A primeira vez me deu uma fome no trabalho no meio da tarde, então, peguei uma moedinhas e fui a procura de uma caixinha de guloseimas na cozinha. Aquelas de caridade que tem muito aqui na Austrália. Quando cheguei eu não fiquei impressionado com a quantidade de doces disponíveis para comprar, mas com meu cérebro de especulador eu só conseguia ver uma oportunidade de ganhar dinheiro sem risco nenhum.
Como assim? É possível?
Sim é possível. Eu sei que vivo dizendo que tem que gerenciar risco … e inclusive escrevi recentemente um relatório sobre gerenciamento de risco que pode adquirir se assinar a lista do vela, mas sim É POSSÍVEL GANHAR DINHEIRO SEM CORRER NENHUM RISCO !!!!
E o mais importante HONESTAMENTE!
Para realizar isto é necessário fazer uma uma operação financeira chamada ARBITRAGEM.
O que é arbitragem financeira?
Colocando na forma simples é comprar um bem num mercado mais barato e vender o mesmo bem num mercado mais caro.
Quer um exemplo para ficar mais claro?
Na caixa de chocolates, se ainda não percebeu a oportunidade tem uma caixinha que está vendendo chocolates a $2,7 e a outra a $1,5. Isto da uma diferença de $1,2, ou seja, eu compro um chocolate da caixinha de $1,5 e vendo na sequencia para a caixinha de $2,7, pronto fiz um lucro de $1,2 sem correr risco nenhum.
Sim LÓGICO que não fiz isto, mas contei isto somente para exemplificar a operação no mercado, mas poderia fazer perfeitamente e o dono da caixinha de $2.7 me agradeceria, pois teria mais lucro, mas fazendo isto não estaria ajudando os meus colegas de trabalho, então deixei esta discrepância no mercado de chocolates ocorrer.
No mercado financeiro isto é feito com mercadorias que são negociadas em bolsas diferentes. Como, por exemplo, Petrobras que é negociado em Nova York e São Paulo. Tem traders que ficam profissionais nisto e toda vez que existe uma discrepância eles começam a arbitrar a ponto que a diferença de preços não existe mais e a oportunidade desaparece.
No mercado de commodities físico a arbitragem também acontece. O que fazem é arbitragem geográfica. Eles analisam o preço da mesma commoditie em dois mercados e analisam a diferença de preço descontando o custo do frete e caso houver alguma discrepância os traders arbitram até a oportunidade existir.
Hoje com a internet e a comunicação instantânea estes tipos de operação são raras, mas no inicio do século passado quando o telefone de cabo pelo oceano atlântico foi instalado pessoas arbitravam ouro entre a bolsa de Nova York e Londres, pois poucos tinham como pagar os custos telefônicos da época.
Enfim aqui fica a pequena lição do que é arbitragem. Se gostou da um like do Face, Twitter etc.
Abraço
Vela
Pena que hoje é algo muito raro de acontecer. O último lugar que pessoas “mortais” estão arbitrando que eu vi é nos bitcoins e outras criptomoedas da vida.
Bitcom… coisa interessante… coisa dos finais dos tempos 🙂 Preciso pesquisar mais sobre o assunto e escrever aqui.
HAHA boa, bitcoin parece mesmo coisa do fim dos tempos! :p
Voltando para arbitragem… Ainda existe bastante espaço para arbitragem. No Brasil posso dar o exemplo dos contratos futuros das commodities agrícolas.
É comum ter discrepâncias entre o preço do contrato atual e o próximo vencimento. E conforme o vencimento do contrato vai se aproximando, o preço tende a se alinhar com o do próximo vencimento, surge aí uma oportunidade para arbitrar contratos futuros com vencimentos diferentes.
Claro que não adianta querer arbitrar commodities sem ter o conhecimento do mercado que se está operando (café, milho, boi gordo, etanol, etc…).
Espero ter ajudado.
A propósito, Pedro, obrigado pelo documento de gerenciamento de risco.
Anderson.
Ola Anderson,
De nada cara espero que aproveite o relatório.
Sim quem opera. seja qual for a estrategia, tem que saber o que está fazendo e a maioria não sabe.
Abraco
Vela
Arbitragem tem mesmo é nas apostas esportivas