Quais são os tipos de traders?

Como ja foi dito aqui, o conteúdo do Velaepavio é minha mera opiniao e não tem nada a ver com o certo ou o errado e muito menos é a verdade, pois tudo é uma questão de crenças. Escrevo o que acredito e ponto. Se eu acredito eu acho que pra mim faz sentido.

Sinta se a vontade de discordar de minha opinião, eu não tenho nenhum problema e inclusive gostaria de ouvir opinioes contrárias a minha, pois sei que tem por ai e muita. No momento tenho uns três gatos pingados aqui que leem o meu blog e comentam e pelo que percebi eu estou pregando para convertidos.

O fato de pregar pra convertidos também não tem nenhum problema. Este não é um blog missionário que tem o objetivo de converter perdidos no mercado, segundo minha opiniao, em traders consistente e lucrativos.

A principal ideia do blog é para meu proprio benefício, pois é uma forma de organizar minhas ideia, trocando idéias com quem se interessa pelo mesmo assunto. Confesso que nao sou nenhum expert no assunto e estou ainda aprendendo e muito. Ate o momento a interação tem sido muito positiva.

Chega de embromação e vamos ao topico do post.

Quais são então, na minha opiniao, os tipos de traders?

Estou falando aqui de trader técnico não de fundamentalista, pois ja fiz um post dedicado a isto.

Os traders são:

O loser, que é a maioria ou 90% que não tem nenhum plano, vivem buscando dicas em foruns, fazem preço merdio e dão mais dinheiro que tomam do mercado.

Enfim, perdido o tempo necessário com a categoria dos losers, vamos para os outros tipos que são os winners que fazem dinheiro ao longo dos anos.

Discrecionário: O trader discricionário é aquele que opera baseado em sua vasta experiência no mercado. Basicamente o trade discrecionario não tem regras rígidas. Ele tem um feeling do mercado bem afiado. Uma vez eu ouvi em um blog alguém descrever este tipo de trader como os Pelés e os Maradonas do trade. Meio que ja nasceram com aquele dom para operar no mercado. Geralmente é o tipo de trader que usa muito Fibbo, Elliot Wave e coisas meio exotéricas. Usam muito bem stop loss e risk management, mas nao tem uma metodologia rigida para operar no mercado com um trading system propriamente dito.

Geralmente quem esta começando a operar se interessa por esta linha, pois é o tipo da brecha pra vazão de comportamento heurístico (atalhos), dando liberdade para o novato fazer o que bem entende. Geralmente o trader loser é um trader discrecionario perdedor.

Mecânico: O trader mecânico é aquele que um dia foi discrecionario, na maioria dos casos, e tomou algumas porradas e teve a humildade de perceber que não estava funcionando o metodo discrecionario. Então, comecou uma pesquisa e descobriu que o problema não era que sabia pouco de analise técinica, pelo contrário, entretanto ele era muito indisciplinado para ser um trader discrescionario.

Então resolveu definitivamente implementear uma metodologia estatisticamente lucrativa onde o que precisaria fazer era somente seguir as regras de um sistema para atingir seus objetivos no mercado.

Neste contexto de trader mecânico que vale muito o meu ultimo post sobre psicologia de trading.  O fato de ter regras “elimina” ou pelo menos mantem o fator emocional sob controle, pois nao da brecha pra se cometer erros.

Segundo Van Tharp toda a vez que a regra de um sistema é violada, isto é equivalente a um erro.

Assim, como dito acima, o trader mecanico reconhece que é indisciplinado e precisa de seguir regras pra ser consistente e lucrativo.

Dito tudo isto qual é, na minha opinião, o melhor tipo de trade?

Partindo do pressuposto que quanto mais dinheiro melhor, eu acredito ser o trader discrecionario, todavia seria um que tem regras ou um sitema de regras. É mais ou menos um hibrido do Mecanico com o Discrecionario.

Inclusive esta é a opiniao do Mark Douglas e do Van Tharp que sao caras especializado em psicologia de trading e educacao de trade. Os melhores trades que conhecem sao os traders discrecionarios com regras.

Van inclusive escreveu uns artigos recentes em sua news letter (Tharp’s thoughts) que o melhor tipo de trade eh o rules based discretionary.

É aquele cara que tem um sistema de trade que segue as regras, mas sabe quando usar a discrição e ter flexibilidade para nao pegar as melhores oportunidades de cordo com sua experiencia.

Ed Seykota, em sua irreverente entrevista, em Market Wizards disse que “uma de suas regras é saber quando quebras suas regras”.

O Richard Denis e os Turtles eram trader neste estilo, rules based discretionary. Eles tinha varias regras de entrada, saida, scale in and out, risk management. Entretanto, tinham a discrecao de escolher o mercado, quando que eram mais ou menos agessivo em uma posicao.

Curtis Faith, um dos Turtles, escreveu um livro Trading from your Gut, que inclusive li e não recomento, principalmente para iniciantes. Neste livro Faith fala sobre esta questão de usar a intuição no trade.

Jesse Livermore, que considero também um rules based discretionary trader, em sua carreira teve altos e baixos e tinha experiência em um tipo de sistema que com o tempo com as restrições que lhe foram colocadas teve que se adaptar as novas realidades do mercado e teve que pelejar com o mercado ate afinar novamente e re-comecar. Pra quem leu Remisnescences of a Stock Operator sabe o que estou tentando dizer aqui.

Paul Tudor Jones tambem considero nesta linha de discretionary rules based.

Em suma os melhores traders, na minhao opiniao, sao aqueles que seguem sistemas e overperform o sistema se tivessem sito 100% automatizados. Neste ponto acho que respondi ao comentário do Otavio no post anterior que fala que a melhor coisa é automatizar sistemas em 100%. Tipo usando literalmente um robo.

Agora para quem esta começando, que é o meu caso, é melhor começar 100% mecânico, pois experiência é algo que so vem com tempo. Tem que praticar, errar, tentar e entao tentar novamente e com um tempo aprender a operar e ganhar experiência. Acho que no começo é melhor focar em aprender a operar e não em fazer dinheiro, pois fazer dinheiro é consequência do primeiro.

O ponto vantajoso de começar sendo um trader 100% mecanico é aprender a disciplina, que é algo que o trader discricionário lucrativo tem e muita. Mark Douglas sugere um exercício de realizar 20 trades usando um sistema como um primeiro passo a atingir disciplina em trade e ver se os 7 pontos do post anterior sao seguidos a risca. Leia o livro e saberá exatamente do que estou falando.

4 Comments

Filed under Jornada, Psicologia de Trading, Reflexão

4 Responses to Quais são os tipos de traders?

  1. Anderson

    “no começo é melhor focar em aprender a operar e não em fazer dinheiro, pois fazer dinheiro é consequência do primeiro”

    Muito bem falado, concordo em cada palavra!

  2. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

  3. muito Bom, resultados vem com experiência. grandes players também perdem no mercado com setup automatizados. creio fielmente que o sucesso como trader é um processo continuo de observância, trader system adequado ao perfil é o mais importante STOP, gerenciamento risco.

Leave a Reply