Brandt and Covel – Review

Dando prosseguimento ao meu post sobre fechamento para balanco.

Eu terminei a leitura de dois livros dos 4 que tenha na minha fila de leitura.

Nao quero aqui fazer resenha de livros e sem maiores delongas dizer se o livro é bom ou não, porque, e se vale a pena ler.

Sobre o livro do Peter Brandt, Diary of a professional commoditie trader: Achei o livro muito bom e desde já recomendo, principalmente se voce JA tem alguma experiência operando no mercado. Quando lê o livro vai tendo uma perspectiva e confirmação de como é a realidade dos ossos do ofício e que operar não é fácil e mexe DEMAIS com as emoções e ego.

Acho que pra mim a principal lição do livro foi quando ele sinceramente diz: “There will be losing days, there will be losing months and even losing YEARS”. Acho que neste momento que vem aquele pensamento. Seia realmente que quero ser um trader?

Lógico que ele nao quer dizer que ser trader é alguem  perdedor. O livro enfatiza que o objetivo é ganhar dinheiro no longo prazo, mas que períodos de draw down existem e podem ser longos e neste momento que os que acreditam na estratégia  e tem a força interna de continuar seguindo a estrategia robusta e lucrativa de longo prazo.

Por isso, Brandt enfatiza em seu livro que a coisa mais importante em trade é gerenciamento de risco, pois isto te manterá solvente em períodos de draw down mantendo firme na rota de lucros acima da media no longo prazo.

O estilo de trade do autor é discrecionario com regras. Basicamente Bradt tem varias chart patterns que ele opera com o objetivo de surfar a tendência, mas com alvos. Nesta estratégia tem a discricao de colocar um traling stop ou ser estopado no stop colocado na estrada. Isto porque ele diz que tem o tipo trade pop corn que no inicio vai na direcao da tendencia com um lucro razoavel e depois termina em preju.

A media historica de acerto do seu trade eh de cerca de 30% e o retorno composto dos ultimos 30 anos é de 68% ao ano. O pior DD foi de 30%. Ele faz questão de dizer, e isso mostra sua honestidade, que nos ultimos anos tem usado um terco da alavancagem que usava quando comecou a operar no final dos anos 70.

Alguem ai leu o livro do Brandt? Quer ler?

Sobre o livro Trend Commandments de Michael Covel: Em suma acho que Covel fez um EXCELENTE trabalho. Pra quem ja esta convencido que trend following é a estrategia que tem a ver ou que ja leu o primeiro livro do Covel (Trend Following) o livro nao tem muito a acrescentar como novidades sobre o assunto, mas mesmo assim recomento.

Pra quem ainda nao esta convencido eu NAO recomendo o livro, pois se ainda nao se convenceu lendo o primeiro o segundo vai te deixar mais nervoso ainda.

Gosto muito a irreverencia do Covel com os “cegos” que nao conseguem enxergar o conceito e estao atras de uma receita de trend following. Que pra mim nao existe.  Geralmente sao pessoas que tem a analise fundamentalista como uma vaca sagrada ou sao aqueles que sempre estao atras de uma opiniao sobre o futuro ou estao atras de um lucro rapido ou ate mesmo qualquer combinacao das anteriores.

Eu as vezes penso sobre o Covel que possa precer um pouco arrogante e ate tenho dividas que é um trade de tendencia, pois dificil com um ego muito grante. Já dei opinião que ele é um excelente pesquisador e alias o cara que mais sabe da história de trend following, mas não considero ele trader, mesmo que ele se intitule um. Acho que ele ganha dinheiro mais com os livros e os sistemas que ele vende, mais que tradando mesmo.

Eu acho que Trend following alem de uma estrategia de trade é mais uma filosofia que cada um adapta segundo a sua lente da realidade. Ed Seykota diz que tendencia é algo subjetivo e depende de que parametros sao usados para acentuar ou amenizar a tendencia.

Ja nao querendo decepcionar leitores Covel fala que o objetivo do Trend Commandments foi “re-escrever” trend following de uma forma mais digestivel, mais divertida e acessivel que seu primeiro livro. Nao tenho duvida que o objetivo foi atingido.

O livro é bem profundo no sentido que passa a essencia de trend following, mas é bem leve e fluido na leitura. Uma leitura facil e de uma sentada para aqueles que leem rapido. Eu li em tres sentadas neste final de semana. Apesar de 240 paginas acho que tirando os espacos em branco da umas 120 paginas. Poderia gastar menos papel se a formatação fosse menos espaçada.

Pra mim os MELHORES capitulos sao os 3 ultimos, principalmente o ORIGINS que conta a historia do trend following. Uma riqueza na narrative e uma BELA pesquisa realizada. O capitulo me inclina a ler alguns livros de analises tecnica classica que estao na minha lista e que tambem foi largamente citado no livro do Peter Brandt como as BIBLIAS da analise tecnica. Livros escritos nas decadas de 30 e 40.

Enfim, eu acho que os dois livros valem cada centavo que paguei e com certeza estara na minha lista de Biblioteca de trading que recomendo como leitura.

Eu tenho sim livros de trade que li e que nao gostei e inclusive parei no meio e dei pra alguem e alguns estao em uma caixa na minha garagem. Com certeza nao é o caso dos livros acima.

8 Comments

Filed under Biblioteca, Jornada, Reflexão

8 Responses to Brandt and Covel – Review

  1. Edilson Floriano dos Santos

    VeP,
    Posso fazer um sugestão? Talvez seja interessante rever o seu texto em relação à correção da grafia e mesmo da gramática. Como se trata de uma opinião escrita, documentada, acredito que seria importante escrever e depois, em outro momento, rever o que foi escrito, corrigindo eventuais enganos e melhorando. Mesmo que seja para um “mundo virtual”. No texto acima, por ex., acredito qie você tenha querido dizer “ossos do ofício”, mas saiu “ócios do ofício”.
    Eu gosto de ler a opinião das pessoas sobre livros que existem no mercado financeiro, em particular sobre o mercado de renda variável. A partir dessas opiniões e das minhas necessidades eu começo a fazer uma seleção do que poderia eventualemente comprar e ler (e estudar). No universo do que está publicado (que é imenso), existe muito pouca coisa que realmente acrescenta alguma coisa ao leitor. A maioria não acrescenta muita coisa (para ser generoso). Eu costumo dizer que existe muito “marreteiro” (aquele que faz trapaças, trapaceiro, vigarista) no mercado de ações. Gente falando de assunto que não tem pleno domínio ou que não tem formação sólida naquele assunto. Por isso, acho interessante conhecer a opinião dos leitores dos livros sobre o mercado de renda variável.

    • Fala Edilson,

      Agora respondendo o seu email com mais calma. Pode dar a sugestao que sentir no seu coracao. Desculpa os meus erros e corrijo sempre, mas logico nao eh minha prioridade corrigir erros de digitacao ou mesmo de portugues, mas vivendo e aprendendo. Inclusive errando se aprende melhor.

      Sobre livro eu recomendo comecar pelo livro do Van Tharp, trade your way to financial freedom. Pra mim foi ele que desencadeou a leitura de outros livros que falo no post: Minha Biblioteca de Trade, que alias eh um dos posts mais lidos no blog.
      Talvez vc nao tome o mesmo caminho que tomei e talvez vc desencadeie ler outros livros. Sou da opiniao que uma coisa vai puxando a outro. Eh um busca de conhecimento interior e vai da preferencia pessoal. O uso o blog pra contar esta jornada.

      Valeu por participar e continue ativo

      Abraco

      Vela

  2. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

  3. Vela, hoje me deu na telha ler o Diary, do Brandt, e eis que descubro outro livro dele, dos anos 90: Trading Commodity Futures with Classical Chart Patterns.

    O problema é que só tem 4 cópias dele, usadas, na amazon, por 700 (setecentos) dolares cada.

    Você ja ouviu falar desse livro?

    • Não.
      Eu tenho o clássico do Edward e magee. Que e bíblica de analise técnica dos anos. 40. Bem maus barato e lá tem tudo q precisa saber sobre o assunto.

  4. Olá Vela..Sobre esta questão da Análise técnica.

    Atualmente a tecnologia(internet, plataformas de trading acessíveis ao pequeno especulador etc..) têm viabilizado a criação de ferramentas de trading, ou de apoio a decisão em um volume, jamais visto acredito. Claro existe muita coisa cuja eficiência é discutivel, mas por outro existem ferramentas que melhoram bastante o desempenho de estratégias consagradas como o TREND FOLOWING, Filosofia a qual me filio.

    Na sua opinião até que ponto a aplicação de teorias um tanto subjetivas, na minha opinião, como a Teoria de DOW é valida atualmente?

    Desde já agradeço

    Abraços

    Marce lo

    • Fala Marcelo,

      Cara toda teoria de analise tecnica contanto que tenha uma motodologia que tenha a ver com sua personalidade e voce seja capaz de seguila CONSISTENTEMENTE e SEM HESITAR.

      Teorias como trend following sao boas, pois tem principios bons como cortar as perdas RAPIDO e deixar o Lucro fluir e logico a the trend is your friend, mas logico que se o trader nao estiver disposto a seguir o metodo ai tudo passa a perder o sentido.

      A teoria Dow tambem vale, mas na minha opiniao o perido de analise tecnica muito esoterica que quer acertar 100% das vezes… mora um grande perigo de dar espaco para o individua a se auto sabotar. Um dos meus traders preferidos Paul Tudor Jones usa ou pelo menos usou a teoria Dow e Elliot Wave muito bem e ficou trilhardario…

Leave a Reply