Keynes era especulador em FX

John Maynard Keynes conhecido como o pai a macroeconomia moderna e é louvado pela sua mente brilhante por não menos que Bertrand Russell que diz que Keynes era…

“one of the most intelligent people he had ever known,”

Até mesmo seu arqui rival e critico F. Hayek :

“He was the one really great man I ever knew, and for whom I had unbounded admiration. The world will be a very much poorer place without him.”

Keynes era realmente brilhante. Uma das pessoas mais influentes do seculo 20. Serviu seu pais, Reinio Unido trabalhando no tesouro no inicio do século passado e sempre era convidado para dar sua opinião economica a chefes de estado em eventos que marcaram a historia como por exemplo no Tradado de Versalhes.

Neste tratado onde foi definido quem ficaria com os espolios da Primeira Grande Guerra e decidido quanto os perdedores (Alemanha) teriam que pagar em reparos de guerra. Inclusive Keynes ficou um pouco receoso com a quantidade de dinheiro a ser pago pela Alemanha. O que na época foi o que causou a Segunda Grande Guerra devido a crise que isso gerou na Alemanha nos anos 30.

Dentre outras influencia Keynes influenciou a politica do New Deal de FDR (Frank Delano Rosevelt) na decada de 30 que “tirou” os Estados Unidos e o mundo da Grande Depressao.

Já no final de carreira e no fim de sua vida Keynes influenciou muito na Conferencia de Bretton Woods onde foram criados o Fundo Monetario Internacional (IFM) e o Banco Mundial (World Bank).

Enfim não há duvida que Keynes foi um gênio da economia e hoje suas teorias estão diariamente nos jornais. Ainda mais agora com a crise economica global de 2008 que ressuscitou ainda mais o debate de suas ideias, inclusive governos e bancos centrais estao implementando suas ideias hoje.

O motivo do post nao é fazer apologia a Keynes, mas adicionar a sua mini-biografia que, além de ser um gênio, de macroecomia Keynes era especulador no mercado de FX (Moedas) e commodities. Isso mesmo Keynes era trader.

Comecou um pouco tarde. Lá pelos seus 36 anos em 1919, logo depois do final da primeira Guerra Mundial.

Keynes deve ter sido mordido pelo mesmo bicho que me mordeu quando descobriu as maravilhas da alavancagem do mercado de Forex e Commodites.

Na epoca tomava posições de 40,000 libras com uma conta margem apenas de 4,000. A Alavancagem era de 10x. Muito mais conservador que a de 400x permitido hoje.

No Inicio Keynes apostava baseado em suas teorias macroeconomicas de longo prazo. Apostava em moedas como o Dolar Americano, Marco Alemao, Lira Italiana e a Moeda indiana, onde morou no inicio de sua carreira.

Em uma carta enviada a sua mãe na decada de 20 onde Keynes ganhou 20,000 libras apostando contra as moedas europei disse:

“I am indulging in an orgy of shopping. . . I think we have bought about a ton so far. . .”

O cara esbanjava o lucro que fazia operando FX.

E como nem tudo são rosas, Keynes acabou aprendendo a amarga lição do especulador que nao tem regra de money management. Acabou perdendo tudo. Perdeu a camisa e acho que até as calcas.

Na epoca tinha acabado de publicar um livro : The Economic Consequences of Peace

Entao pediu um adiantamento de 1,500 libras do seu editor pra continuar a especular no Mercado.

Olha o vicio….

Desta época que vem a famosa frase de Keynes :

“The market can stay irrational longer than you can stay solvent.”

Desta vez Keynes comecou a ser mais cauteloso operando time frames mais curtos e com uma regrinhas de money management mais avancadas e também emprestou mais 5,000 libras de um “padrinho”.

Foi ficando bom no negocio e ai comecou a especular nao so em moedas, mas em commodities como borracha, algodao dentre outras.

Em de 1925, 4 anos depois, ja tinha transformado os 5,000 libras em 55,000 libras

Pra ter uma idéia isto em dinheiro de hoje da cerca de USD1.5 Milhao ( 2.5 milhoes de reais) considerando uma inflacao de 3.5% ao ano.

O cara era bom.

Se quiser saber mais e ver que nao estou inventando historia faca voce mesmo a pesquisa sobre o assunto.

Eu descobri isto quando li o livro: The Lords of Finance: The Bankers Who Broke the World. Que alias é uma excelente leitura se quiser endender a quebra da bolsa em 1929 e a de 2008 tambem que tem suas similaridades.

3 Comments

Filed under Biblioteca, Reflexão

3 Responses to Keynes era especulador em FX

  1. Otávio

    Fala Vela, tomei um susto com aquele bigodudo ali achei que era um post sobre o sarney : P

    Falando sério, boa essa mini bio. Não sabia que o Maynard Keynes era um bipolar viciado em trading como nós. Aliás vc conhece alguma sociedade de traders anonimos? hehe.. Mas voltando a bio.. vale incluir na biblioteca…

    Sobre as técnicas de money management, assunto bem importante, eu sei q vc gosta do R multiplo para definir position size, além % fixa do capital. Vc tem experiencia com mais algum modelo?

    Eu particularmente gosto de Kelly % e tenho trabalhado neste conceito utilizando indicadores estatísticos. Analise de curva de equity tbem acho bem interessante…

    Abs

    • Fala Otavio,

      Eu prefiro usar sistemas simples como o % fixo de equity que tecnicamente eh impossivel explodir o capital matematicamente. Eu li o Definitive Guide do Van Tharp onde fala de unumeros modelos que acabam sendo variacoes do R multiplo. Nao conheco o Kelly% pelo menos nao me vem a memoria e nao lembro se o Van fala no livro.
      Position size eh mais importante que o sistema na minha opiniao.

  2. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

Leave a Reply