Qual o seu tipo de Mentalidade?

Não vou falar de politica, vou falar de mentalidade.

Estou terminando a leitura de um interessante livro de psicologia.

Mindset: The New Psychology of Success de Carol Dweck.

O que me atraiu o livro foi o titulo que tinham as palavras mentalidade e sucesso e queria saber qual a relação de um com o outro.

Bem fascinante a teoria, entretanto uma vez a teoria explicada o livro praticamente aprofunda a tese em vários aspectos da vida e aproveito este rápido post para fazer um mini resumo do livro.

A autora divide o mundo em basicamente dois tipos de mentalidade.

A mentalidade FIXA e a mentalidade CRESCENTE.

As pessoas que tem a mentalidade fixa acreditam em que talentos são natos e que pessoas tem certa aptidão ou facilidade com algo e por isto que são brilhantes.

As pessoas que tem a mentalidade crescente acreditam que habilidades são adquiridas com esforço e o potencial de um indivíduo não é conhecido até ele se esforçar o máximo que puder.

Da pra perceber a mentalidade que o livro defende como sendo a mais saudável.

Se ainda não percebeu é a mentalidade crescente. As razões são várias, mas basicamente ela esta diretamente ligada a questão de se atingir sucesso e potencial pleno.

A mentalidade fixa como o próprio nome diz limita o indivíduo e em outras palavras até trava o crescimento. Um exemplo é alguém acreditar que tem talento para piano e que não tem para esportes. Ela então nem tenta esportes, pois acha que é perda de tempo, mesmo que goste de esportes. A limitação não para por ai. Mesmo que a pessoa goste e acredite que tenha facilidade por piano ela passa a se desinteressar pelo piano uma vez que ele fica MUITO difícil, pois a pessoa que tem a mentalidade fixa acredita que quando você tem aptidão a tarefa nunca pode ser considerado difícil.

A primeiro grande problema, então, de quem tem a mentalidade fixa é a tremenda dificuldade de lidar com fracasso e ter persistência perante a adversidade.

Já o indivíduo que tem a mentalidade crescente encara a vida com uma perspectiva BEM diferente, pois acredita que errar faz parte do processo de aprendizado e que para aprender algo que deseja exige esforço e muito esforço dependendo do nível de maestria que deseja no assunto.

Transportando esta teoria para a psicologia de trading isto faz todo sentido quando ao processo de aprendizado de trading. Caso tenha uma crença na mentalidade crescente sua atitude no aprendizado será bem diferente, pois saberá muito melhor lidar com as frustrações do processo. O interesse pelo assunto não será perdido caso o processo se torne árduo, entediante, massacrante, pois o desejo de ser bem sucedido está acima de qualquer adversidade. Quem tem a mentalidade fixa parte para outra, pois ou ela navega tranquilinho ou desiste no primeiro obstáculo.

No mundo dos esportes um exemplo clássico da mentalidade fixa é o tenista John Mcenroe famoso por ter o pavio curto e perder a cabeça. Ele tinha certa habilidade e inclusive foi numero 1 do mundo por cerca de quase 2 anos, até a ascensão de Ivan Lendl.

Source: http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2013/06/27/article-2350304-1A6279C0000005DC-170_306x423.jpg

Quando Mcenroe perdia ele sempre culpava alguém. O clima, o juiz de linha, a mãe a sogra, pois ele era talentoso e se tinha algo errado NÃO era com ele.

Como que acha que a mentalidade fixa afetaum trader? Foi estopado? Culpa do mercado!!!! Logo vai procurar no jornal uma desculpa porque o mercado “reverteu” pra média.

Agora olha um exemplo de um atleta clássico que tem a mentalidade crescente.

Michael Jornal ou Air Jordan. Ele era altamente competitivo e ainda considerado o melhor de todos os tempo no basquete.

Para ter uma ideia ele foi cortado do seu time de basquete do colegial. Ele desistiu? Tipo não era mais uma criança, mas quase um adulto. Após o corte passou a se esforçar muito mais e acreditar que sempre tinha que dar o melhor de si para ser o melhor sempre. Parecido até com um piloto de F1  que  conheço.

” By being a racing driver means you are racing with other people. And if you no longer go for a gap that exists, you are no longer a racing driver because we are competing, we are competing to win.” Ayrton Senna

Não precisa dizer qual mentalidade que recomendo. Então, se não tem a mentalidade crescente o que está esperando para muda-la?

Source: http://veja.abril.com.br/blog/acervo-digital/files/2010/03/ayrton-senna.jpg

 

 

 

4 thoughts on “Qual o seu tipo de Mentalidade?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *