Market Wizard – Ed Seykota

“Since so much of trading is about your ability to follow your system, a good system generally resonates with your gut approach, and evolves through years of trading. The chances of finding a system, off the shelf, that works for you are slim to none. Before you do much trading, you might like to study your system’s historical performance to help you set your expectations, about how you might feel following it. You might also take your feelings of discouragement to a Tribe meeting, to see if you are just using trading as a way to justify them.  You might even have an AHA about the positive intention of discouragement.” Ed Seykota – FAQs

A primeira vez que li a entrevista com o Ed me chamou muita atenção não apenas pelo conteúdo em si que na minha opinião é a mais rica, mas pelo fato de na época não ser um trader conhecido na mídia, mas um trader super respeitado no mercado de commodities. Michael Marcus atribui a Ed ter ensinado pontos cruciais como gerenciamento de risco que foi o que acabou catapultando sua carreira.

Hoje eu considero Ed uma das pessoas mais importantes, se não a mais, como exemplo de sucesso que está viva e isto confirmou depois que eu o conheci pessoalmente.

IMG_1518

Ed Seykota e Pedro Junqueira A.K.A Vela.

Isso é um motivo de um outro post mas depois de ter investido três dias no Tribe Workshop in Austin em Setembro de 2013 considero uma experiencia de transformar a vida. Eu fiz seminários e cursos com outros psicólogos como Van Tharp, mas não tem comparação a dedicação que o Ed tem em conduzir 3 dias intensos de Workshop sozinho e gastar tempo one o one com os participantes e compartilhar sua experiência pessoal.

Voltando ao post de Market Wizard. 🙂

Sobre a carreira de Ed que é uma pessoa extremante inteligente. Uma das pessoas mais inteligentes que já tive contato e ao mesmo tempo humilde. Ele tem graduação em engenharia elétrica no MIT e logo no início da carreira decidiu que queria ser trader.

No início o que o deixou super interessado foi ter lido o livro Reminiscences of a Stock Operator de Edwin Lefevre. Isto era final da década de 60. Na época achava que o preço da prata iria subir e logo abriu uma conta em uma corretora e queria comprar prata enquanto que seu corretor queria convence-lo em comprar cobre. Enfim Ed tomou o primeiro na cabeça e perdeu grana olhando fundamentos, mesmo que estava certo depois. Entretanto, isto não o fez desistir, pois tinha certeza que queria ser trader e esta era sua paixão e que mais cedo ou mais tarde ele iria descobrir qual era a dos mercados.

Nesta mesma época teve acesso a alguns artigos que um tal de Richard Dolchian dizendo que era possível fazer dinheiro no mercado somente seguindo um sistema de cruzamento de medias móveis e de rompimento de resistências de longo prazo. Ed pensou mas nem F@@@@ que isto é verdade. Enfim, como um curioso e  por ser um engenheiro que sabia programar resolveu testar o sistema no computador. Isto ele fazia no final de semana enquanto ninguém estava usando e copiando os preços históricos que copiava no braço nos jornais velhos da biblioteca local o que indica que quando alguém está comprometido e ama algo este paga qualquer preço e Ed estava disposto. 

Por incrível que pareça o teste deu lucrativo e logo de cara Ed percebeu que operar sistemas mecânicos era para ele e que fundamentos não era o sistema que ajustava a sua personalidade.

Assim Ed começou a implementar estes modelos primeiro como corretor, mas logo percebeu, assim como Paul Tudor Jones, que o negócio dele não era corretagem, mas gerenciar dinheiro. Isto porque queria uma profissão em que fosse remunerado por resultados e não por comissão independente de resultados.

Seguindo os seus sistemas a risca e sempre pesquisando e melhorando seus sistemas ao longo dos anos Ed conseguiu resultados extraordinários de começar contas na corretora com $5,000 e transformar em $15,000,000 em um espaço de cerca de 10 anos. Isto contando saques frequentes que os seus clientes faziam. Segundo Jack Schwager, Ed tem um dos resultados mais impressionante dos market wizards. Isto Ed fez com múltiplas contas onde multiplicou dinheiro em alguns mil em milhões.

 Aqui então vai os meus highlights de sua entrevista.

Sistemas de trading e personalidade: Algo crucial quando desenvolver um sistemas de trading ele deve se adaptar a sua personalidade pessoal, pois está é a única forma que pode segui-lo. Isto não pode ser melhor explicado, na minha opinião, na citação de abertura do post que foi retirada das FAQs do site Ed.

Segredos do seu sucesso pessoal: Psicologia pessoal e amor total e dedicação aos mercados. Segundo ele o grande segredo é totalmente amar os mercado e devido a isto que ele consegue dar tudo de si na profissão. Acredita que trading é sua vida.

Trading e sentimentos: Ed na época da entrevista já falava sobre a importância dos sentimentos e a ligação com o subconsciente e que isto na época incomodava muito ele, mas ele respeitava os seus sentimentos, mesmo que isto levava ela a pular alguns sinais de seus sistema. Mais adiante em sua carreira como coaching de traders ele desenvolveu uma metodologia para lidar com estas questões que ele chama de Trading Tribe Process.

Trader mecânico e discricionário: Ed acredita que não importa o estilo todo o trading no fim é discricionário, pois mesmo o trader mecanico de forma discricionária escolhe o sistema que vai seguir, quais mercados vai operar, em quais paremetros, qual será a regra de gerenciamento de risco e quão agressivo o trader será. Isto se explica porque o resultado de trading followers varia tanto como pode ver os resultados dos principais fundos. Ao mesmo tempo que acredita que todo trader é discricionário também acredita que todo trader adota um sistema seja isto algo consciente ou inconsciente.

Chave para o sucesso: Segundo Ed existem muitos traders agressivos no mercado, mas existem poucos traders agressivos velhos no mercado, ou seja, todo mundo é macho por um tempo, mas poucos machos duram uma carreira sendo macho, ou arriscando muito. Por isso ele acredita que gerenciamento de risco é crucial.

Cortar as perdas: Ed acredita que existem os três elementos importantes em trading são 1) Cortar as perdas 2) Cortar as perdas e 3) Cortar as perdas.

Quebrar regras: As regras essenciais para Ed são: 1) Cortar as perdas 2) Surfar os vencedores 3) Manter as apostas pequenas 4) Seguir as regras sem questionar e 5) quebrar as regras. Quebrar as regras? Sim isto significa que sempre tem que estar reavaliando as regras e quando uma for quebrada deve ser substituida por uma outra regra.

Fundamentos: Acredita ser perda de tempo e que noticiário é algo que ele ignora. Segundo ele fundamentos podem ser Funny-mentals quando estiver já descontado no preço que é o que acha que ocorre a mair parte do tempo. Também caso o trader entrar na operação antes do fato ser anunciado então passa a ser Suprise-a-mentals que acredita ser a exceção a regra. Quem ler a entrevista do Ed irá perceber o seu estilo irreverente, uma marca pessoal, mas que no fundo ele é uma pessoa séria, mas que ao mesmo tempo é irreverente que na minha opinião faz isto por duas questões. Uma é para ir no X da questão e dar sua opinião e evitar dramas e outra para responder perguntas sem sentido com uma piadinha para fazer a pessoa que fez a pergunta pensar melhor.

Estilo de trading: Primeiramente  Ed é um trend follower com alguns toques de intuição baseado em 20 anos de experiencia (época da entrevista hoje tem mais de 40). Na ordem de importância 1) Olha sempre a tendência de longo prazo 2) Os padrões do gráfico e por último  3) a execução que é pegar um bom ponto no gráfico para entrar e sair.

Bull e Bear: Ed não tem opinião sobre o mercado, mas quando uma order dele é preenchida e isto ocorre sempre quando uma de suas buy stop orders for preenchidas ele automaticamente fica longo e se torna um Bull até ser stopado. Da mesma forma ele se torna um Bear caso as suas stop sell orders forem preenchidas. Ele acredita que não faz sentido alguém ser Bull e não estar comprado e alguém ser Bear e não estar vendido. Neste ponto fica claro que ele opera break outs.

 Gut feel e intuição: Ed acredita em intuição e que isto está ligado a mensagens que o subconsciente quer passar para o consciente e isto deve ser analisado da mesma forma acha que devemos tomar cuidado que uma intuição não seja apenas uma Intu-wishing. Isto fazendo um trocadilho com o Inglês onde wishing é desejo ou seja ao invés de ser uma intuição passa apenas a ser um desejo.

Mercados mudarem: Ed pensa que os mercados não mudam nunca, pois estão sempre mudando. Com a ironia de sua resposta ele quis dizer que a unica constante no mercado é a mudança e trend following por sua própria natureza é um modelo adaptativo a mudanças.

Entender os mercados: Ed prefere fazer dinheiro do que tentar entender os mercados. Ele prefere deixar este trabalho para os jornalistas, economistas e fundamentalista, enquanto isto ele faz dinheiro. Algumas pessoas, segundo ele querem entender os mercados e o dinheiro fica em segundo plano.

Talento: Ed acredita que o talento em qualquer profissão é nato. Incluindo trading. Aconselha que traders medíocres achem um bem sucedido e de o dinheiro para ser administrado e fazer o que se gosta na vida. Ed enfatiza que a única forma de ser bem sucedido em qualquer profissão é completamente amar e ser tarado pelo que faz caso contrario será de mediano para um fracasso. Pensa que cada um tem um chamado e como em qualquer profissão muitos são chamados e poucos escolhidos. Ed se considera um escolhido em trading.

Vencedores e Perdedores: Traders vencedores amam ser traders e amam fazer dinheiro e perdedores querem perder dinheiro e odeiam ser traders. Segundo ele todo mundo, perdendo ou ganhando, conseguem o que querem nos mercado. Está sem dúvida é a citação mais famosa de Ed e o que está por detrás disto é o fundo psicológico do comportamento humano. Isto em si daria um novo post a ser explorado.

Melhor maneira de aumentar o lucro nos mercados: Ed como um profundo conhecedor e praticante de teorias sobre psicologia aconselha que se um trader quer aumentar seus resultados a melhor coisa que pode fazer é visualização, pois isto alinhará o seu subconsciente ao seu consciente. Ed usa de inúmeras técnicas psicológicas como gestalt, respiração intensa, massagem, hipinose e outros métodos o que acredito que com o tempo ele expandiu e criou sua própria metodologia TTP.

Psicologia e analise de mercado: A psicologia motiva a qualidade da analise e a coloca em uso. A psicologia é o que direciona, mas a analise é o mapa.

Sucesso: Ed acredita que sucesso é achar o que se ama e fazer com total comprometimento independente do retorno financeiro.

Enfim são estes os pontos sobre Ed e recomendo muito estuda-lo caso queira saber se dentro de você existe um trader bem sucedido.

“I am a self-taught trader who is continually studying both myself and other traders.” Ed Seykota

 

 

 

8 thoughts on “Market Wizard – Ed Seykota

  1. Bem interessante, já li a respeito do Ed….mas cada época tem suas particularidades. Hoje em dia praticamente nenhum desses modelos utilizados no passado funcionam. As épocas de grandes tendências também parece que acabou e atualmente está cheio de ativos com longos períodos de acumulação, dando milhares de sinais falsos. Hoje em dia é muito mais difícil fazer dinheiro do que no passado. Tanto é que são poucos que realmente o fazem atualmente. Apenas gerenciar riscos , ter disciplina e ter trading systems hoje em dia não garantem performance. Emfim, dando um banho de água fria rs…..rs Abs

    • Ola Roberto,

      Obrigado pela sua participacao. Concordo com vc e sei que eh um trader/gestor profissional falando com autoridade. Sim a enfase que Ed da para a questao de estar sempre estudando a sim mesmo, outros traders e evouir o sistema. Trend following tem epocas boas e piores, mas parece que vem uma epoca boa pela frente com os riscos inflacionarios como na decada de 70 ou bull markets de acoes de 1982 a 2000. Ou o boom de commodities de 2003 a 2008… desde entao tem sido bem dificil trend following concordo. Grande abraco. Vela

  2. Eu sou um fã de Ed, então minha opinião é um pouco “enviesada”, mas se olharmos as outras áreas do conhecimento humano, o passado sempre parece mais “fácil” do que o presente.

    Observemos os carros de 1970 e os de hoje, os aviões, os telefones, e etc.. o quando mudaram ?

    Na minha modesta opinião as tendências continuam presentes no mercado ,uma vez que o comportamento humano não mudou muito de lá para cá. Bolhas e crashs continuam a existir, os mercados continuam a cair vertiginosamente ou subir de forma irracional.

    As ferramentas para identifica-las é que mudaram.
    Em 1970 existiam ótimos carros para a época, mas se utilizar os mesmos carros hoje vai estar em muita desvantagem.

    Cito um exemplo na imagem abaixo de dois ativos um que ficou bastante e outro que ficou em tendencia clara.

    Banco do Brasil

    BBAS3

    http://imageshack.com/a/img540/8130/xSdyR2.png

    KROTON

    https://imageshack.com/i/exmg3nhXp

    Em Banco do Brasil deixei a imagem com zoom maior para mostrar algumas regiões de lateralização. A interpretação da ferramenta é simples… azul é tendencia de alta e Rosa tendencia de baixa.

    Para concluir, penso que as oportunidades estão ai .. a filosofia trend folowing permanece consistente… o conceito sobrevive ao tempo, mas como nas outras áreas do conhecimento as instrumentos que traduzem o conceito/filosofia para o mundo real estão em constante evolução.

    Abraço.

    Marcelo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *