O semeador seria um bom especulador?

O significado da palavra especulador vem da palavra latina speculator que significa observador. Em Inglês a palavra óculos (spectacles) vem da mesmo origem.

Então, o especulador é aquele que fica observando oportunidades e baseado em experiência ele faz pequenas apostas em sua observação.

Existem vários métodos de especulação que podem ser baseado em fundamentos, noticias, analise técnica, sentimento ou alguma coisa que combina um pouco de tudo.

Mas o que queria discutir aqui é se o semeador da parábola na Bíblia (Mateus 13), contata por Jesus, teria bons tratos de um especulador.

A parábola ou historinha que algum de vocês até devem conhecer, mas aqui vai o resuminho

O semeador saiu jogando semente em vários terrenos por ai. Entretanto, dependendo do terreno que a semente caiu o resultado foi diferente.

Algumas sementes caíram no meio do caminho, mas as aves vieram e comeram

Algumas sementes caíram nas pedras e até chegou a brotar, mas como faltou terra e com sol e com a raiz curta a planta morreu.

Algumas sementes caíram entre os espinhos, que por consequência ela brotou, mas o espinho acabou sufocando a planta que acabou morrendo.

e por fim algumas caíram em terra boa e deu fruto de 100 pra 1, 60 pra 1 e 30 pra 1.

Independente da conotação religiosa da historinha o princípio dela é o princípio das probabilidades ou da lei dos grandes números que se fala em estatística. Este princípio pode ser transportado para o mundo dos negócios ou do trading especulativo, que nada mais é do que um negócio lucrativo.

Assim, a minha opinião sobre a sagacidade do semeador é a seguinte.

O semeador SIM seria um excelente especulador.

A sacada está que apesar dele não conseguir controlar os resultados das sementes e onde ela caia, ele sabia quando uma semente caia em terreno bom ela tava feito.

Fazendo uma analogia imagina que cada semente é um trade que ele coloca no Mercado.

Assim, como o semeador, o bom especulador, aceita não acertar 100% das vezes, mas o mais importante é continuar operando (semeando), sabendo que perder é normal. No entanto, o gerenciando risco é essencial. O especulador sagaz espera que aqueles tradings que dão certo vão compensar todo seu esforço e pagar pelos perdedores  que caíram no meio do caminho, nas pedras e nos espinhos.

É normal saber que você terá falhas e frustrações… e a maioria dos seu esforço não dará fruto. No caso da historia das 4 sementes 3 miaram… e somente uma deu fruto, ou seja 25% deu certo. Entretanto, a que deu fruto deu pra dar com pau e pagou pelas perdas das outras especuladas. Ou seja, a expectativa do sistema era na média:

63 – 1 – 1 – 1 = 61

Ou seja para cada semente jogada ela dava 61 frutos. Se não me engano o numero de ouro sequência de Fibonacci 1.61 🙂 eu nem pensei isto antes de escrever o post. Deu sem querem. 😛

Enfim, assim como em trading, temos que ter um Sistema onde a somatória dos verdecedores é maior que a somatória dos perdedores. Este é o SEGREDO do trading lucrativo, se tem algum. Você só precisa de um Sistema que tenha expectativa positiva.

Abraço e até a próxima

Vela.

Source: http://setimodia.files.wordpress.com/2011/04/o-semeador-e-a-semente.jpg

Leave a Comment

Filed under Jornada, Psicologia de Trading, Reflexão, Trading Plan

Leave a Reply