Como mudar o curso de sua vida sem se irritar no processo?

Não importa quem você seja, o Vin Diesel ou o Tião Macalé a vida nos irrita muitas vezes e ela expõe às nossas fraquezas e mostra como nos irritamos pelas coisas mais tolas e insignificantes. Eu sei que tem gente que é perfeita e este pode até ser o seu caso, deixe um comentário se for.

Dependendo do seu grau de consciência,  você pode se irritar porque o seu esposo deixou o saquinho do chá na caneca, ou seu filho deixou a meia jogada no meio do corredor ou o seu namorado não te ligou e não falou eu te amo 3 x durante o dia no mínimo e ai fica na noia que ele está te traindo e nem consegue dormir de tamanha a irritação… por exemplo.

Isso num nível mais pessoal.

Usando trading como uma metáfora do que é a vida e o processo de crescimento pessoal ele também nos testa, pois mais do que qualquer outra coisa ele nos desafia a lidar com emoções como o medo e a ganância, o que faz a gente não seguir o sistema ou estratégia de investimento e o trading acaba sendo uma ferramenta para aumentar a irritação na sua vida, ao invés de te dar prosperidade.

Um outro exemplo que gosto é jogar golf. Caso queira descobrir se uma pessoa tem equilíbrio emocional chama ela pra jogar golf e verá a verdadeira pessoa aparecer com todas suas falhas de caráter. Por isso, muitos executivos fazem reunião no campo de golf, pois o esporte mostra muito de como somos e como administramos nossas emoções, lidamos com a perda, paciência, foco e cumprimento de regras e protocolos.

Assim, a grande questão então é: Como que eu me torno mais forte e administro o meu nível de irritabilidade sem reclamar da vida e de seus desafios?

Fazendo referencia de outros materiais que já discuti aqui, tudo começa com a questão de  elevar a sua consciência.

Uma forma de aumentar sua consciência é ter um processo de vida onde você sistematicamente administra sua auto estima e mantem seu estado mental positivo e focado

Como eu sempre falo de sistemas e processos  e por experiencia própria a melhor coisa que faz é criar este processo ou Sistema diário para administrar a tensão. Cada um tem o seu, mas o meu é o seguinte.

Eu procuro TODO dia focar nestes 4 elementos.

  1. Influências, ou seja, ELIMINAR qualquer coisa que é uma influência negativa na minha vida (e.g. comida porcaria, TV em geral, noticiário sensacionalista,  pessoas negativas, pensamentos negativos, murmuração, etc) e por outro lado cultivo influências positivas (e.g. comida saudável, conteúdo edificante, pensamento pra frente, foco em proposito e etc).
  2. Cuidado com o corpo, o único lugar onde vou viver nesta vida, que é subdividido no tripé da saúde.
    • Exercitar todo dia nem que seja uma volta no quarteirão ou fazer 30 flexões, mas o que importa aqui é a consistência, pelo menos 6 x por semana.
    • Se alimentar bem e eliminar a C.R.A.P. (Cafeina, Açúcar Refinado, Álcool e Comida processada) e isto eu discuti aqui.
    • Dormir o suficiente para se recuperar 100% no meu caso 7 horas por noite (das 10h as 5h). Vai de cada pessoa tem gente que precise de 5, 6, 7,8, 9 horas de sono…
  3. Espiritualidade que consiste em uma oração/meditação silenciosa que se subdivide em duas parte:
    • Ser grato pelo que já tenho
    • Pedir a Deus resolver as questões que não sei o que fazer, ou seja, entregar  parte que não cabe a mim resolver e eu discuto isto mais aqui
  4. Exercício mental e de criatividade que consiste em:
    • Leitura diária em vários assuntos de interesse como Trading, Business, Espiritualidade e Desenvolvimento Pessoal. A ideia é receber inspiração  e novas ideias para serem colocadas em prática. O importante é filtrar o que é bom e alinhado aos seus valores, entretanto é importante ter a mente aberta para novas idéias.
    • Expressar minha idéias e aquilo que tenho aprendido como exemplo de vida
    • Escrevendo um diário registrando o meu progresso e aprendizado.

Enfim, com esta prática eu sempre passo de um espiral descendente para um ascendente, mudando o curso da vida para onde quero com propósito. Assim, a vida passa a ser uma jornada que está sempre crescendo e movendo na direção dos meus objetivos e propósito maior. Eu percebo que quanto mais sigo este processo, mais eu me torno uma pessoa muito mais ativa e menos passiva, mas resiliente e que presta mais atenção as oportunidade, mantendo uma paz interna e uma melhor relação com meu ambiente.

Source: http://www.livingwithlibby.com

4 Comments

Filed under Jornada, Psicologia de Trading, Reflexão

4 Responses to Como mudar o curso de sua vida sem se irritar no processo?

  1. Marcelo Proni

    Excelente artigo Vela! Está cada vez mais difícil encontrar pessoas que buscam essa “clareza” em sua vida e, sem dúvida, você é uma delas! Parabéns!

  2. Muito bom o artigo. Realmente esses 4 elementos são de muita importância no crescimento pessoal de cada pessoa.

Leave a Reply