretagem mais eficiente, a plataforma mais estavel, a execucao mais justa, o atendimento ao cliente mais eficiente.

Logico que geralmente quanto melhor mais caro sera, mas sempre tem a analise de custo beneficio, que é algo obvio, mas que muitas vezes é ignorado pelas pessoas pois sao distraidas pelas campanhas de marketing e o blab la da area de vendas.

Enfim o que quis dizer com este post é faca sua licao de casa e tome responsabilidade pelo seus erros e acertos… e desconfie do seu corretor.

12 Comments

Filed under Psicologia de Trading, Reflexão

12 Responses to Porque voce nao deve acreditar no seu corretor

  1. Ricardo

    Cara, muito bom seu blog, li todos os posts ( levou umas 2 horas ), hehehe, tenho a mesma visão sua, de viver do mercado.

    Continue o bom trabalho, o blog esta muito bom.

    Ricardo

    • Valeu Ricardo,

      Continue lendo e comentando. Sempre eh bom um feed back.

      Qualquer duvida mande um alo.

      Se tem interesse mais pelo assunto entra no forum do Senhor Mercado: http://www.senhormercado.com.br/forum/
      que rola umas discusoes sobre este assunto.

      Abraco

      Velaepavio

      • Ricardo

        Sim, foi lá que encontrei o link, para o seu trabalho, tenho a mesmo visão, que a sua e a do Hugo, já opero a algum tempo, e gosto quando encontro pessoas dispostas a compartilhar o que aprenderam no mercado. Vejo o mercado de forma empirica, penso que qualquer estudo ou tecnica, só vale se puder trazer resultados. Infelizmente, ainda não desenvolvi o dom das palavras, mas vou, =D eu prometo, e então prazer em ter um comentario seu nele.

        Parabens Pedro, seu trabalho esta muito bom.

  2. Confesso que o Senhor Mercado tras um bom trafego pra ca.

    Eu estava fazendo uma pesquisa de palavras chaves para ver se tinha algum site que estava escrevendo coisas parecidas que o meu blog e me deparei com o Hugo. Tecnicamente a mesma filosofia. Vi que o o Hugo leu os mesmos livros e tem a mesma filosofia. Lia o blog dele e parecia que eu estava escrevendo. Discordo de muita pouca coisa. Pra mim foi um achado.

    Valeu pelo feedback cara e solta o verbo la no Forum.

  3. “Logico que não querem que voce sempre perca, afinal se voce evaporar eles não ganham mais corretagem.” Duvido o corretor que não deseja que seus clientes ganhem muito dinheiro, assim seus clientes podem operar volumes maiores, falar bem do negócio e trazer mais clientes gerando mais receita… Um corretor que só pensar na corretagem gerada pelos clientes está morto. Sobre a responsabilidade das operações, nós agentes autonomos de investimentos (assessores) não podemos nem “sugerir” uma operação para o cliente, isso caracteriza gestão de carteira o que é proibido pela CVM e pode ter consequencias sérias, somente podem sugerir operações os analistas. Fundo de investimentos é a solução pra quem não quer estudar/assumir responsabilidade, ainda assim vai ter que pesquisar um pouco pra encontrar um do seu perfil.

    Parabéns pelo blog, estou seguido e vi alguns escritos bem interessantes.

  4. Fala Bolivar,

    Acho que o intuito do post era mais sobre o investidor tomar a responsabilidade do trade do que uma critica aos corretores.

    Acho que corretor eh apenas um meio. E bom que a CVM deixa o conselho para os gestores de investimentos para que o corretor bom foque no que eh importante.

    Corretor bom eh aquele que oferece o melhor spred, a corretagem mais baixa e a execucao mais rapida. O resto eh firula.

    Valeu pelo comentario. Continue participando.

    To meio parado ultimamente… nos posts

    • Bolívar

      Exatamente, o corretor é apenas mais um intermediador, sua principal função é garantir que as duas pontas cumpram com suas obrigações, quem comprou pague $$ e receba (ações…) e quem vendeu entregue e receba $$, se em uma das pontas o cliente não tiver o $$ para pagar ou não tiver o “produto” a corretora garante o negócio e cobra depois do cliente, por isso que a bolsa é um dos lugares mais “seguros” para se realizar negócios, agora se o negócio é bom ou não ai vai da análise de cada um… pode deixar que vou seguir participando sempre que achar importante. Abs

      • Exatamente isso Bolivar. Ligar duas pontas e cobrar comissao.
        Acho que o que ocorre eh que para atrair clientes o corretor/banco faz coisas como emitir relatorios, sell side/buy side, cursinhos de analise tecnica, e bla bla bla.. Acho que faz parte do marketing do negocio e o cliente acaba fazendo bobagem por nao saber filtrar tudo e focar no que eh importante.

        Valeu

        Abraco

        Vela

  5. Carlos

    Olá Pedro,

    Primeiro gostaria de parabenizar o blog. Mas quanto a esse post tenho uma opinião bem diferente. Analisando os fatos fica claro que você é um investidor com alguma experiência, muito estudo, conhecimento em AT, TS e outras ferramentas para não morrer no mercado (e ganhar dinheiro). Como agente autônomo classificaria você como um cliente HB(Home Broker). Contudo posso dizer com experiência que investidores com seu perfil representam menos de 1% do mercado. Claro que o porcentual de Investidores HB é maior, mas mais de 90% não duram um ano no mercado e qd duram morrem na primeira crise.
    A maior parte dos investidores são pessoas que passam o dia trabalhando sem tempo para estudar e muito menos acompanhar o mercado. E são esses investidores que devem operar pela mesa.
    Tu não imagina a dificuldade que é para conseguir um cliente! Você acha que depois de meses de telefonemas, email, almoços, reuniões, explicações… aulas, tudo pro cliente colocar 10k, 20k ou 50K para investir, eu vou querer fazer o máximo de operações em 4 meses, ganhar uma merreca em corretagem antes que o cara caia fora? Não, eu vou fazer o máximo para ele ter uma ótima rentabilidade e me indicar um, dois, três clientes que consequentemente vão me indicar mais clientes que vão ganhar mais e mais $$$ e eu também!!!
    Claro que qualquer investidor deve procurar muito bem quem vai ser seu corretor e qual vai ser sua corretora. É a mesma coisa que ir a um médico que já matou ou desfigurou meia dúzia de pacientes. Uma boa dica é analisar se existem queixas na CVM ou algum processo na justiça.
    Meu caro, já escrevi demais… hehehe Mas para finalizar parabenizo o blog e o seu estudo. Continue assim que logo será grande!
    Abraço

    • Ola Carlos,

      Comentarios como este me estimula a continuar escrevendo.

      Entendo a dificuldade que tem. Eu no comeco da minha carreira eu fui private advisor na Hedging Griffo e penava pra captar dinheiro. Lembro que o comeco foi muito dificil e camelei pra caramba. Tipo a regra era algo como 100 telefonemas dava umas 10 reunioes e VA LA 1 cara aplicava uns 50 mil que era o minimo na epoca. Lembro que tinha um monte de clinete querendo por 10K 20K e nao poderia pegar que estava no segmento private. Isso foi a 10 anos atras. 50 mil era uma FORTUNA :-). Eu acabei saindo e minha carreira tomou outros rumos. Eu conto umas historia aqui no Blog. Eu sai de la com uma carteira de uns 1.5 milhoes, mas acho que uns 500 mil eu herdei e captei cerca de 1milhao. Sei que tinha hora que ficava deprimido… Entendo seus demonios.

      Agora facil ser corretor num bull market. Todo mundo fazendo dinheiro BLZ!!! como foi de 2003 a 2007. Agora eu acho que os anos em frete mostrara que eh bom mesmo. Ate termos um novo bull market. Acho que os proximos 3 anos sera de muita dor e crises entre crises.

      Nao descarto a possibilidade de estar errado, mas enfim acho que devemos estar preparado para todos os possiveis cenarios.

      Tem que pensar o seguinte se estiver errado e os proximos anos forem muito bons como foi 2003-2007 vc tem menos a ganhar do que tem a perder se a coisa desandar novamente. Esteja preparado se a merda bater no ventilador.

  6. Paulo

    O Carlos fez um comentário bem interessante, sempre pensei que esse trabalho fosse dificil.

    Para copmplementar, creio que a porcentagem de profissionais competentes em analisar o mercado (e não em vender um serviço) tbm é ínfima, pois me espanto cada dia mais com a quantidade de abóbrinha dita por esses vendedores. Muitas vezes dá a impressão de que a coisa gira em torno da desonestidade, pois ou se quer vender um produto (aplicação) que definitivamente o corretor não conhece, ou se quer criar uma pseudo-situação de mercado, através de noticias e previsões chutadas, simplesmente para que o cliente gaste dinheiro.

    É uma situação complicada, pois aqui no Brasil há ainda um certo clima de medo da bolsa, apesar dos brasileiros se iludirem facilmente com a promessa de dinheiro rápido e fácil, que só é aumentado com essa porcentagem absurda de pessoas que torram suas economias (ou seus empréstimos) nos negócios. Esses 90% que ele comentou são muito verdadeiros, pois conheço uma série de casos, incluso o meu, de pessoas que literalmente faliram no jogo.

    Att

  7. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

Leave a Reply