Livros que li em 2013 – PARTE I

“I find television very educational. Every time someone switches it on I go into another room and read a good book.” Groucho Marx 

Agora já virou tradição em todo começo de ano. Eu publico um post com os livros que li no ano anterior.

Você pode checar aqui os livros que li em 2011, 2012 e minha biblioteca essencial de trading.

2013 sem dúvida foi o ano que mais li livros em toda minha vida. Ler foi algo que sempre gostei, mas a cada dia mais gosto mais. Antes lia cerca de 4 a 5 livros por ano, mas agora com disciplina e foco e lógico muita curiosidade e vontade de aprender eu li 50 lívros em 2013. Isto meso cinquenta. Praticamente um livro por semana e algumas semanas li mais do que um. Foram estimadas 12,300 paginas e cerca de 200 a 300 horas de leitura.

Então para não ficar longo o post vou quebrar este blog post em 3. Parte I, II e III.

Vou colocar em ordem cronológica de leitura e, como sempre, vou colocar um pequeno comentário sobre o ponto principal que aprendi e se recomendo a ler ou não.

1. The Science of Getting Rich by Wallace Wattle: Um clássico do desenvolvimento pessoal que inclusive foi o livro que inspirou Rhonda Byrn a escrever e filmar o documentário The Secret. O livro passa a lição principal que o Napoleao Hill e o Earl Nightingale sempre fala. E a lição é “Nós nos tornamos o que pensamos”. Então, o processo de prosperar é um trabalho mental e não puramente físico. O físico é apenas uma manifestação do mental. Altamente recomendado. O livro é um clássico e foi escrito Circa 1910. Está no domínio público e tem vários PDFs por ai na net. Recomendo.

2. Trading Beyond the Matrix by Van Tharp: O melhor livro do Van Tharp depois, lógico do clássico Trade Your Way to Financial Freedom. Este é o livro que Van é o mais generoso possível revelando o maior conteúdo de seus seminários de psicologia que eu tive o privilégio de participar em Marco de 2013. A parte mais valiosa do livro é a estrutura para se desenvolver um business plan de trading que acho que vale a compra. O livro é bem interessante, pois conta a jornada de transformação de vários traders e quais são os pontos chaves desta transformação. Para mim foi especial, pois eu li o livro enquanto fazia os seminários. Recomendo muito.

3. Finding your North Star by Martha Beck: Excelente livro para quem está procurando sua vocação e não entende porque você ODEIA o seu trabalho e isto muitas vezes te faz mal fisicamente. O livro explica como encontrar o nosso EU essencial. segundo a autora todos nos temos dois EUs. O social e o essencial. O social é a aquele que atende as expectativas da sociedade, incluindo, família, pais e colegas. O essencial, por outro lado, é aquele que conecta com as paixões de infância, que te deixa mais forte, inspirado e conectado com Deus. O livro é longo e com muitos exercícios e exemplos. Altamente recomendado.

4. The Laws of Success by Napoleon Hill: Foi uma maratona. Um livro de 1000 paginas que não li mais ouvi. Este é o livro mais completo de Napoleão Hill que publicou em 1927 depois de uma pesquisa que levou 20 anos para completar. Explico mais sobre isto neste post aqui. Altamente recomendado.

5. Loving What Is: Four Questions That Can Change Your Life by Byron Katie: Interessante livro que cheguei ao conhecimento por indicação do Van Tharp. Byron Katie tem um interessante método de resolver qualquer bloqueios mental que nos fazem sofrer sem necessidade. O método se chama The Work. O princípio é que nos projetamos aquilo que damos atenção nos outros e isto nos faz irritar e sofrer e no final das contas tudo não basta de uma criação mental. Recomendo se quer quebrar algumas noias que tem na cabeça e quer melhorar em geral seus relacionamentos, perdoar e ter mais paz. No final das contas o maior problema, se existe algum, está dentro da gente e quando queremos mudar basta somente analisar a nossa mente e mudar, então, o mundo a nossa volta muda.

6.The Magic by Rhonda Byrne: Da mesta criadora do The Secret. O livro basicamente é um exercício de gratidão onde ele leva ao extremo ser uma pessoa grata. Segundo a autora a gratidão é o ponto da grande virada na vida de um indivíduo da pobreza para a prosperidade. Então se está desesperado e não sabe por onde começar comece a agradecer que as coisas começam a mudar. Eu achei meio chato a leitura. Os primeiros capítulos são interessantes e depois fica chato, mas é um bom começo para entender o quão ao extremo uma pessoa pode ser grata. Com certeza cada dia mais eu sou mais grato e por incrível que pareca te da um grande senso de segurança e paz. Não recomendo a leitura.

7. The Secret of Quantum Living by Frank Kinslow: Interessante este livro que pela primeira vez me deu uma noção de física quântica e qual a sua relação com o plano psicológico e espiritual. O que me irritou um pouco no livro é que ele vem com uma pequena solução para todos os nossos problemas (de saúde, mentais, financeiros de relacionamento e etc.) e talvez para mim que sou uma pessoa muito lógica e estrategista me deixou um pouco cético e meio que abandonei a possibilidade de acreditar no método 100% a ponto de usar na minha vida, mas eu tive algumas experienciarias interessantes aplicando o seu método. Pode funcionar para você, mas para mim foi interessante aprender. Recomendo com reservas se quiser explorar este plano de possibilidade.

8. The Disapearance of the universe by Gary Renard: Me interessei por este livro quanto fiquei curioso para estudar o livro A course in miracles (ACIM) que é bem recomendado por Van Tharp no processo de transformação. Este livro é meio que um resumão do conteúdo e aplicações das teorias do ACIM. O livro foi canalizado por duas entidades que Gary supostamente encontra e dita as teorias. Interessante até certo ponto, mas chegou um ponto que ficou meio ridículo e acho que ai o ego do autor cresceu como um balalão e começou a colocar algumas crenças politicas, fazer previsões sobre o futuro e colocar alguns juízos de valor que vai contra alguns conceitos colocados no livro o que pra mim tirou total algum crédito que o autor ainda tinha. Eu NÃO recomendo a leitura. O livro é extenso, mais de 400 paginas.

9. The Richest man in Babylon by George S. Clason: Livro que foi recomendado por Jim Rohn e muitos autores em desenvolvimento pessoal usam suas teorias como exemplo. O principal princípio deste livro é “pay yourself first” que consiste em separar 30% da renda ganha em três partes. 1) 10% Dizimo (doar para uma caridade que esteja ligada a uma crença espiritual)  2) 10% para uma conta de poupança que rende um jurinho 3) 10% em capital de risco aplicado em uma empresa ou negócio que gerará lucro. Recomendo.

10. A Thousand Names for Joy: Living in Harmony with the Way Things Are by Byron Katie: Livro na mesma linha do # 5 acima.

11. Cashflow Quadrand by Robert Kyosaki: Pra mim um dos melhores livros que já lí. Particularmente este livro o que eu sentia quando lia era que era um livro que EU gostaria de um dia escrever, pois me identifico muito com a teoria. Genial. Basicamente o livro fala sobre 4 formas de ganhar a vida. E (Empregado), S (Self Employed ou Prestador de Serviço), B (Business ou Negócios) e I (Investidor). O livro explica como que funciona cada um e quais a limitação de um e do outro. Dos 4 tipos o que recomenda é uma mistura de Business e Investimentos que é onde as pessoas ais ricas do mundo flutuam. Altamente recomendado.

12: Rich Dad Poor Dad by Robert Kyosaki: O livro muita coisa vai na linha do 11 e foi o primeiro livro da série e explica os mesmos conceitos. Todos os livros do Kyosaki depois ficam repetitivos, mas a coisa principal é a mudança de mentalidade. Ajuda muito a entender como é possível um mendigo ficar milionário. Altamente recomendado.

13: The Life Plan: How Any Man Can Achieve Lasting Health, Great Sex, and a Stronger, Leaner Body by Jeffry S. Life: Queria um livro completo sobre saúde, alimentação, exercício e como ficar sarado. O que me atraiu neste livro foi a impressionante foto do cara que escreveu. Um velhinho de 72 anos que é SARADASSO. Foi muito bom, pois ele fala cientificamente e desvendando os segredos de como ter uma vida mais saudável e como a alimentação e o exercício é importante. Isto me fez mudar totalmente minha dieta e a começar a ir a academia e levantar peso. Se quer melhorar seu trading, o foco, o libido, a energia, a saúde eu recomendo muito.

14: Wishes Fulfiled by Wayne Dyer: O Wayne também foi mais uma recomendação do Van e já conhecia alguns YouTubes muito bons dele. Este livro praticamente é um cópia de um clássico do Neville Gouddard  (The power of awareness) que foi escrito na década de 30. Enfim, o livro fala da parte mais espiritual e mistica do desenvolvimento pessoal que é explorado no livro #1 acima. Basicamente a ideia principal é que para mudar de situação seja qual for a sua é viver como se já tivesse realizado o seu sonho. Exemplo se quer ser um trader o segredo é acordar e já agradecer que é um trader bem sucedido, sentir como já fosse uma realidade. Isto é um processo que ajuda o subconsciente que não consegue diferenciar o que é um centavo e o que é um milhão, mas o que você coloca na cabeça ele aceita. Mais uma vez um livro que ajuda no processo de transformação, pois sempre digo que tudo é psicológico e começa na mente. Recomendado.

15. The Creature from Jekyll Island : A Second Look at the Federal Reserve by G. Edward Griffin: Este foi mais um audio livro que ouvi, não li. O livro conta a história da criação do FED (Banco Central Americano). Muito interessante a trama que foi arquitetada como um forma de favorecer o setor financeiro e o status quo, danificando as liberdades individuais. O livro conta a orquestração politica e as manobras de mídia que os criadores do banco fizeram para implementar o seu plano astuto. Ano passado o banco central fez 100 anos. Na minha opinião, assim como do autor, ele deve ser fechado. Recomendo se gosta de história e quer entender mais sobre economia.

16: Choose Yourself by James Altucher: James, como já disse mil vezes aqui, é o meu blogger favorito. Ele me inspira muito e este livro eu li mais pelo interesse nas histórias sobre empreendedorismo que ele conta no livro. Bem divertida e inspiradora a leitura. Altamente recomendado.

2013 eu não li muito livros sobre trading e resolvi focar quase que totalmente na parte psicológica e em desenvolvimento pessoal, pois estou disposto a atingir outros patamares pessoais e sei que a única forma é através da psicologia. 

Continuo nos próximos posts as leituras restantes.

Li PRA CARAMBA em 2013

4 Comments

Filed under Biblioteca, Jornada, Psicologia de Trading, Reflexão

4 Responses to Livros que li em 2013 – PARTE I

  1. Jean

    Minhas listinha de livros pra ler está aumentando bastante… vou ter que me puxar. Gostei muito do artigo, aguardando os próximos,

    Abraço!

  2. Anderson

    Massa…. sei que sempre aproveito alguma coisa das tuas listas de leitura. Já adicionei alguns aqui para minhas leituras futuras. Obrigado por compartilhar!

Leave a Reply