Jornada ou Destino, qual o mais importante?

“It is good to have an end to journey toward; but it is the journey that matters, in the end.”
― Ernest Hemingway

Eu confesso que por algum motivo quando ouvi pela primeira vez esta ideia de que a jornada é mais importante que o destino eu gostei muito a princípio, mesmo sem entender o que isto significava profundamente para mim. E também gostava de coisas como “uma grande jornada de 1000 passos começa dando o primeiro passo”.

UAL! Que profundo. Naturalmente eu sempre gostei de frases que motivam e inspiram, Entretanto, leva tempo para a minha mente super analítica, que sempre quer entender o porque e o propósito das coisas. Assim, ao longo da minha própria experiencia fui formando a minha teoria  do que significa a jornada ser mais importante que o destino.

Queria colocar aqui 7  razões

  1. A jornada te expõe: Primeiramente pode parecer um ponto negativo, mas o lado da intenção positiva que algumas emoções negativas geram, como frustração por exemplo, é que ela te força a crescer e ver que precisa melhorar em vários aspectos para que possa atingir seu destino do contrário tem que desistir da jornada ou achar um destino mais facinho. Neste caso pode ser que a solução é traçar caminhos alternativos caso algo não esteja funcionando, ou se adaptar as mudanças do ambiente.
  2. Concentrar na jornada vai te colocar da direção de domínio profundo do seu assunto: Do contrário que muitos pensão conhecimento profundo não vem de algo que fazemos como mágica do dia pra noite, mas um trabalho consistente feito dia e noite ou seja cada passo que avança na sua jornada.
  3. Foco no processo e não nos resultados: Isto quer dizer que o que te da o resultado não é esperar o resultado ou olhar para ele, mas andar o caminho, pois quanto mais passos você dá mais perto do destino você estará.
  4. A jornada que te da prazer e realização: Diferente como pensava o importante não é o premio que recebe no final, mas a felicidade vem em se tornar a pessoa que será capaz de andar o caminho desafiador. Então, neste ponto, é importante celebrar cada vitória, cada marco alcançado e curtir a jornada ao invés de ficar como um bebe chorão reclamando dizendo que quer o prêmio aqui e agora.
  5. A Jornada te força a ter iniciativa: Em outras palavras é os passos que tem que tomar. Não adianta o quanto você sonhe visualize o resultado, se não der os passos necessários ele nunca se concretizará.
  6. A Jornada é sua maior escola: Entenda que cada frustração, cada erro cometido ou cada armadilha que cai são apenas elementos colocados para que possa aprender algo e se tornar mais equipado para maiores desafios na frente. Veja isto como um processo de desenvolver músculos a cada dificuldade encontrada, assim poderá carregar um peso maior la na frente em outras palavras mais responsabilidades por exemplo.
  7. A Jornada te faz ficar mais presente: Isto gera foco no presente que é o único lugar onde pode fazer algo, pois o passado ficou pra trás e o futuro ainda não existe. Assim se quiser andar o caminho tem que dar o passo que cabe a dar hoje. Amanha cabe o passo que tem que dar amanhã. Assim sempre concentre no próximo passo, pois os passos que já deu não pode mudar e os passos de amanhã será apenas distração e não te levará a lugar nenhum.

Estes são os elementos que colocam a jornada na sua devida importância e no final a conclusão é que o destino é apenas um detalhe. Ele é apenas a cenoura que te motiva e a vara que te disciplina pra se tornar uma pessoa melhor, mais feliz e realizada. E a jornada? A jornada é a sua vida.

Tudo parece um grande paradoxo e apesar da jornada ser a parte mais importante também é importante saber onde se quer chegar.Caso contrário, você será como uma folha seca jogada ao vendo que não tem destino e qualquer caminho te levará onde “quer ir”. Por isso, Deus te deu uma bussola que tem dentro de você, mas isto é assunto para um outro post.

“If you don’t know where you are going, any road will get you there.” -Lewis Carroll – Alice in the Wonderland

“When evening in the Shire was grey
his footsteps on the Hill were heard;
before the dawn he went away
on journey long without a word.” – J.R.R. Tolkien, The Fellowship of the Ring

3 thoughts on “Jornada ou Destino, qual o mais importante?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *