Fechado pra balanco

Caros leitores,

Quem acompanha o blog aqui sabe que sou 100% sincero com a minha jornada de trade. Sabe que no momento eu faço parte dos trades perdedores (uhauhauhahuauah) que esta em busca de ser um trader consistente e lucrativo e financeiramente independente.

Mesmo assim tenho alguns seguidores, que estão na mesmo jornada dos “perdedores” ou, acredito, e porque nao, que tem traders que ja sao vencedores e me seguem e contribuem aqui no blog e sinceramente tem me ajudado muito no meu desenvolvimento.

Comecei este ano o projeto desafio onde tradei um sistema de trend following longo e um sistema short de break out desenvolvidos por mim. Entretanto, como colocado no blog em alguns posts e comentários eu parei de tradar ambos e no momento estou fechado para balanco. 100% caixa. Acompanho o sistema mesmo assim e estou coma lição de casa de re-testar o short que teve alguns problemas de execução.

Tambem atualmente não estou tendo o tempo necessário que gostaria estar dedicando ao meu business plan de trading devido a ter outras prioridades mais importantes. Isto de certa forma tem atrasado eu finalmente atingir meus objetivos na minha carreira de trader.

Estou aproveitando no pouco tempo que sobre ler livro para relaxar. Como parte disto estou lendo alguns livros, de trading LOGICO, que tem me ajudado a voltar nos trilhos em breve. E voltar a  tradar com um estado de espirito mais calmo e de forma mais effortless.

Fiquei bem feliz que o Hugo voltou a escrever no Senho Mercado e re-ativou o Forum. Que recomendo que participem la. Eu estou la sempre dando meus pitacos. Valeu HUGAO!

Alem disto estou re-pensando meu estilo de trading que ainda esta se formando.

O que ja sei é que a minha praia é trend following, mais pendendo para ser tecnico/mecanico, mas logico sempre com uma visao macro para ajudar a identificar onde estao as melhores tendencias no mercado. Uma vez fiz o test do Van Tharp e pra mim deu Strategic Trader. E o modelo de trader usado como exemplo foi o Paul Tudor Jones II.

Jones, diz que analise tecnica é responsavel por metade de sua fortuna e analise fundamentalista pela outra metade, apesar de ter admitido que a analise tecnica é mais importante da duas.

Acho que me identifico com o trader estrategico porque eu tenho paixao trading e por macro economia e visão geo-politica, vide vários posts sobre visão macro que tenho postado aqui.

Como parte do meu tempo fechado pra balanço eu comprei uns livros pra ler que queria adicionar a minha biblioteca de trading

–          Diary of a professional commoditie trader, Peter Brandt

–          Trend Commandments, Michael Covel

–          Little Book of Trading, Michael Covel

–          Inner Voice of Trading, Michael Martin

Vou ler na ordem acima.

Atualmente estou terminando o livro do Peter Brandt e estou achando fenomenal. Nao que tenha alguma formula magica. Pelo contrario o livro, que é escrito por um trader de commoditie real e nao um Guru em Psicologia, coloca a verdadeira realidade do que éser um trader. Acaba com a “falacia” do sistema perfeito que acerta +50% e faz rios de dinheiro. Ele mostra  suas frustrações, dilemas e erros cometidos por falta de disciplina, paciência e por não seguir algumas vezes a risca sua metodologia.

Neste sentido o livro é muito humano e sincero e de certa forma tem me feito sentir menos mal com relação as dificuldades psicológicas que passei e momentos de hesitação quando operava o meu sistema.

Na sequência lerei os livros do Covel. Acho que Covel é um tremendo marqueteiro do Trend Following e diga se de passagem ele passa de forma brilhante o conceito filosófico de Trend Following, mas infelizmente não passa experiência como trader que na verdade nao é um. Por isto neste sentido o livro do Brandt é mais util.

Sobre o Michael Martin é um cara que descobri quando pesquisando sobre o Ed Seykota.

Ed Seykota é um dos mentores do Michael que tem um site bem legal que recomendo. Martin Kronicles. Eu tenho ultimamente devorado o blog dele que tem bastante coisa interessante. Principalmente se voce é um cara que gosta de commodity. Eu ouvi TODOS os podcasts do site e recomendo. Tem muita informacao ali pra quem é apaixonado por trading em geral.

Este é um posto sé pra dar uma atualizacao na minha jornada e o que esta se passando no momento.

Hoje mesmo minha esposa disse quão importante é ter um objetivo claro para alguem atingi-los. Mesmo uma pequena to do list ja ajuda em conseguir as coisas feitas.

Pra mim o mais importantes para qualquer um atingir objetivos altos é ter CLAREZA do que se quer. Eu estou neste processo de definir com CLAREZA o que realmente quero com trading. Eu acredito que tenho que colocar isto em um business plan e seguir a p… do business plan.

As vezes da aquele sentimento que estou perdendo movimentos no mercado atual. Logico que é facil de falar com o beneficio da percepção tardia, mas melhor estar fora com a mente limpa do que dentro coma mente não clara.

O senhor mercado sempre estará la pra oportunidades, mas um tem que ter a estrutura para operar no mercado de forma clara.

Como bem colocado por Ed Seykota: “the focus should be on the process of achieving your goals, not on the goal itself”

agradeço a participação e apoio de todos e por estar aqui compartilhando a minha e a sua jornada.

Forte Abraco

Vela

Clip: http://llipel.blogspot.com/2011/04/fechado-pra-balanco.html

13 thoughts on “Fechado pra balanco

  1. Olá Vela.

    Sempre leio seus posts, e sentirei falta de seus escritos, apesar de nunca ter comentado, sempre os li, e pude aproveitar alguma coisa. Tenho certeza de que encontrará o seu caminho como trader, pois nesse quesito, compartilho o mesmo sonho com voce =D.

    Grande abraço e obrigado por todo o conhecimento que compartilhou.

    Ricardo

      • Ok. Eu ainda não tenho esses livros, só o TrendFollowing mesmo. Aliás, ele fez até um documentário sobre a crise, acho que se chama Crash. Esse nome é o de um livro recomendado nos comentários do site SM.

        Mais uma dica de leitura, parece ser bom.

        • Fala Joao,

          Eu assisti o documentario. Se chama Broke. Interessante, mas mais um comentario sobre a crise. Ele faz bastante satira de como as pessoas sao nao educadas financeiramente e economicamente. Enfim ele eh um marqueteiro.

          Dos livros dele acho que o mais ligal eh o historia dos turtles. Trend FOllowing eh bom, mas a historia dos turtles contado por ele eh muito bom. Excelente.

          Assim que ler te falo o resultado

          Abraco

          Vela

  2. Olá,

    Realmente ser trader é uma filosofia de vida. Sempre que estamos fora do mercado temos aquele sensação que podemos fazer o certo e sermos vencedores. Quando começamos a operar e surgem as dificuldades, as perdas as dúvidas começam a pairar sobre nós.

    Eu sei que seguir o sistema não é algo fácil. Parece fácil na hora que estamos lendo nosso livro de trading na beira da piscina, mas na hora de puxar o gatilho na vida real as dúvidas, medos e inseguranças vem a tona.

    Outro detalhe importante, seguir 100% um modelo não é uma garantia de sucesso. Existem muitos modelos que são fracos, e farão o trader parar no meio do caminho.

    Um bom modelo tem que ser muito bem testado, muito bem elaborado e com uma visão bem abrangente do que poderá ocorrer no trading real, para sempre seguir em frente mesmo nos momentos mais difíceis. A confiança no modelo tem que ser 100%, caso contrário você não conseguirá segui-lo por muito tempo

    Um grande abraço e parabéns pelo blog

    • Fala Roberto,

      Falou e disse bem sabiamente. Mais facil falar do que fazer. Acho que uma coisa que ajuda, mas eh bem dificil e aceitar as perdas no mercado e que perder faz parte do processo de ganhar. Assim como para inspirar precisa expirar o ar primeiro.

      Valeu e continue contribuindo

      Abraco

      Vela

      • Confesso que esse post me decepcionou um pouco. Seria interessante vc especificar os motivos que o levaram a “fechar pra balanço”, conhecendo essa causa poderia haver melhor a troca de experiência. Segundo, percebe-se que ainda existem incertezas quanto a estratégia a ser adotada, coisa que parecia desde o início bem definida por você (trading mecanico).

        Na minha opinião de trader 100% sistematico, acredito que essa forma de trader realmente não é para qualquer um. Digo isto pq elaborar um sistema consistente e lucrativo a longo prazo é um PROCESSO e COMPLEXO, que poucos conseguem desenvolver e aplicar constantemente. Exige muita experiência e estudo. Não é um método receita de bolo bastando seguí-lo até o fim da vida. Na verdade o mercado muda e a partir de novos cenários e movimentos será forçosamente preciso fazer mudanças na estratégia para se adequar a estes movimentos experimentados, é aqui que poderão ocorrer perdas inesperadas (ou excedentes), mas é daqui também que se poderá evitar novas perdas.

        O mercado não se comportará como no passado, fato. ou de acordo com a amostra backtestada. Haverá os outliers, os desvios fora da média, a volatilidade, etc É nessas horas que veremos quem são os perdedores e quem são os vencedores. Entendendo que tudo isso é um processo necessário para que nosso sistema possa ir ficando cada vez mais robusto e PREDITIVO, forte no controle de risco. É isso que busco e é isso que me dá confiança, pois os resultados esperados vão sendo obtidos naturalmente frente a esta percepção e sua aplicação prática.

        Desejo-lhe sucesso.

        Att. Otávio

        • Fala Otavio,

          Gosto muito das suas participacoes aqui no blog. Concordo com tudo que disse. Eh um processo evolutivo e uma jornada. Desenvolver um sistema eh um passo. O proximo eh tradar o sistema e neste momento que comecamos a verdadeiramente conhecer a nos mesmos.

          Uma vez eu li que se vc quiser conhecer a si mesmo comece a jogar golf, pois eh um esporte que exige muito e exige muita concentracao e foco.

          Depois que comecei a tradar eu vejo que pode trocar a palavra golf por trading.

          Enfim vem aquela velha historia de que cada um cada um. Cada um tem uma jornada. Eu ainda nao cheguei la.

          Obrigado e continue participando.

          Abraco

          Vela

  3. Pingback: Brandt and Covel – Review « Velaepavio's Blog

  4. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *