Trend Following claro e cristalino

“Trend Trading is conceptually simple and operationally difficult only in proportion to unresolved emotional issues.” Ed Seykota

Este final de semana tive a graça de poder ficar em casa descansando por cinco dias no feriado da páscoa e aproveitando para curtir o mais novo membro da família.

Entre uma troca de fralda e outra aproveitei para me concentrar na leitura das FAQs do site do Ed Seykota. Estou lendo da primeira a última e tem sido uma experiência iluminadora devido a clareza que Ed coloca os conceitos de trend following e psicologia de trading.

Há tempo que venho refinando as minhas crenças sobre trading e o que se adapta a mim. Uma das conclusões foi que trend following é a minha praia. Vejo trend following como a única forma de fazer dinheiro consistente no mercado sem a necessidade de saber o futuro. Parafraseando Ed, um trader é consistentemente lucrativo no mercado baseado em decisões tomadas no constante desenvolvimento do momento de agora que é onde vivemos, pois passado e futuro não existem agora e estamos presos ao presente, a única dimensão onde podemos fazer algo.

Nesta fase de desenvolvimento do meu trading estou comprometido a dar um detox de tudo que pode estar me distraindo como ler blogs de economia e estar atento as multidões de notícias. Como discutido aqui , estas coisas são apenas ruídos e distrações que no final de contas somente servem para abalar o psicológico e causar o trader disciplinado cometer erros. Entenda minha definição de erro em trading tudo que é realizado NÃO baseado em suas regras claras de trading.

Já comentei aqui que a parte mais importante de trading é o psicológico e esta é a área que mais tenho que trabalhar se realmente estou comprometido em ser um trader vencedor. Neste contexto os ensinamentos de Ed Seykota tem sido cruciais para trazer clareza as minha crenças sobre trading, ainda mais ele sendo um trend follower “genuíno”, na minha opinião. Entenda trend follower genuino como alguém que segue tendências, indo junto com a fluxo correto da vida. Não somente em trade, mas em outros aspectos da vida. Em outras palavras se a tendência esta dando lucro, continue nela, pois você está na direção certa, mas se está dando prejuízo pula fora que você está do lado errado da tendência. Simples assim.

O projeto desafio do sistema de trend following que postei será um meio para exercitar as minhas crenças e também de me conhecer melhor como trader.

“I support you looking for the answers in the right place: namely, within yourself.” Ed Seykota

Um dos pontos cruciais da filosofia de Seykota (Trading Tribe Process TM) é que:

“The Trading Tribe holds that we are responsible for our results, and that results indicate intentions.” Ed Seykota

Complementando a parte de intenções e responsabilidade

“The Trading Tribe takes the view that you are successful in creating a result that elevates your feelings up to the point you notice them. By locating and finding the positive intention for your feelings directly, you might not need to create dramas in your trading.” Ed Seykota

Resumindo o meu objetivo com o projeto desafio é avaliar as minhas intenções em trading, pois em sua famosa emtrevista em Market Wizards Ed ficou famoso quando disse: “Cada um consegue o que quer dos mercados”.  Inclusive alguns tem a intenção de perder dinheiro. 🙂

Assim, estou disposto a encarar minha verdadeira intenção com o objetivo de me desenvolver como trader e finalmente ser consistente e atingir meus objetivos no mercado.

Acredito que isto é uma jornada e um aprendizado e a medida que vou me conhecendo e descobrindo minhas intenções e sentimentos posso trabalhar neles para descobrir quais são minhas intenções positivas que irão elevar meu trade e minha vida para um outro patamar. O que Ed chama de right livelihood, que nada mais é do que viver o modelo de responsabilidade, ou seja, todos são responsáveis por tudo, incluindo os resultados em trading.

Assim para tornar este processo mais consistente e coerente eu procurei seguir a risca as regras básicas de trend following colocada por Ed.

–          Trade with the trend

–          Stick to your system

–          Cut your losses (using stops)

–          Ride your winners

–          Manage risk

Então, para minimizar espaço para dramas ou qualquer problema emocional não resolvido eu desenvolvi o sistema que irei seguir, que segue a filosofia acima.

Assim a cada trade tomado farei uma avaliação o quão desviado estou do meu sistema e se isto ocorrer tenho duas possíveis ações a tomar, depois de ter tradado uma quantia significativa de trades. Vamos dizer 10 trades e ainda não estiver seguindo o sistema com alta eficiência (pelo menos 90% das vezes)

–          Ajustar os parâmetros do meu sistema em um nível que reflita minhas intenções e meu estômago em lidar com draw down (e.g. ajustar position size)

–          Trabalhar meus sentimentos  e tentar experimenta-los com o objetivo de seguir meu sistema, caso for lucrativo out of sample, e deixar a tendência me levar na direção do lucro, eliminando qualquer drama que impede que eu siga o meu sistema, celebrando lucros e perdas como algo natural.

Enfim é uma relação ganha-ganha num contexto onde estou disposto a tomar rensponsabilidade sobre o meu próprio sucesso.

Espero que gostem da jornada e que possam ter insights lendo este site e que também possam levar o seu trade para o próximo nível.

Nota Importante: Este não é um site comercial e não tem o intuito de lucrar per se. Dou credito a Ed Seykota todo conteúdo citado do seu website  (http://www.seykota.com). The Trading Tribe FAQ site is copyright (c) Ed Seykota, 2003 – 2011. O artigo acima não pode ser em hipótese alguma considerado como uma recomendação de investimento. Velaepavio é apenas um blog de trading que me permite  compartilhar meus pensamentos e opiniões pessoais com o intuito de desenvolvimento pessoal e de quem estiver interessado a ler meus pensamentos que são opiniões pessoais. Velaepavio não é um agente de investimento registrado e autorizado a dar conselhos sobre investimento. O artigo não leva em consideração circunstancias financeiras pessoais dos leitores. Lembre-se que investir e operar no mercado é arriscado, podendo ocorrer perda significativa de capital num montante igual ou maior que o investimento inicial, caso instrumentos de alavancagem sejam usados. O artigo é propriedade intelectual de velaepavio e apesar de poder ser compartilhada livremente caso o uso for não comercial e com o consentimento do autor caso tenha interesse comercial, estando sujeita a leis de direitos autorais internacionais e locais.

6 Comments

Filed under Jornada, Psicologia de Trading, Trading Plan

6 Responses to Trend Following claro e cristalino

  1. Muito interessante seu blog.
    Sou trader e consegui desenvolver um sistema (metodologia) de trend following que utilizo para operar o Mini Índice. Utilizo o gráfico de 15 minutos e só faço daytrade. O processo de criação não é nada fácil, o trabalho na etapa de backtest é enorme.
    Boa sorte!!
    André
    http://cztradingsystem.blogspot.com/

  2. Oi pedro! Muito bom ver que o blog continua… eu ainda estou na fase de construir meu TS e certamente será muito importante acompanhar vc e a sua jornada como trend follower, que é o “estilo” de trading que me identifiquei desde o início.

    até mais.

  3. Fala Joao,

    Valeu pelo apoio. Eu tbm. Trend Following eh o metodo pouco popular, que exige mais, contencao psicologica, coragem e humildade e eh contra intuitivo.

    Valeu

    Vela

  4. joao

    bacana esse blog…li todos os topicos!!!!!!!!!me ajuda muito

  5. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

Leave a Reply