You Shall Follow Thy System

“All I can say is if Paul Tudor Jones, Louis Bacon, and John Paulson can’t make money in this market, I bet you can’t either. Better to watch in awe from the sidelines and until the dust settles and let others do the bleeding.”

— Hedge fund trader John Thomas – Julho 2011

“Every trading system has two part: 1) The maths of the system 2) Your willingness to follow the maths” Ed Seykota

Estive ocupado bastante com outras prioridades e acabei que não escrevo no blog a tempo. Embora sempre entro aqui pra checar se tem algum comentário e monitorar o trafego. Ate tive uns papos com o Otavio nos comentários que sempre participa aqui.

Então, estou eu novamente escrevendo um post sobre o projeto desafio de seguir um sistema de trend following simples com regras sans que funcinam ao longo de décadas como:

–          Seguir o sistema

–          Cortar as perdas

–          Surfar os vencedores

–          Gerenciar risco

–          Arquivar a noticia (ignorar as noticias)

Posso dizer que o sistema em si tem gerado resultados como o esperado pelo Backtest (BT), mas nestas condições de mercado não tem sido fácil seguir e gerado algumas frustrações, mas estou aqui pra testemunhar que segui as regras quase 100% e compartilhar como tem sido a experiência e o que estou sentindo em implementar o projeto desafio.

Parentese que no momento que escrevo o DOW cai 500 pontos. E o meu sistema desde que comecou o colapso a uma semana diz pra eu ficar fora do mercado.

Quero deixar claro aqui que tradar não eh facil e demanda calma, vontade e controle emocional. E o um sistema simplesmente ajuda a colocar este objetivo em um processo. Digo que se sabe o que se deve fazer em momentos de tensao no mercado como esta semana.

Antes queria postar o gráfico de histograma das distribuições R do sistema.

Se nao gostar de histograma ou nao entender aqui segue a tabela que alimenta o grafico

Acho o post importante pra você que testa ou esta testando o seu sistema e esta feliz com os resultados do BT e quer implementar o sistema.  Talvez tenha o que compartilhar sobre suas experiências ou somente comentar e trocar ideias.

Um fato que tem sido um desafio em operar este sistema, como havia comentado nos posts anteriores, que seria um pouco mais difícil, é o fato de estar operando o indice cash futuro que é negociado 24h e o índice, do qual fiz o BT é negociado somente das 10h as 14h horario de Sydney. Eu não tenho a base de dados do indice operado 24h. 🙁

Este problema me causou perder alguns breaks por questão de 15 a 20 pontos, pelo fato de que grande parte do movimento no indice australiano ocorre durante a noite devidos a influencias dos mercados da Europa e dos EUA que ocorre quando o mercado aqui esta fechado. Devido a isto tinha uma dilema que era:

  • Ou colocar ordens somente de manha antes da abertura, mas o risco eh acabar entrando no trade “atrasado”, perdendo o GAP;
  • Ou colocar orderns depois do fechamento, correndo o risco de entrar em trades que nunca ocorreram na realidade ou feak out trades.

No inicio comecei a colocar orderns depois do fechamento, pois nao queria perder os breaks e estava sendo preenchido e saindo dos trades bem parecidos do que se pudesse operar o indice a vista em horario de pregao, mas tomei a decisao de no meio do caminho mudar esta regra e entrar somente de manha e por incrivel que pareca nos 2 trades vencedores e acabei entrando atrasado. 🙁

Antes de continuar escrevendo aqui, o motivo que fiz esta mudança é que comecei ao mesmo tempo operar um sistema short com um stop muito curto (25 pontos) e colocando os trades depois do fechamento eu estava sendo stopado por movimentos bruscos durante a noite que considero noise (barulho). Assim esta regra de colocar orderns antes da abertura faz sentido para o stops curtos, mas o meu sistema longo tinha um stop mais amplo de cerca de 90 a 100 pontos o que dificilmente ocorre durante a noite. Atualmente o ATR gira em torno de 50 pontos.

Mesmo assim confesso que fiquei com “medo” que isto ocorresse com o sistema longo e comecei a entrar ordens somente antes da abertura e acabei me dando “mal” como explicado acima.

Neste post quero focar na analise dos resultados do sistema longo, pois o short fica pra outro post.

Para entender melhor veja na tabela abaixo os trades out-of-sample gerados pela minha plataforma de back test e os trades executados por mim (REAL) que leva em conta splipage e problemas de execução como explicado acima.

Estou colocando estes dados para medir a minha disposicao de seguir realmente o sistema. Veja que estou medindo na ultima columa e minha eficiencia em seguir o sistema. A meta é atingir pelo menos 95% e no momento estou em 70%.

Acho que depois de 7 trades realizados da pra fazer uma analise se devo continuar operando o sistema ou parar. A analise que quero fazer é a seguinte segundo a matrix de decisao sobre continuar seguindo sistema.

Caso estiver seguindo o sistema e os resultados estao dentro dos parametros do BT eu nao preciso mudar nada e devo continuar seguindo, mesmo que o sistema esteja em um drawdown como esta atualmente.

Caso nao estiver seguindo as regras e o sistema esta aderante eu devo:

– trabalhar meu psicologico pra seguir a p… do sistema e aceitar os sentimentos que vem junto com o sistema

ou

– Mudar algum paramentro do sistema como por exemplo o tamanho da posicao para continuar a seguir o sistema

Somente devo parar completamente de tradar se os resultados estiverem fora do BT com uma significancia estatistica. Ai é um indicativo que o sistema esta quebrado. Ainda acho que o sistema esta robusto. Um questao é que as condicoes de mercado nao estao ideiais pra operar o sistema.

Dado que desde que comecei a operar o sistema a bolsa caiu -13.8% e o meu sistema estou perdendo apenas -2.6% eu operando e -2.0% o BT, sendo que no caso estou apenas arriscando 1% do meu capital ja é um bom indicativo da robusteza do sistema e dado a condicao atual que é um mercado bem volatil numa down trend como sugere a citacao acima. Sendo um sistema longo tendo trades vencedores em um mercado caindo isso me da confianca a continuar tradando o sistema. O meu intuito era um sistema de curto prazo de swing trade que ganhasse no mercado de lado ou subindo e ficasse fora em caidas bruscas como a que esta ocorrendo. Por enquanto estou cumprindo meus objetivos.

Dito isto acredito que tenho que ter um bom sistema short pra aproveitar mercados caindo, pois nao sabemos se o mercado caira mais ou subira daqui pra frente. Quero comentar ainda a pesquisa que fiz com relacao a sistemas short e os problemas que atualmente estou tendo em executar o sistema. Apesar do BT ser bom estou tendo dificuldades e algumas delas comentadas acima.

Voltando a falar do sistema longo, pelo BT o sistema longo que estou tradando sobreviveu bem bear markets ficando a curva de equity flat ou caindo bem pouco e fazendo grana em mercados de lado com swings consistentes, e em condicoes atuais chopy o sistema esta sobrevivendo e performando melhor que o mercado (buy and hold). Em mercados bull a performance foi muito boa.

Veja aqui a curva de equity do BT.

E tambem comparando com o XJO (instrumento operado) no eixo direito.

Veja que a bolsa subiu 3.7% ao ano e o sistema 20%.

O que esta me ajudando muito são as regras de gerenciamento de risco de estar tomando perdas RAPIDO e arriscando bem pouco por trade. Fazendo assim, a chance de quebrar, nula. E no negocio de trade sem dinheiro na conta… no trade.

A parte do sistema que fico mais p da vida é quando o trade chega a ganhar 1R+ e acaba saindo com um lucrinho magro que foi o caso dos dois ultimos trades. Parecia que o trade estava embalando e chegou a estar um deles 1,25R up e acabou com um magro 0.3R. Este é uma caracteristica de sistemas de trend following tem que a aprender a conviver com isto.

Veja um snapshot do indice que estou operando com os trades do BT. VEja que o mercado esta muito chopy (picado).

Terei o gosto de postar aqui quando conseguir pegar uma tendencia de jeito e surfar nela.

Segundo o mestre: “One good trend, stuck with, is worth more than a thousand optimal signals, missed.” Ed Seykota

 

Nota Importante: Este não é um site comercial e não tem o intuito de lucrar per se. Dou credito a Ed Seykota todo conteúdo citado do seu website  (http://www.seykota.com). The Trading Tribe FAQ site is copyright (c) Ed Seykota, 2003 – 2011. O artigo acima não pode ser em hipótese alguma considerado como uma recomendação de investimento. Velaepavio é apenas um blog de trading que me permite  compartilhar meus pensamentos e opiniões pessoais com o intuito de desenvolvimento pessoal e de quem estiver interessado a ler meus pensamentos que são opiniões pessoais. Velaepavio não é um agente de investimento registrado e autorizado a dar conselhos sobre investimento. O artigo não leva em consideração circunstancias financeiras pessoais dos leitores. Lembre-se que investir e operar no mercado é arriscado, podendo ocorrer perda significativa de capital num montante igual ou maior que o investimento inicial, caso instrumentos de alavancagem sejam usados. O artigo é propriedade intelectual de velaepavio e apesar de poder ser compartilhada livremente caso o uso for não comercial e com o consentimento do autor caso tenha interesse comercial, estando sujeita a leis de direitos autorais internacionais e locais.

17 Comments

Filed under Psicologia de Trading, Reflexão, Trading Plan

17 Responses to You Shall Follow Thy System

  1. Otávio

    Olá VeP,

    Post bastante narrativo. Percebi que você focou questões de execução e slippage. Me parece que há alguns aspectos subjetivos quanto ao critério de execução, vc precisa ver melhor isso. A principio também não é para haver diferença entre short ou long. Entendo que o unico parâmetro confiável que temos para tomar decisões de entrada é backtestando, e se adequar ao comportamento do instrumento com o index, além de estudar alguns dados como o expectancy (R) a partir das diferentes entradas. As vezes a gente acha que esta definindo o momento de entrada corretamente, mas depois quando vai ver a relação R/R o resultado é um lixo e nosso achismo cai por terra. Aconselho a vc arrumar a base de dados do ativo que vc opera para fazer os testes, qual eh o cod do instrumento quem sabe tenho aqui.

    A questão do slippage é complicada mesmo, a gente apanha muito no começo. Brokers incompententes com pessimo TI, plataformas com baixa latência, liquidez, etc… A gente tem q ir identificando os problemas para tentar ir eliminando cada um deles.

    Achei sua eficiência um pouco a baixo do esperado. Caso permaneça assim, vc vai precisar melhorar a execução ou então melhorar a performance do backtest assim terá uma margem de segurança. O equity curve parece com boa estabilidade e crescente, baixa correlação como Index, o que é muito bom.

    Realmente o mercado no diário não está bom para TF. Mercado lateralizado e com baixa volatilidade, ainda mais para você que não shorta, a correlação tende a ficar um pouco maior com o mercado. Com a volatilidade aumentando, as tendências virão seja de baixa ou de alta. Como o mais importante é perder pouco em mercado lateralizado acho que você está conseguindo o mais importante. É muito bom a gente não depender do mercado e tendo um bom sistema (é muito bom ver o comportamento dos investidores de valor e B&Holders nestas horas… hehehe). Melhor ainda vai ser quando vc começar shortar e lucrar quanto ou até mais que long ;- ) (eu lucro mais….)

    • Fala Otavio,

      Sempre bons e sabios comentarios.

      Deixa comentar seu comentario por partes, pois talvez alguns pontos nao ficaram claro no post.

      Eu “shorto” o mercado sim e atualmente com um sistema que opera com mesmo indice ASX200 (XJO), mas como disse estou com este problema de operar no CFD cash que eh operado 24h. No BT como o stop do short era muito curto eu acabei sendo muito wipsawed “sem necessidade”, mas ganhei grana. Como estou com estes problemas graves de execucao no short eu estou meio que operando menor e ainda testanto maneira de fazer a execucao mais viavel e realista com um stop que filtra noise.
      Inclusive ganhei grana com esta ultima queda da bolsa com 2 trades vencedores, mas o meu sistema tem profit target entao como o mercado caiu MUITO eu nao peguei todo o movimento.

      Nao quero aqui falar muito do short, pois ainda estou estudando e testando live. Queria focar no long que estou mais confiante, mas o mar nao ta pra peixe.

      Quanto a execucao nao sei se ficou claro. A questao eh que eu compro o break out com uma stop order so que tem vezes que o break acontece no overnight quando o mercado aqui esta fechado. Este eh o problema de execucao que tenho. Pra eliminar totalmente o problema eu preciso colocar uma order stop assim que o mercado fecha. Estou fazendo isto no momento. Toda vez que fiz isto nao perdi um trade com execucao quase 100% igual ao BT. O problema eh que dei uma amareladinha, mas agora voltei ao mode normal.
      O instrumento que opero eh muito liquido e quase nao tem slipage. O spread eh de 1p e sempre tenho fill no meu stop buy ou stop loss

      O codigo eh XJO e o CFD eles chamam ASX200. O produto eh OTC e nao vai ter em sua plataforma nem a pau.

      ABracao

      Vep

      • Otávio

        Olá VeP,

        A princípio não acho que deve haver diferença entre sistemas short e long, mas… Vc sabe que profit target vai de encontro com os axiomas de TF. A não ser que vc esteja integrando elementos de mean reversion no sistema short… No mais, aguardando seu post exclusivo sobre o sistema…

        Quanto a execução, no caso eu acho que realmente eh melhor entrar no breakout, até pq acredito que o CFD 24hs antecipa o a vista ou futuros. Como eu já comentei em outro post sugeri que vc pode definir outro stop (intraday) no caso de haver o falso break. Mas como eu sempre falo, tudo vai da estatística e sem a série histórica fica difícil inferir corretamente o que é melhor fazer (com isto é, com significância estatística).

        É, realmente difícil… acredito ser o 24hs indice cash CFD AUS 200 que vc opera (http://www.forexpros.com/indices/indices-cfds) O que é diferente do ASX200 indice futuro. Até em vendors está díficil de encontrar esse instrumento.

        Abraço.

        • Fala Otavio,

          Realmente este eh o intrumento o CFD. Eu opera pela IG Markets. Veja no comentario do mdbllbr sobre a assimatria do longo e short usando as mesmas regras.

          Absolutamente profit target eh CONTRA os Aximoas do TF. Eu quase nao estou dormindo por isso. Eh contra o Let your profits run. Pra mim um pecado capital, mas como no back test usando as regras do let your profits run como no long eh pior que a de profit target. Na verdade estou usando o momemtum da tendencia pra entrar no trade e sair quando no lucro medio deste tipo de tendencia que me da uma edge.

          Mas novamente leia a resposta para o mdbllbr que eu explico o que estou pensando como sistema short neste instrumento.

          Valeu pela suas participacoes que sao sempre uteis

          Abraco

          VEP

  2. mdbllbr

    Caro Valepavio,

    Acompanho o seu blog a algum tempo e fico contente em saber que você está operando de acordo com o sistema.
    Comprar break out de alta durante o mercado de baixa não será lucrativo como a distribuição de retornos e o BT sugere.
    Sugiro você usar vários sitemas complementares e administrar a posição de cada sistema de acordo com o retorno obtido.

    • Caro mdbllbr,

      Legal participar. Com certeza operar um sistema longo num mercado short nao me vai fazer dinheiro. Como demostrado no post, mas a ideia eh perder bem pouco ou estar fora do mercado. Por exemplo esta semana o sistema nao deu nenhum sinal. O mercado caiu 7.2% e o sistema estava em caixa. Eu opero o sistema short que ainda estou desenvolvendo e nao estou 100% feliz por problemas de execucao. Eu ganhei magros 2% no short esta semana, mas como pode ver no comentario do Otavio. O meu sistema tem profit target… que pela minha pesquisa eh a melhor estrategia para sistemas short de curto prazo neste instrumento.

      Valeu pelo comentario. Continue participando.

      • mdbllbr

        Caro Valepavio,

        Não vejo motivo para o sistema long e short não ser simetrico. O problema de ser wipsawed “sem necessidade” é normal. Para resolver este problema é preciso começar com uma posição pequena e aumenta-la a medida que o lucro cresce e utilizar trailling stop para travar o lucro. Observe o número de vezes que você é wipsawed e o número de vezes que o trade alcança o seu primeiro profit target. Após alcançar o primeiro profit target você pode aumentar a posição e colocar um trailling stop para proteger o lucro obtido na primeira
        posição e colocar um stop loss curto na posição nova. Você estabelece o segundo profit target para aumentar a posição gradualmente caso o mercado seja favoravel.

        Você aumenta a sua posição de acordo a medida que a probabilidade do mercado ser favoravel aumenta.

        Outra sugestão é aprender a fazer o hedge das suas posções no mercado de NY utilizando o mercado de câmbio AUD/USD e o ETF EWA caso você não consiga operar o futuro de ASX200 na bolsa de Sydney durante a noite (você pode operar o futuro de ASX200 24Horas).

        No mercado atual você precisa operar pelo menos a abertura do mercado europeu e americano.

        • Caro mdbllbr,

          Cara as suas sugestoes sao exatamente o que passa pela minha cabeca. Sobre a assimetria usando as mesmas regras de break out e trailing que deu lucro no longo… NO short o sistema nao da lucro. Na verdade fica um sistema ate pouco lucrativo, mas nao gostei dos parametros e resultados do BT. A minha teoria é que volatilidade crescente e decrescente eh inversamente proporcional em tendencia de alta e de baixa. Exemplo. Numa tendencia de alta o mercado diminui a voltatilidade quando ela comeca e aumenta quando ela terminha. E na tendencia de baixa eh exatamente o contrario por isso o trailing stop funcina bem melhor numa tendencia de alta e numa tendencia de baixa o profit target caso esteja falando de um sistema de curto prazo como este que estou operando e testanto. Trades de 2 a 15 velas.

          Eu pensei na questao de hedgar a posicao no overnight. Eu posso fazer isso com o AXS 200 mesmo, mas o problema eh que EU NAO QUERO acordar de madrugada pra deshegear. O Open de Londres eh as 16h aqui na Australia (estou no trabalho) e o Open de NY as 22h (Ja estou de pijama), mas grandes movimentos ocorrem depois da meia noite e ja estou dormindo.

          Pelo que estou sentindo a melhor saida, e no momento estou pensando em como vou back testar, é a estrategia de usar o scale in e out como sugeriu. Pensei entao o seguinte. Eu vou entrar no break com um stop mais longo, entao posso entrar uma posicao menor. Se o trade follow through eu adiciono a posicao e vou movendo o trailing ate a volatilidade diminuir e ai tomo meu lucro no intraday no trailing que sera apertado de acordo com a volatilidade. Estou com feeling que vai funcionar, mas so BT pra ver se esta ideia vai funcionar.

          Valeu mesmo pelos seus pensamentos.

          Continue participando.

          Abraco

          Vela

        • Esqueci de comentar sobre o wipsaw sem necessidade. Eu nao tenho problema em tomar perda, mas tomar perda que nao estava no out of sample do sistema, ja nao eh um problea de execucao que coloca a viabilidade do sistema em cheque. Por isso que tenho que trabalhar nas regras, como dito no comentario acima.

  3. Oi VP, tudo bem? Este é o tipo de post que eu aguardava ansiosamente por todo esse tempo!!
    Pude observar que o seu sistema está ótimo: cai pouco durante mercados laterais e down, e ganha bem mais nos mercados altistas. Queria reforçar a opinião do Otávio para usar “com todo vapor” o sistema short, vai lhe dar uma grande vantagem competitiva.
    Por mim só ficou faltando (ou eu nao vi) o % que vc ganhou, afinal, em todo esse período operando live.

    abraço e até mais!

    ps: onde vc consegue essas lições do Ed? Eu procurei no FAQ do site dele, e não achei nada muito organizado rsrs

    • Cara aqui tudo bem,

      o longo os resultados estao no post (aprox. -2.6%). O short como estou tendo este problema de execucao, o que nao esta me permitindo produzir os resultados do BT, eu estou no break even desde que comecei. (0%)

      Com certeza eu “perdi” uma boa oportunidade de ganhar grana no short neste mercado que derreteu a semana passada. Eu ganhei bem pouco. Mas fica para experiencia. Vivendo e aprendendo.

      Valeu

      Abraco

      VP

      • Joao,

        Sobre as FAQS realmente o site nao tem uma organizacao de ideias muito clara. O que eu fiz foi ler TODAS as FAQS desde 2003 e colei num word aquilo que me tocou.

        Aprendi muito ali. Tanto a parte sobre trend following quando a psicologica. Estou estudando pra seu um discipulo do Ed. Estou trabalhando para ir num workshop ano que vem.

        Valeu

        Vela

  4. oi VP! Então, sobre o Ed, existe algum livro dele mais específico sobre trading? Encontrei o TradingTribe, mas pela descrição é mais um livro psicológico.

    abraço

    • Fala Joao,

      Nao. O maior recurso dele eh o proprio site onde eu acho que tem informacao suficiente sobre trading e psicologia. O livro trading tribe eh muito bom. Eu ja li algumas vezes e sempre faco referencia, mas como disse eh focado completamente no psicologico que pra mim eh 80% do sucesso em trading.
      Acho melhor focar no que eh responsavel por 80% do resultado nao em 20%.

      ABraco

      Vela

  5. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

Leave a Reply