Quebra do mercado imobiliario Chines

Jim Chanos é um famoso short seller que esta apostando varias fichas na quebra do mercado imobiliario Chines. Principalmente no mercado comercial.

“Tem hoje 30 bilhoes de pes quadrados no mercado. Isto significa um cubiculo de 5×5 para cada pessoa na China” Jim Chanos.

Só esta estatistica já é de arrepiar os cabelos. Principalmente paises dependentes da China como a Australia e Brasil que exportam quase todo o minerio de ferro para a China.

O absurdo que aconteceu no crescimento da China foi tamanho que podemos dizer que é crescimento em esteroides. Isto só é possivel porque a economia lá não é de mercado, mas é incentivada pelo governo que dita o quanto que o país deve crescer. Quando deu a crise em 2008 a China embarcou no maior programa de incentivo do mundo em termos relativos ao PIB. Foram 14% que da cerca de 750 bilhoes de dolares americanos de estimulos.

O que é mais preocupante é que a grande parcela de investimento foi para a construção e infra estrutura que num primeiro momento gera PIB, mas como a infra estrutura nao gera fluxo de caixa o dinheiro acaba sendo como jogado no lixo ou na linguagem financeira o capital foi destruido, pois nao tem retorno nenhum ou esta abaixo do custo de capital.

Hoje já existem sinais fortes que esta quebra esta ocorrendo, mas estao tentando a qualquer custo esconder isto.

Atualmente a situação na Europa tem sido uma forma de “distrair”a atenção no que é mais importante. A situação na Europa com certeza diretamente esta ligado ao agravamento da situação na China pelo simples fato da Europa ser um grande cliente da China e as economias são co-dependentes. Assim um agravamento na Europa so vem a acelerar o que já ocorre na China.

1 Comment

Filed under Fundamentos, Reflexão, The Big Picture

One Response to Quebra do mercado imobiliario Chines

  1. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

Leave a Reply