Ler jornal e ver TV emburrece?

Love All, trust a few, do no wrong to anyone – William Shakespere

Quando criança não gostava de ler jornal, ainda estou pra achar a que gosta. Meu pai assinava o Estadão (O Estado de São Paulo) e lembro que era branco e preto e o uso mesmo era pra fazer balão galinha. Eu gostava mesmo era de ler gibi. Todo domingo de manhã pedia pra meu pai deixar ir com ele na banca de jornal la no centro de Prudente ai eu descolava uns gibi do tio patinhas, da monica e umas figurinhas pro meu álbum seja qual estivesse colecionando.  Meu interesse por gibi continuou por uns anos ate eu descobrir a revista MAD. Ai comecei a colecionar. Um lixo, mas dava boas risadas.

Voltando ao jornal também lembro que um dia meu pai me avisou que o Estadão estava lançando o Estadinho.  Uma edição de domingo só para crianças. Confesso que comecei a colecionar. Era uma edição por semana. Lembro que a folha tinha a Folhinha e ate era mais antiga que o Estadinho, mas em casa a folha não entrava. Talvez por isso nunca gostei da folha. Acho que não eu até tentei. A conclusão que cheguei eh que era a falha de São Paulo, isto pela quantidades de erros que tinha.

Veio então meados da década de 90 e o jornal começou a ganhar cor e as vezes eu lia e bisbilhotava, mas finalmente foi quando estava no colegial (Ensino médio) que comecei a ler o jornal sério. Comecei a ler todo dia, pois queria passar no vestibular. começou então uma obsessão. Nessa época aconteceu muita coisa. Lembro do Impeachment to Collor, Caso PC Farias, os cara pintadas, a liberação do países bálticos, o plano real a Guerra na Bosnia e etc.

Confesso que comecei a aprender bastante e minha redação melhorou. Alias foi o que acabou me colocando na faculdade, pois não era brilhante em matemática nem em português,  mas historia geografia e redação eram meus fortes e acredito que a leitura de jornal ajudou bem. Ate meu português melhorou.

Um dia já na faculdade um amigo que na época trabalhava na Heding Griffo me disse que a mídia era o “maior meio de manipulação das massas” deste ponto então comecei a pensar sobre isto. Demorou mais uns 15 anos pra realmente a ficha cair.

Na faculdade quando mais eu aprendia, lia livros eu comecei a ser mais critico quando lia o jornal, principalmente a parte de economia.  Infelizmente com conhecimento vem o senso critico.

Eu inclusive parei de ler o Estadão a parte economia mudei para o Gazeta Mercantil e o Valor Econômico, pois o Estadão já estava ficando amador.

Aqui na Austrália eu logo de cara já descartei total a leitura do jornal de Adelaide “The advertiser”. Um lixo. Foi então que comecei a ler o Jornal de Melbourne, “The Age” bem melhor, mas logo vi que o melhor jornal da Austrália era o Financial Review e este li consistentemente todo santo sábado por uns 2 anos ate que finalmente tomei a decisão de PARAR COMPLETAMENTE de ler jornal e assistir o noticiário financeiro.

Quando realmente comecei minha pesquisa sobre trading e o que era importante pra ser bem sucedido. Para minha surpresa ignorar o noticiário era crucial.

Um dos principais princípios do trend follower Ed Seykota é: FILE de NEWS.  Ou seja, ignore as noticias, mas siga o seu sistema.

O noticiário financeiro sempre tem uma explicação pra o que aconteceu no mercado e criou seu chavões como.

–          O mercado hoje realizou lucro

–          Alto no juros derruba mercado

–          números do desemprego foram bem recebidos

Não é dificil achar uma. Agora mesmo vou procurar uma que saiu hoje no jornal.

Olha o seguinte comentário

“The fact the market has managed to stay in the green and above 4900 (for the ASX 200) is certainly a reflection of the current positive investor sentiment and a sign the market wants to go higher,”

Como que um cara tem a pachorra de dizer a palavra certeza, depois do fato ocorrido. Aposto que se o mercado tivesse caido abaixo dos 4900 o comentário seria outro.

Pra mim, isto tudo não passa de ruído e inclusive atrapalha quem esta tentando seguir as regras de um sistema de trading.

Tem gente que gosta de tradar (operar) a noticia. Tem ate termos famosos entre traders como.

–          Sell on the new event

Geralmente quando uma ação começa a subir sem muita explicação. Então, quando vem a noticia boa, a ação cai, na maioria das vezes. Ai vem o jornalista espertão e fala que o preço já tinha descontado a noticia.

Assim, hoje eu não leio jornal, mas leio blogs que já fazem o filtro pra mim do que é importante. Pois leio os blogs de pessoas que pensam parecido comigo e selecionam as matérias que eu normalmente prestaria atenção. (veja meu blog roll)

Os caras lêem os jornais pra mim e eu só leio a critica dos blogueiros.  Prefiro utilizar o tempo que estaria lendo jornal fazendo analises direto na fonte, pois afinal os dados que os jornalistas analisam estão disponíveis na fonte, só que não tem o ruído. Por exemplo, todos os numeros estatísticos econômicos que são de domínio publico (inflação, desemprego, taxa de juros etc). Assim como as cotações dos principais mercados.

E do ponto de vista de trading eu prefiro confiar mais no preço do que em qualquer outra coisa.

Concluindo:

Jornal é um excelente meio pra ampliar seus conhecimentos e formar sua opinião, principalmente se esta vindo de um patamar sem nenhuma experiência, mas ao mesmo tempo é um grande meio de te manter distraído e não focar no que é importante. Entretanto, não é bom manter o jornal totalmente fora do radar, pois é dai que a maioria esta tirando informação e é bom saber como  a massa esta lendo e sendo influenciada.

Enfim o jornal mais que um meio de manipulação de massas é um o maior meio de distração das massas.

16 Comments

Filed under Jornada, Reflexão, Vela's Beliefs

16 Responses to Ler jornal e ver TV emburrece?

  1. Eliezer

    Olá Vela!

    Como é bom ler o que você escreve!

    Eu raramente leio jornais, e quando leio, é mais para saber sobre o meu time…

    Sobre o mercado financeiro e demais notícias, também prefiro os blogs.

    Falando em blogs, quais são os seus preferidos em relação a notícias econômicas de um modo geral?

    Não sabia que você reside na Austrália. Tenho vontade de ir residir aí ou na NZ.

    Abraços do ceguinho

  2. Fala Eliezer,

    Eu dou uma bizoiada nos Zero Hedge, The Big Picture e no blog do Mish. Nao leio 100%, pois tem muito conteudo, mas leio o que me interessa. Olho religiosamente todo dia.

    Eu nao assisto quase tv. So DVD pra assistir filme ou ver algum documentario. A serie que mais gosto e tenho os DVDs eh a Big Bang Theory. Gosto tambem how I met your mother (nao sei o nome em portugues). O maior parte do tempo eh gasto na internet/computador mesmo. Concesso que umas 2-3 horas por dia no meu horario de lazer. Acho que poderia considerar um vicio de nerd.

    Eu moro em Adelaide, South Australia desde marco de 2006. mes que vem fazem 5 anos.

    Cara desculpa a curiosidade como que vc faz pra ler na internet?

    Desculpe minhas falhas de digitacao.

  3. joao

    Oi vela. Respondendo à pergunta do título, na minha opinião o que “emburrece” alguém é não ter senso crítico, não ter a capacidade de pensar por si próprio. Quem está nessa situação vive indo na onda dos “palpites”, “dicas”, “segredos” e claro, nos berros da mídia agendada.

    Nenhum profissional cresce sem auto-crítica. Pra um trader então, isso é a diferença entre ser um amador ou um profissional.

    até logo.

  4. Eliezer

    Olá Pedro

    Ufa! Li um pouco mais seu blog e descobri seu nome. RS

    Meu computador é como qualquer outro. Porém, nele está instalado um programa leitor de telas chamado Jaws for Windows que fala praticamente tudo o que aparece escrito numa página de internet ou em qualquer outro artigo. É claro que este programa não é 100% perfeito… deixa muito a desejar no caso de imagens e a voz ainda é um tanto quanto robotizada. Existem outros programas iguais a esse como o Virtual Vision, e o NVDA (non visual desktop access). Existe também acessibilidade no linux Ubuntu através do leitor Orca, e segundo o que pesquisei, no mack, é possível a utilização do computador por um deficiente visual através do leitor Voice Over Screen Reading.

    Bem, acho que é isso.

    Obrigado e abraços

    Parabéns mais uma vez pelo blog.

    • Fala Eliezer,

      Cara vc eh mesmo um cara bem esforcado, mas que bom que estes recursos possibilitam que vc navegue pela internet e adquira conhecimento atraves da pesquisa. Acho que esta area de voz digitalizada e reconhecimento de voz tem avancado muito. Vi um documentario sobre estatistica que o Google esta investindo muito nisto e atingindo excelente resultados. A ideia eh usar estatistica para deixar o tradutor bem eficiente. No futuro eles querem integrar reconhecimento de voz, tradutor e digitalizador de voz. Assim as pessoas poderao de comunicar via telefone independente do idioma. Muito interessante.

      Valeu pela participacao aqui.

      Abraco

      VEla

    • O video sobre que falei o link eh este

  5. Otávio

    VeP, não curte ler revistas? Conhece a YTE Magazine ?

    Recomenda alguma(s)?

    Abs.

    Ps.: Vc está na Austrália e vem falar de Folha, Estadao? kkkkk Aqui pra ler alguma coisa que preste tem que ser papers academicos… pais 0 de literatura sobre trading e financas.

    O povo aqui soh conhece caderneta de poupanca e sonho da casa propria rsrs

    • Fala Otavio,

      Nao curto curto revistas.

      As unicas revistas que achava que valia a pena ler antes da minha total revolta era a The Economist e Wired. Nao sao de trade, mas assuntos interessantes e de vanguarda. Tipo uma boa fonte de pesquisa. Acho ainda valido esta teoria.

      Eu comprei alguns exemplares da YTE. Acho que no geral a revista eh boa, mas logico tem que separar o joio do trigo. nos artigos. Tipo nao eh tudo o concur. Nao conheco nenhuma que seja excelente em tudo.

      Tipa estas revistas acaba sendo um meio de vendedores de softwares, sistemas, corretores. Tipo vira um balaio de gato. Muito perigosa para iniciantes… IMHO

  6. Otávio

    Conflito de interesse vai existir tudo em um sistema motivado pelo lucro hhe

    Essa é a premissa do sistema capitalista. Andou vendo Zeitgeist Addendum? rsrs

    Eu concordo com tudo que disse. A maior parte é ruído que não acrescenta nada. Aliás informações que realmente fazem diferença de modo a efetivamente mudar um conceito ou uma crença antiga não se acha fácil. Como vc disse é preciso ser reflexivo e experimentar empiricamente. Se não a chance de vc perder tempo com algo inútil será grande. E isto será sentido a longo prazo.

    Abraços.

    • Fala Otavio,

      Eu vi todos os filmes do Zeitgeist. Interessante alguns conceitos, mas a ideia geral eh a mae de todas a utopias. So aconteceria ate que todos os seres humanos se matessem na luta pelo controle de quem gerenciaria estes supercomputadores ou o projeto venus.

      Eu estou tentando me manter puro. Este site nao tem nenhuma receita de add word (ainda?). O trafego eh razoavel e poderia ganhar nem que fosse alguns centavos.

      O motivo do site foi pessoal e pra crescimento pessoal, mas algumas pessoas tambem tem lido e aproveitado. Entao digo que os leitores acaba sendo tambem uma motivacao a escrever.

  7. Aerson

    Pedro

    Nesse caso, já que leitores são motivação pra você, saiba que sou já assíduo do seu blog.

    Abraços

    PS: Cara, como é que ficou a Austrália depois daquela revolta da Natureza contra vocês?

    • Fala Aerson,

      Entao a Natureza fez um estrago aqui, mas sao coisas normais que acontecem de tempos em tempo. Nao foi surpresa.

      Tanto que nas enxentes morreram 40 pessoas e no Ciclone nenhuma. O pessoal aqui eh bem organizado.

      Valeu pelo apoio.

      Abraco

      Vela

  8. Pingback: Trend Following claro e cristalino « Velaepavio's Blog

  9. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

  10. armando mafra

    Ei, eu também lia MAD, é uma revista muito boa.

Leave a Reply