Porque sou um Otimista?

“How wonderful it is that nobody need wait a single moment before starting to improve the world.” Anne Frank

“A pessimist sees the difficulty in every opportunity; an optimist sees the opportunity in every difficulty.”  Winston Churchill

 

O copo está meio cheio ou meio vazio?

Com certeza você deve ter ouvido esta pergunta e, como eu, pela primeira vez que ouviu deve ter ficado um pouco confuso com a pergunta. Eu pensei pelo menos por cinco segundos. “O que esta pessoa esta querendo dizer?”

Mas a grande sacada da pergunta é que a realidade que vemos depende de como a interpretamos e devido a interpretação da realidade tomamos atitude diferentes com relação a vida.

Falando de outra forma a realidade é EXATAMENTE a mesma só a interpretação muda.

Por exemplo.

  • Você interpreta que a taxa de desemprego é de 6% ou que 94% das pessoas que querem trabalhar estão empregadas?
  • Você interpreta a quebra da bolsa como uma catástrofe ou como uma oportunidade de vender a descoberto e deixar o sistema expurgar a ineficiência no mundo dos negócios?
  • Você interpreta ser demitido como uma forma de ficar deprimido, reclamar da sua vida e culpar o sistema ou como uma oportunidade de procurar uma melhor carreira?
  • Você interpreta derrota como um fracasso ou como uma fase corriqueira que faz parte do processo aprender algo e fazer melhor da próxima vez?
  • Você  sempre acha que vai dar errado ou sempre acha que vai dar certo não importando quantas vezes tenha errado no passado?

Voltando a pergunta inicial.

Poque eu seu um otimista?

Nem sempre eu fui um otimista e acho que isto é algo que aprendemos ao longo da vida por observação ate o ponto que faz parte da sua própria natureza.

A minha jornada envolveu minha paixão pelas três matérias que mais gostava na escola. Isto me fez ter esta visão otimista de mundo. As matérias são Historia, Geografia e Biologia.

Historia porque me ajuda a entender as dinâmicas sociais e e princípios éticos e sociais que perduram ao longo do tempo.

Geografia por me dar uma perspectiva econômica das leis de mercado e suas flutuações em busca de um equilíbrio.

Biologia por me ajudar a entender como que sistemas funcionam, pois a própria natureza e o universo é um grande sistema interligado com mecanismos de feedback.

A principio Historia, que e o meu assunto preferido, me mostra que as coisas se colocadas em perspectiva não são tão ruins assim.

Se gosta de estudar história pode perceber atualmente vivemos na melhor época que consigo pensar. Nunca a sociedade foi tão próspera e viveu em tanto conforto como hoje. Nunca tivemos tantas oportunidades de negócios e nunca fomos tão produtivos, conectados e conscientes.

As vezes vejo gente reclamando da vida e de sua “miséria” e o que vejo é que reclamam de barriga cheia ou apenas não conseguem interpretar de uma perspectiva otimista.

Não precisa ir muito atrás na historia.

Imagina como que a vida foi “difícil” na primeira metade do século 20 (1900 a 1950). Foram 50 anos onde tiveram 3 quebras da bolsa (1907, 1910, 1922 e 1929) e neste período a bolsa ficou fechada em 1914 primeira guerra mundial e só abriu para operar bonds de guerra, pois ações somente em 1918. Neste período tivemos a pior recessão da historia na década de 30 e duas guerras mundiais.

PUTZ que droga? Eu que não queria viver nesta época, mas mesmo assim tiveram homens de visão e otimistas que fizeram fortunas na época.

Foi nesta época que Jesse Livermore ficou milhardário. Apenas em 1929 ele fez mais de 100 milhões. Em dinheiros de hoje, descontando a inflação equivale a mais de $1Bi. Somente George Soros bateu o recorde em 1992 quando fez quase 2bi em um trade e John Paulson fez 15 bi em 2007/08.

O fato de gostar e estudar a historia me mantem calmo em momentos de quebra da bolsa e mudanças de paradigmas na sociedade, pois sei que no final isto se mostra como uma oportunidade e que ciclos econômicos são leis naturais do universo, assim como as leis biológicas e físicas. Na própria natureza vemos estes ciclos. Por exemplo, se comer muita porcaria pode ser que acabe vomitando, pois o próprio organismo vai se auto regular tentando se livrar dos excessos.

Estes dias conversando com um amigo em uma volta no parque estávamos discutindo sobre o preço do ouro e o que pode acontecer. Ele virou pra mim e disse. “VAI TER UMA CATÁSTROFE E TUDO VAI DESPENCAR?”.

Via a cara de PÂNICO dele e a palidez e imagino que seus batimentos cardíacos estavam a mais de 120 bpm e meio que perdendo os sentidos. O que percebi que o problema dele era simplesmente a forma que estava interpretando a realidade. Na minha opinião a psicicologia é tudo e nosso estado mental é chave para o sucesso em trading, pois isto é o filtro de como lemos a realidade a nossa volta.

Parei por 10 segundos depois que ele disse isto e respondi. “Eu não acredito que tudo vai despencar como está dizendo. Não estou querendo dizer que não é provavel que a bolsa caia mais do que 50% em 2014. Entretanto, para mim eu só acredito numa catástrofe se um dia um meteoro atingir a terra, então vira o fim. Do contrario tudo vai ficar numa boa. Eu já vivi o suficiente e passei crises econômicas, já fui demitido duas vezes e minha vida sempre esteve melhor a cada vez que teve uma crise e oportunidades apareceram milagrosamente. Conclusão é se o dia do Armagedom não acontecer, tudo vai melhorar, não importa o quão ruim esteja.”

A grande questão para mim aqui é que saber história, geografia e biologia, pois isto me ajuda a ser uma pessoa otimista a conseguir enxergar um mundo melhor, mais prospero e mais eficiente a cada instante.

Isto me faz acreditar que somos criadores e podemos imaginar o impossível.

“Se podes?”, disse Jesus. ‘Tudo é possível àquele que crê’” Marcos 9:23

 Na virada do seculo 19 para o 20 o mundo era agrário e bem ineficiente e se concentrava em uma encruzilhada ecológica, algo parecido hoje?. Tinha uma grande preocupação que as florestas iriam acabar de tanto desmatamento para manter as lareiras queimando, que não haveria como produzir comida para uma população de 1 bilhão na época. Hoje somos 7 Bilhões em o cafe hoje é 5 vezes mais barato que era na década de 70 se descontarmos a inflação. E os cafeicultores ainda fazem lucro. Para mim isto se chama: MILAGRE.

Enfim, o mundo na virada do seculo 19 para o 20 foi de uma encruzilhada para uma transformação radical com a invenção de três industria: As ferrovias, o petróleo e do aço. Agora que você acha que criaram estas industrias?

Os otimistas ou os pessimistas?

A escolha é sua.

Você pode continuar a ver o copo meio vazio, mas sempre terá espaço para vê-lo como meio cheio. Assim, verá um  mundo melhor e dar asas a sua imaginação.

Desejo sucesso e muito otimismo.

Abraco

Vela.

 

Seja otimista

 

8 thoughts on “Porque sou um Otimista?

  1. Grande Pedro! Obrigado pelo post.

    Você mencionou áreas do conhecimento pelas quais você é “apaixonado”. Eu sempre gostei muito de História e Geografia, mas desde que descobri a Economia Austríaca eu mergulhei de cabeça no tema.

    Pode ser do seu interesse. Eles têm uma boa teoria sobre Ciclos Econômicos. Mises, Menger, Hayek…até o Peter Schiff 🙂

    Abraço.

    • Fala Joao,

      Com certeza gosto dos Austriacos Mises and Hayek. Nunca li nada diretamente mas indiretamente.

      Todos os traders geralmente sao Austriacos, mas com todo respeito a Keynes acho que ele eh mal interpretado.

      Abraco

      Vela

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *