Em busca de auto conhecimento

Terminei hoje a leitura do quarto e final livro que escolhi para ler no meu período “sabatico” de trading.

The Inner voice of Trading, Michael Martin.

Clip: http://martinkronicle.com/wp-content/uploads/2011/08/frontIVT.jpg

O que me interessou pelo autor foi o fato dele ser um discípulo de Ed Seykota e ter um blog que discute trading e commodities. Como tenho interesse nas duas coisas eu comecei a segui-lo no Twitter e ler o seu blog que tem um excelente conteúdo, principalmente as entrevistas de podcast, que alias ouvi todas e recomendo.

Falando em Twitter POR FAVOR me sigam no Twitter. Tenho somente dois seguidores sendo que um é picareta.

Achei que o livro do  Martin fechou este meu momento de reflexão com chave de ouro.

O livro em si não acrescentou nada que ja não soubesse, mas o mais importante de tudo é entender a jornada de um trader no contexto do que se passa pela minha cabeca. E também é importante a leitura do livro dentro de um contexto. As vezes o momento que voce passa o livro não seja adequado, mas pra mim caiu como uma luva e o momento nao poderia ser mais oportuno.

Novamente são conceitos simples e que acredite se quiser só funcionam se são seguidos com disciplina.

O resumao do livro pra mim foi o autor bater na tecla de MANTER SUAS PERDAS pequenas e isto se traduz em GERENCIAMENTO de RISCO.

Mas mais do que manter as perdas pequenas é entender as implicações e impacto emocional de tomar VARIAS e ABUNDANTES perdas. E neste ponto o autor dedica um capitulo que fala em se render para o mercado e admitir que tem um ponto em que temos que transferir o risco para outros traders, caso contrario iremos destruir nosso capital enquanto mantemos nosso ego intacto.

Na ultima pagina do livro tem uma paragrafo que explica bem o que o autor fala exaustivamente. CUT YOUR LOSSES, CUT YOUR LOSSES. Sem brincadeira das 166 paginas acho que deve ter a palavra CUT YOU LOSSES ou MANTAIN YOUR LOSSES SMALL uma vez a cada duas paginas.

Parafraseando o paragrafo em português ele é assim: “se voce quer ter a chance de tentar crescer consistentemente o seu capital no longo prazo voce tem que aceitar os sentimentos que vem com a inevitável queda do seu capital no processo”

Sem bichisse aqui, como diz o Hugo, o X da questão aqui é que tradar é PHODA por causa das perdas. Se nao fosse por causa das perdas seria FACIL tradar.

Desde que comecei a estudar o assunto e depois quando comecei a desenvolver sistemas e colocar dinheiro real na reta a parte mais difícil é aceitar as perdas e o fato de admitir estar errado em suas analises e que o trade que achou que fosse dar certo deu errado. E dizer que trade sistemático elimina o emocional. BULL SHIT. Vai tradar voce pra ver.

Nesta hora que vem a grande verdade sobre trade: CUT YOUR LOSSES. Essa é a parte mais importante. Neste ponto o livro fez bem pra mim por ter insistido muito.

A única coisa comum a todos os trades independente do método, time frame, instrumento etc… é GERENCIAMENTO de RISCO.

Como falar em EXAUSTAO é necessario para entender um conceito vou lembrar do Paul Tudor Jones que quando entrevistado no documentario Trader de 1987 ele diz que acoisa que mais o preocupa é em não perder dinheiro. E isso quem esta falando é alguem que teve múltiplos anos de 100%+ de rendimento na época.

Ed Seykota em sua entrevista em Market Wizard diz que as tres coisas mais importantes é Cut your losses, Cut your losses and Cut your losses.

Se pegar TODOS os Market Wizards ele falam que honrar stops e cortar as perdas é a parte mais importante que TODOS tem em comum.

É altamente anti natural admitir que se esta errado. Por isso muitos de voces estao aqui lendo o meu blog pra ver se tem alguma dica de qual é o melhor momento de entrar na bolsa e o que fazer agora que o mercado esta caindo, mas a melhor “dica” que eu posso te dar é: CUT YOUR LOSSES, admita o seu erro e nao tente ser um heroi, como diz Tudor Jones.

Nao comentei aqui no blog, mas li um livro do Larry Willians ha uns meses atras. O Long Term Secrets of Short Term Trading. Recomendo a leitura. Bons insights tecnicos na parte grafica, sistemas e tambem a parte psicologica.

Uma das coisas que me marcou no livro foi quando Larry falou sobre perdas e como ele encara a questao.

Larry Willians diz que toda vez que ele coloca um trade e estabelece um stop ele JA CONSIDERA aquele dinheiro como um dinheiro que SE FOI. Tipo se arriscou 1% ele ja esta 1% down quando coloca o trade. Assim ele sabe que o trade dali em diante so tem up side. Eu achei que foi e MELHOR parte do livro. Um verdeiro AHA!

Confesso que a parte mais importante em adquirir a habilidade de tomar as perdas é nao tentar lutar com os sentimentos que vem com a perda, pois como Ed Seykota diz em sua metodologian de psicologica Trading Tribe Process® que os sentimentos tem intencoes positivas e  uma das intencoes positivas do medo é o gerenciamento de risco. Caso voce tentar ser heroi e dizer que nao tem medo o seu sub consciente vai fazer seu sistema ter uma perda GIGANTE para que seu consciente entenda a necessidade de ter gerenciamento de risco. E citanto a frase mais famosa de Seykota em Market Wizards “Everyone get what they want from the market… some wants to lose”

Neste sentido do livro do Martin tem me colocado no caminho certo para ser bem sucedido como trader e focar no que é importante acho que foi um dos melhores livros que ja li na minha jornada e busca por clareza e conhecimento interior.

Em suma conhecimento tecnico, apesar de importante, não vai te fazer bem sucedido, mas sim o quanto voce conhece de si mesmo.

Outro ponto que o livro bate bastante na tecla que voce somente sera bem sucedido como trader quando conseguir alinhar conhecimento interior e seu sistema de trading. Quando isto acontecer a parte de execucao sera sem esforco e hesitação.

Isto me fez re-ler um capitulo do livro Trading Tribe de Seykota quando ele fala do modelo de trading que usa para os membros das tribos. La ele diz que “ O trader que quer ser bem sucedido deve ter a curiosidade intelectual e a honestidade de desenvolver um sistema de trading lucrativo e ter a disciplina e vontade interior de segui-lo”.

Logico que isto nao é um processo simples, mas uma jornada que ele coloca em 5 passos. Como se fosse um processo continuo de descoberta interior, sendo

1-      Definição: Parte de trabalho de conhecimento interno e definição de qual é o seu provavel sistema baseado em seu feeling. Esta é a parte “discrecionaria” do seu sistema onde vai escolher suas preferencias como, time frame, frequencia, mercado, volatilidade, apetite por risco e etc. Isto depende da personalidade de cada um

2-      Teste: A parte onde vai testar se a sua intuição seria lucrativa na pratica. Neste ponto voce tem que ser honesto com voce mesmo e verificar se seu feeling é lucrativo ou é uma bosta. Neste caso precisa mais trabalho de pesquisa e trabalho interior para achar algo que esteja satisfeito e que tenha a ver com sua personalidade

3-      Trade: Esta parte é a parte de implementação onde o que tem que fazer é puxar a p… do gatinho e STICK to the System.

4-      Variation Report: Esta parte é quando tem que avaliar sua stick-to-itiviness, ou seja, o quao esta seguindo as suas regras.

5-      Reavaliação:  Este é um processo de onde tem que ter uma possivel correção de curso. Se a variacao de reporte é  menor do que 95% voce deve buscar dois caminhos

  1. Revisitar o sistema e ajustar parametros a fim de criar algo seguivel segundo sua personalidade
  2. Trabalhar o psicologico e começar a seguir o sistema. Ai ele recomenda fazer uma “ terapia” em grupo e levar o assunto a sua trading tribe local.

Enfim quem quer ser um trader sistematico de sucesso tem que ter a intenção de passar por este processo. Esta é a licao de casa que tem que ser feita.

Passado então meu período de fechamento para balanço e busca interior vou me concentrar em teste de sistemas, estudar mais programação, re-ver os testes que ja fiz para voltar a tradar meus sistemas com mais conviccao, pois serão sistemas mais alinhados a minha personalidade.

Assim que sentir no coração eu posto aqui pra compartilhar minha jornada.

Mãos a obra.

Nota Importante: Este não é um site comercial e não tem o intuito de lucrar per se. Dou credito a Ed Seykota todo conteúdo citado do seu website  (http://www.seykota.com). The Trading Tribe FAQ site is copyright (c) Ed Seykota, 2003 – 2011. O artigo acima não pode ser em hipótese alguma considerado como uma recomendação de investimento. Velaepavio é apenas um blog de trading que me permite  compartilhar meus pensamentos e opiniões pessoais com o intuito de desenvolvimento pessoal e de quem estiver interessado a ler meus pensamentos que são opiniões pessoais. Velaepavio não é um agente de investimento registrado e autorizado a dar conselhos sobre investimento. O artigo não leva em consideração circunstancias financeiras pessoais dos leitores. Lembre-se que investir e operar no mercado é arriscado, podendo ocorrer perda significativa de capital num montante igual ou maior que o investimento inicial, caso instrumentos de alavancagem sejam usados. O artigo é propriedade intelectual de velaepavio e apesar de poder ser compartilhada livremente caso o uso for não comercial e com o consentimento do autor caso tenha interesse comercial, estando sujeita a leis de direitos autorais internacionais e locais.

9 Comments

Filed under Biblioteca, Jornada, Psicologia de Trading, Reflexão, Trading Plan

9 Responses to Em busca de auto conhecimento

  1. Otávio

    Sem dúvida, o gerenciamento de risco/capital deve ser questão basilar em um sistema de trading. Primeiro deve-se tentar não perder para depois pensar em ganhar… uma enorme diferença. É aqui que entram duas grandes correntes de traders, cuidado para vc não estar em uma delas: 1) Os que conseguem lucro acima do mercado, no entanto sem aplicar g. de risco adequado, podendo quebrar no primeiro DD mais sério que sobrevir. 2) Os que possuem g. de risco adequado, no entando a longo prazo fatalmente irão perder para o mercado, algo em torno proporcional ao risco mitigado.

    Simplesmente perfeita a exposição do Seykota, principalmente a regra número 2, que é exatamente o conceito que bato na tecla. Se não houver teste e estudo, é bem provável que você se torne desonesto intelectual (por ma-fé se vc for vendedor de livros/cursos ou imperícia/ignorância se for trader). E isto aumenta em 100% a probabilidade de vc incorrer nas duas situações que coloquei logo acima.

    Abs.
    Otávio

    • Grande Otavio e sua sabedoria.

      Cara qual o seu parametro de gerenciamento de risco.

      Poderia falar um pouco do seu modelo de position size e risco por trade.

      Tem muito a agregar pra mim e para o pessoal que le o Blog.

      Valeu

      Vela

  2. Olá Vela

    Muito bom o post, particularmente me identifico com voce, pelo fato de querer viver do trade, e nesse caminho tortuoso, descobrir os problemas que enfrentamos no dia-a-dia
    A pouco mais de 15 dias, iniciei as operações de meu sistema de trading, que foi desenvolvido e aprimorado ao longo de mais de 6 meses. Para minha surpresa, nos primeiros 5 dias de operação do mesmo, tive o maior stop diario de toda a minha base de backs. Apesar de abatido pelo prejuizo grande inicial, fiquei feliz por ter seguido fielmente o sistema. Passados mais alguns dias, o sistema voltou a lucrar, até o momento, estou com um ganho aproximado de 3%.
    O que voce foi dito, sobre nos conhecermos antes de operar, faz todo o sentido, pois depois de muita preparação encaro stops, como algo normal de uma estratégia, algo que não me afeta, não sinto remorso algum por encerar uma posição perdedora, pois sei que faz parte, e o que me fara ter sucesso no longo prazo é a disciplina em seguir esse plano.
    Obrigado por me ajudar nesse caminho, fico feliz de ter amigos, mesmo que virtuais, para compartilhar e ajudar nesse caminho.

    Grande abraço, Vela

    Ricardo

    • Fala Ricardo,

      Obrigado por compartilhar sua experiencia. Todos aqui sao beneficiados com isso principalmente sendo sincero como voce foi.

      Ed Seykota, e mais uma vez faco referencia a ele, diz que o nosso sistema eh um contrato que temos com o mercado. Se honrarmos o contrato lucrativo com certeza vira o lucro com o tempo. Disciplina e vontade de seguir o contrato eh essencial. Geralmente se vc ver se vc nao tivesse honrado os stops as perdas seriam BEM piores. Se o seu sistema for de TF tem que cortar as perdas rapido e dar respiro para o lucro fluir ate a tendencia terminar seja qual o parametro que deu para tendencia.

      Cara desejo que continue disciplinado e aprendendo com o seu sistema e aprimorando ao longo do tempo.

      Com o tempo a medida que for experimentando e sentindo o seu sistema e tudo que ele faz voce sentir a sua intuicao e o seu sinal sera a mesma coisa e voce estara o que chamam. IN THE ZONE ou ZERO POINT. Voce estara totamente no fluxo (in the flow). Este eh o meu objetivo e estou na jornada.

      Continue contribuindo.

  3. Vela – Muito bom teu post.
    destaco a seguinte frase:
    “se voce quer ter a chance de tentar crescer consistentemente o seu capital no longo prazo voce tem que aceitar os sentimentos que vem com a inevitável queda do seu capital no processo”

    forte abraço
    Carlos

    • Fala Carlos,

      Esta frase esta nos ultimos do paragrafo do livro do Martin. Sabes que ele eh um “tribalista”. Voce entende bem a linguagem sendo um Chefe ai em POA.

      Valeu por deixar sua contribuicao e por compartilhar seus pensamentos

      Abraco

      Vela

  4. Esse post deve ir pra lista dos melhores posts do blog!!!
    abraço,
    João.

  5. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

Leave a Reply