Vantagens de ser um Trend Follower

“Ride the tide of falsehood and get out before the truth is known” George Soros

Retirado do meu diário de trade:

As grandes vantagens de ser um trend trader

1- Só um há trade lucrativo e ele é na direção da tendencia

2- É o único método de trading onde money management faz sentido em aplicar o axioma: Cut your losses short and let your profits run

3- É um sistema adaptativo e não está preso a nenhum vies, bull ou bear, mas apenas na direção da tendência

4- A única coisa importante a observar é o preço, pois somente preço paga

5- Olhar os fundamentos, apesar de importante, é opcional

6- Não existe bolha enquanto tiver momentum no mercado

7- O lucro acaba quando a tendência acaba. “The trend bends at the end”

8- Trend Following é flexivel a preferências pessoais, pois tendência é algo subjetivo e depende de métodos de amenização e.g. time frame

9- Te mantém humilde e respeitando o mercado, sabendo que aceitar perdas faz parte do processo de ganhar

10- Não exige saber o que vai acontecer no futuro para ser lucrativo no longo prazo

Abaixo a tendência de ouro no últimos 11 anos

11 Comments

Filed under Reflexão

11 Responses to Vantagens de ser um Trend Follower

  1. Acho que a maior vantagem do TF é a humildade que ela desenvolve no trader. Você passa a encarar o mercado igual o mar: não tem como você desafiá-lo. Você simplesmente espera a melhor onda, e surfa até o fim.

    O trader não precisa (e geralmente não tem) capacidade de vencer o mercado consistentemente, no sentido de prevê-lo.

    Além de tudo, é um approach (o TF) que estimula a disciplina, o trabalho de formiguinha. É nesse método que o position sizing tem a maior importância.

    Enfim, sou fã. Agora o homework é desenvolver um método que se adequa perfeitamente a você, aos seus objetivos e crenças. Mas algo que estou percebendo é que não adianta esperar ter 100% de certeza num método antes de colocá-lo em prática…. certeza absoluta no método, só quando o dinheiro real está em jogo.

    • Oi Joao,

      Sobre 100% de certeza eu acho que trading system serve pra testar feeling e gerar disciplina. Segundo Ed Seykota sistema eh um pacto que vc faz entre vc e o mercado.

      Entretanto, eu acredito que pra melhorar desempenho os melhores traders sao rules base discrecionary que tem uma nocao estatistica do resultado do sistema e quais eh a probabilidade de sucesso. Explico bem isto no post tipos de trade.

      Atualmente eu sigo sistema para desenvolver minha disciplina e aprender a ganhar horas grafico. Minha meta eh desenvolver um metodo Macro Trader que operar tendencias macro economicas com um certo grau de discrecao, mas ate la eu preciso d emais horas grafico e horas trade.

      Outra coisa eh que geralente sistemas de trending following o acerto gira em torno de 30-40% dos trades o que deixa o trader bem esperto e cortando as perdas RAPIDO e tendo que deixar o lucro fluir.

      Boa sorte

      Abraco

      Vela

  2. Ah, mas gráfico mensal (ou semanal) não vale 😛

    Já teve vários stops em todos os sistemas de trendfollowing no ouro nos diários. Então, a não ser que você seja o Ron Paul, dá pra aproveitar muito bem o movimento, mas não 100%.

    Agora, porque postou a imagem Vela? Pretende operar ouro aí na Austrália?

    • Fala Hugo,

      Na verdade eu nao ia postar nenhuma imagem, mas como o post ficou meio pequeno e ia ficar meio vazio eu resolvi colocar o grafico do ouro como algo provocativo… e tambem para fazer referencia ao quote do George Soros. Tipo quis dar uma conotacao mais irreverente.

      EU coloco minha opiniao sobre operar ouro no post: Ouro vai bater USD 5000 onca troy?

      Acho que no momento ouro esta numa fase BEM volatil e acho que dificil operar. Principalamente no longo a nao ser que for um trade bem experiente. Entretanto dado a conjuntura de divida e impressao de dinheiro acho bom acumular um pouco nas correcoes. Confesso que comprei um pouco no futuro neste ultimo break de 1700. Tipo um trade totalmente discrecionario, mas como um pequeno seguro

  3. Um dos grandes desafios é saber onde terminou a tendência, ou seja , aonde é a saída do meu trade ? Muito dificil. Geralmente você vai ter que devolver muito do lucro para perceber que a tendência está se esgotando. Haja disciplina. Eu já tentei desenvolver alguns sistemas seguidores de tendência em gráficos diários, mas os resultados não foram satisfatórios.

    abs

    • Fala Denadai,

      Isto eh um coisa que tem sido um desafio de seguir a questao de deixar o lucro fluir. Eu fiz um estudo do meu sistema de MFA (Maximum favor excursion) e percebo que o trade devolve em media 0.5 a 1R (medido em risco). Eh duro eh duro devolver 50% do lucro, mas aquela velha historia. Se colocar um alvo ai o resultado do back test muda e o sistema nao fica tao bom e o sistema acaba dependendo daquelas grandes vencedores que eh cerca de 10-15% dos trades… como disse haja disciplina.

      Falado isto. Vc tem distemas de TF que usa preco alvo? OU a saida eh somente em Stop?

  4. visotakyju

    Eu tb tenho interesse na resposta, roberto.

    Para acrescentar à discussão, um amigo meu disse que prefere usar targets no sistema dele (TF) porque isso reduz a volatilidade da curva de crescimento. Ele prefere um rendimento mais constante, mesmo que seja um pouco menor.

    Eu pessoalmente acredito que hoje a própria natureza volátil dos preços força o TF a adotar um dos extremos (como disse o Richard Dennis): trades muito curtos ou muito longos. A época das grandes e robustas tendências, até mesmo frequentes, parece que não voltará.

    Assim, nas minhas buscas descobri um trader que pode ajudar nessa questão com as suas ideias. É o Chuck LeBeau. Ele trabalha muito bem a parte de saídas, envolvendo ATR, ADX e SAR. Recomendo a leitura dos boletins que ele fez ao pessoal do site dele.

  5. Fala,

    Eu tenho dois modelos que eu trabalho com preço alvo. Mas é para tendências de curto prazo, fico na operação 2 ou 3 dias. A saída com preço alvo é muito melhor do que sair quando você percebe que a tendência está mudando.

    Faz anos que tento desenvolver uma saida usando um trailing stop, mas a saida com target sempre é melhor do que com trailing

    abs

  6. Roberto,

    Para short de curto prazo eu ja cheguei a conclusao que com alvo eh melhor o resultado e tenho usado alvo. Ja no longo achei melhor o traling, mas o periodo no trade eh de 5 a 15 dias com vencedor. O short de 1 a 5 dias… se demorar mais que 5 pra bater o alvo no short pode sair que eh quase certeza que o stop vem.

    Valeu

    Abraco

    Vela

  7. visotakyju

    então o fator tempo é muito importante…. mas na determinação de targets e mesmo do “tempo” não seria interessante adotar alguma estratégia adaptativa?

    não sei, mas acho esse conceito fascinante porque não se reduz a um valor arbitrário de target, mas àqueles do momento que vive o mercado.

    roberto, e em modelos de long term, também vale a pena o target? Pergunto-lhe pq nos livros eles sempre ressaltam que um sistema trend follower de longo prazo deve seguir até o final a tendência. Seria interessante a visão de quem já está no mercado.

    Aliás, li e gravei aquela sua entrevista ao fórum Investidor Agressivo, simplesmente demais! Rsrs, pelas simplicidade das respostas eu quase vi o Ed Seykota ali;

    Até a próxima, a todos.

  8. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

Leave a Reply