Uma revelacao surpreendente

Investi tempo depois do período fechado para balanço para re-testar meu sistema short e fazer uma analise caso operar long e short.

No começo fiquei bem empolgado com meu sistema long, mas logo que comecei a operar eu passei uma pessima sequência de perdedores (whipsaw) o que me tirou um pouco dos trilhos e resolvi dar uma re-analisada no Back Test, principalmente a parte de Drawdown (DD).

E ai que foi a minha revelação surpreendente. Mesmo que o sistema apresentasse uma relação CAR/MaxDD que me deixasse feliz eu cometi um erro de não dar uma olhada em quanto tempo o DD iria demorar caso entrasse em um e quantos trades demoraria pra sair do DD.

Apesar do DD maximo ser de apenas 5.66% com um position sizing de 1% do equity o pior DD demorou 443 dias corridos ou aproximadamente 14 meses. Sendo um sistema longo os piores DD ocorreram em bear markets. Sendo eles

13/03/2002 a 20/02/2003 – 352 dias

20/06/2008 a 2/07/2009- 442 dias

O primeiro DD durou 17 trades e o segundo 19. Sendo que o sistema Longo da em media 15 trades por ano ou um pouco mais de um trade por mes.

Entao depois de ter revisao o sistema short que estava com um problema de execução devido aos stops curtos que eram stopados no after market agora estou mais satisfeito com as regras ajustadas. O sistema “piorou” os resultados, mas a ideia aqui é usar o sistema em conjunto com o longo por dois motivos. Ter um colchão de hedge em bear markets para diminuir DD e duracao de DD e aumentar a frequência de trading para aumentar os juros compostos.

então aqui vai a analise de ter os sistemas sozinho ou combinado:

Agora para visualizar a curva de equity com um investimento hipotético de 10,000 como seria a curva.

Veja que os maximos DD em duração estão dentro dos retângulos.

Veja que o sistema short se comportou “bem” nos bear markets de 2001-2002 e de 2007-2008 e em periodos Bull ficou flat a caindo um pouco. Isto o porque do sistema operar um índice de ação (S&P 200 Australia) o que tem um “vies” Bull.

Lembro do Roberto ter comentado de ter um sistema short junto com o longo pra melhorar a performance total e é o que acontece no Back test.

Voltei a tradar com mais confiança os dois sistema com um controle de risco bem apertado (1% do equity) só pra voltar a ter confiança em no sistema e me conhecer melhor o quão aderente estou ao sistema.

Lógico que o intuito é ganhar dinheiro, mas quero focar muito mais no processo no momento de descoberta e auto-conhecimento, pois só serei um trader de sucesso o dia que descobrir o sistema que tem dentro de mim e se estou dispostos a sentir os sentimentos que vem com meu sistema que no fundo no fundo esta no meu DNA.

Neste intuito eu lanço o desafio de seguir 30 sinais de forma mecânica e vou postar no Twitter as ordens de entrada e ajustes diarios de trailing e profit target.

No momento estou em um trade longo que esta ganhando 1.2R e que teve uma MAE (Maximum Adverse Excursion) de 1.74R. Faz parte de ser trend following devolver pro mercado para deixar o lucro fluir.

Espero que me sigam no Twitter se querem saber meu trading journal enquanto ele acontece.

Ajusto minhas ordens e stop quando o mercado fecha por volta de 17h horario de Adelaide, Australia.

7 Comments

Filed under Psicologia de Trading, Trading Plan

7 Responses to Uma revelacao surpreendente

  1. Olá,

    Nos meus trading system, geralmente o desempenho melhor ficar por conta de operar vendido. Talvez porque geralmente as quedas são mais rápidas e bruscas, propiciando um stop bem menor de entrada. As altas geralmente tem muito zigue zague e demora bem mais para atingir o objetivo, e geralmente o stop tem que ser maior. Apenas algo que percebi na prática operando índices de ações

    O que eu acho que é ideal para que vc se sinta tranquilo, é operar pequeno. O tamanho da posição tem uma influencia gigante no psicologico.

    Operar um sistema no qual cada perda é 1 dólar é muito fácil. Agora operar um sistema no qual cada perda é 10 mil dólares é bem diferente.

    Por isso, começe pequeno, e vá aumentando aos poucos o tamanho do lote

    Abraços

    • Fala Roberto.

      No meu sistema tambem os stops do short sao mais curtos e o trade tem objetivo. A duracao eh de 1 a 4 dias. Os trades longos perdedores tambem duram bem pouco 1 a 4 dias, mas os vencedores duram de 5 a 20 dias. A velha historia do let your profits run que eh tao dificil quanto cut your losses. Atualmente estou num long vencedor e deu uma parada…
      Eu estou numa fase de condicionamento psicologico e tecnico e estou fazendo exatamente isto neste exercicio de 30 trades. Estou operando BEM pequeno. Algo nao tao pequeno pra nao dar importancia, mas nao tao grande pra ficar sem sono a noite. Eu peguei 10% do meu capital e estou ariscando 1% disto por trade. Ou seja, neste teste estou tratando 0.1% do meu capital por trade. A ideia eh quando estiver melhor eu posso pegar 20-30% do capital e aumentar o risco aos poucos assim que vou ganhando experiencia. E no paralelo continuo minha pesquisa de sistemas e conhecimento interior. Acho essencial operar pra se conhecer melhor. Valou por contribuir.

      Abraco

      Vela

  2. Anderson

    oi Vela, como vai?
    Como vai indo o seu exercício, fez quantos trades? Conseguindo seguir religiosamente as regras do sistema?

    Mais de 440 dias, ou seja, mais de um ano de DD. Isso é muita coisa, e me recorda do que o Peter Brandt disse no seu livro, que terão dias, meses e até anos ruins.
    Para alguém que vive só de trade, tem que ter muito estômago pra passar um ano tomando paulada e continuar no jogo, aí vem a grande importancia de adequar o TS à nossa personalidade.

    Abraço e bons trades!
    Anderson.

    • Ola Anderson,

      Tudo joia

      Cara estou seguindo meu sistema… nao tao religiosamente como queria, mas a maioria do sinais estou tomando… confesso que as vezes da uma fraqueza :-), mas so operando com dinheiro de verdade pra realmente seguir. Como estou com uma posicao bem pequena… a minima possivel esta sendo mais facil… mas mesmo assim as vezes o ego abala.

      Acho que uma analogia boa eh a questao de condicionamento fisico. Pra quem esta fora de forma e quer correr uma maratona… eh preciso primeiro correr 5km… treinar treinar… e esta fase estou me exercitando… aprendendo sobre o mercado e o mais importante sobre mim mesmo.

      Abraco
      Vela

      • Anderson

        Boa analogia, o negócio é prática e experiência mesmo!

        Como assim não tais seguindo tão religiosamente? Não sente confiança de entrar em todos os sinais, ou tais calibrando o sistema?
        As vezes conforme se vai trabalhando com o TS, percebe-se a necessidade de alguns ajustes.

        Quanto as posições, tais aumentando aos poucos para ir se habituando com um volume maior, ou por enquanto vais continuar com 10%?

        Abraço!
        Anderson.

        • Fala Anderson,

          Cara a maioria dos sinais eu tomo sim e vou ate o final… mas com o movimento do mercado vc acaba tendo fraquezas. Eu gerealmente quebro a regra quando quero cortar a perda e sinto que meu stop sera tocado…

          Quando voltei a operar meu sistema deu sorte e peguei os 4 primeiros trades vencedores e depois peguei 3 perdedores na sequencia e ai cometi 2 erros de nao seguir regras e me ferrei. Tipo parte psicologica a ser seguida. No momento estou num vencedor short e estou firme e forte na regra…

          Com certeza acho que o sistema tem que com o tempo ser aperfeicoado de tempos em tempos a medida que vai ganhando mais feeling do comportamento do mercado e percedo maneiras de ganhar dinheiro e o sistema eh uma forma de estruturar/sistematizar a identificacao desta oportunidade. No geral acho que o sistema ajuda em desenvolver a disciplina, principalmente no comeco… eu as vezes nao consegui colocar um trade que nao seja que o sistema da… mas ironicamente quando estou num trade as vezes sou fortemente tentado a nao segui-lo ate que o sistema diga dentro ou fora..

  3. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

Leave a Reply