Quebra do mercado de Bonds no Japão

Segundo a melhor apresentação que ja ouvi sobre o assunto de Vitalily Katsenelso, postado no meu blog, o Japão atingiu ja o ponto de não retorno. A economia japonesa atingiu estado de atitude kamikaze com espirito de bushido.

Resumindo a historia a população japonesa esta diminuindo. Desde 2000 a população economicamente ativa atingiu pico e vem decrescendo. Hoje cerca de quase 20%+ da população se encontra acima de 65 anos, na idade de se aposentar. Isto significa que o Japão estruturalmente esta diminuindo a arrecadacao e aumentando os gastos. O classico problema do deficit.

Isto ja vem ocorrendo há decadas e o Japão tem aguentado esta situação atravez da seguinte manobra. Tem mantido os juros baixissimos. Ja ouviu esta história? Praticamente zero desde o final da decada de noventa.

Assim, como o pagamento de juros é bem baixo o governos japones pode emprestar dinheiro e aumentar a divida sem que o pagamento de juros seja um encargo muito grande.

O principal detentor da divida publica japonesa é a própria população que é bem conservadora patriota e poupa relativament mais que a media mundial. Entretanto, devido ao problema estrutural, mencionado acima, tem sido cada vez mais dificil de continuar neste esquema, pois o governo esta perdendo pessoas geradores de renda para manter o esquema.

O que tenho percebido é que o Yen tem se fortalecido muito nos ultimos 2 anos atingindo niveis recordes em relação ao dolar americano. Acho que isto está sendo causado por duas questões.

O trade USD/YEN é o famoso carry trade de diferenciais altos de taxas de juros onde a moeda com juros maires é comprada e a com juros menores vendida. Isto era uma coisa benefica para o Japao, pois os juros baixos tambem enfraquecia a moeda japonesa ajudando a economia que é forte exportadora de produtos de alto valor agregado.

Entretanto, com a queda dos juros no mercado americano este trade passou a não ser muito interessante e hoje é possivel realizar o trade utilizando dolares que é uma moeda mais liquida.

Alem disto hoje o diferencial de juros de duas economias onde os juros já sao ZERO… é ZERO. Assim a demanda pelo long trade USD/YEN diminuiu fazendo com que o YEN se apreciasse e isto so atrapalha ainda mais o quadro japones, pois com o YEN forte fica mais difícil para o Japão exportar seus produtos pra gerar receita e financiar seu deficit.

Para agravar a situacao, a capacidade do Japão se financiar internamente esta se esgotando e o governos japones tera que inevitavelmente emprestar dinheiro fora do pais, onde as taxas de juros são mais altas o que sinaliza um aumento nas taxas de juros japoneses. Isto num primeiro momento fortalece o YEN, mas por outro lado torna a manutenção do esquema insustentável.

Outro fator é que o Japão é um dos principais detentores de divida nos EUA (US treasuries) e o desespero que ajudar as financas japonesas esta fazendo o Yen se fortalecer ainda mais com a repatriação do dinheiro japones. Isto é vendendo dolar e comprando YEN. Sem falar nos efeitos do Tsunami de Março de 2011 que esta fazendo a repatriação de capital se acentuar. E mais um fator ainda é que os Japoneses vendem ativos pra combater as forcas deflacionarias criadas por este ciclo vicioso de juros baixos e divida alta.

Para finalizar a questão do problemas japoneses vale comentar a relação da Japão com uma provavel quebra na China, comentado no ultimo post.

O Japão no final da decada de 80 teve uma crise imobiliária que se parece um pouco com a Chinesa no quesito destruição de capital. Na epoca como o japão cresceu muito e expandiu absurdamente sua capacidade produtiva, muito parecido que acontece com a China hoje. O Japao tambem passou por um momento de distruição de capital e como toda destruição de capital mais cedo ou mais tarde mostra a realidade o Japão despencou. As propriedades japonesas cairam 70% e hoje 20 anos depois esta no mesmo lugar e nunca voltou aos niveis absurdos anteriores. Neste 20 anos o Japão passa por uma deflação cronica coisa que os EUA pode passar, ou pode ser que tome o rumo da inflação como já discuti.

Aonde eu quero chegar com o meu raciocinio é que com a queda do mercado imobiliario Japones em 1989 a capacidade excessiva foi imensa na area de constução, principalmente na area de aço e hoje estas empresas exportam capacidade ociosa para a China que estão indo bem ate aqui. Para complicar as empresas japonesas se beneficiam do juros baixos no Japao e estao bem endividadas. Assim, quando uma crise absurda na China acontecer os CDS (credit defaut swaps) das empresas japonesas vao explodir e o famoso trade Short Japan que todo o Hedge Fund manager tentou fazer um dia e alguns quebrarm tentando vai comecar a funcionar.

Huge Hendry é um que esta apostando nisto e explicou bem numa entrevista que deu em um painel pra LSE (London School of Economics)

1 Comment

Filed under Fundamentos, Reflexão, The Big Picture

One Response to Quebra do mercado de Bonds no Japão

  1. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

Leave a Reply