Axiomas de Velaepavio

Este final de semana FINALMENTE li os Axiomas de Zurique de Max Gunther. Um livro interessante, mas ao meu ver um pouco perigoso, pois pode ser mal interpretado e levar investidores ao fracasso.

Concordo quase com todos axiomas. O único que não gostei foi o segundo, que alias discordo e acho o mais perigoso, pois vai de encontro com a minha principal regra de trade: LET THE PROFITS RUN.

Entretanto, Acho que os Axiomas de Zurique é muito feliz em dar ênfase em cortar as perdas rápido e concordo com todos estes pontos, mas peca na parte de deixar o lucro fluir. Pra mim isto não funciona, pois o método que uso é trend following. Concordo se for um método de mean reversion.

No geral acho que o livro está cheio de sabedoria e recomendo a leitura com cautela. Pode ser perigoso para n00bs.

Agora indo ao assunto do post: OS AXIOMAS de VELAEPAVIO, dou sequência a série de posts Vela’s Beliefs.

Segue minhas crenças sobre trading.

A maioria foi inspirada no The New Market Wizard the Jack Schwager, que pra mim é um modelo de operar com sucesso no mercado. Acredito  que se alguém quer ser bom em alguma coisa deve copiar quem esta sendo bem sucedido.

Disse isto no meu primeiro post que existe princípios fundamentais validos para qualquer tipo de trade não importa que estratégia seja usada e inclusive compartilhar este princípios foi um dos principais objetivos do blog.

Enfim segue a minha lista de crenças e princípios sobre trading.

1-      Ter um trading plan composto pelos seguintes elementos antes de colocar qualquer ordem no Mercado. E LOGICO o trading plan tem que ser seguido, principalemente o stop loss.

  1. Entrada
  2. Saida : Stop ou Profit
  3. Risk measure

2-      Cortar suas perdas rápido e deixar o lucro fluir. A COISA MAIS IMPORTANTE considerando que trade é um exercício psicológico e não técnico

3-      Aceitar completamente o risco envolvido em operar no mercado e entender que perder, e com frequência, faz parte do processo

4-      Saber exatamente qual sua motivação em operar no mercado

5-      Ter objetivos e metas claras em sua carreira como trader

6-      Operar com paixão como se não precisasse ser pago para operar.

7-      Ter um método de trading que ajuste a sua personalidade e estilo de vida

8-      Ter uma edge, que é uma metodologia que tem uma expectativa estatística positiva (lucrativa), que você acredita tanto que executa sem hesitar

9-      Sua edge deve ser desenvolvida e aprimorada por você mesmo através de um processo e trabalho árduo e a execução da estratégia deve ser natural e sem aplicação de esforço

10-   Operar consistentemente no mercado deve ser realizado em um estado de espírito pacifico e calmo devido a segurança que tem no seu método

11-   É completamente normal realizar prejuízo no mercado, entretanto os prejuízos devem ser mantidos os menores possíveis (cut your losses short)

12-   Gerenciamento de risco é crucial e mais importante que analise técnica

13-   Nunca arrisque mais que 1% do seu capital em um único trade

14-   Não arrisque mais do que 5% em todas suas apostas no mercado somadas

15-   Disciplina é fundamental e o processo de operar no mercado não pode nunca se tornar relaxado e complacente

16-   Sempre esteja alerto e atento a suas susceptibilidade de cometer erros.

17-   Você é 100% responsável pelos seus resultados, não importa se é lucro ou prejuízo

18-   Não compartilhe com os outros as posições que estão em aberto no momento

19-   Seja independente e não seja influenciado pela opinião de outros, lembre-se que você é o único responsável pela geração de suas idéias de trading

20-   Não seja influenciado pelo ruído das noticias, confie no seu sistema e na sua independência de tomar decisões. Se possível não assista ou leia o noticiário financeiro.

21-   Seja confiante e acredite no seu sistema e seu método desenvolvido por você

22-   Seja paciente, você não precisa sempre estar com uma posição aberta. Ficar em caixa é uma posição. Se o seu sistema disser não faça nada, não faça nada.

23-   Se o mercado mover muito rápido na sua direção, algo como 4X ATR + realize parcialmente os lucros.

24-   Aumente o tamanho da aposta quando estiver ganhando. Usando métodos de scale-in e diminua o tamanho de sua aposta quando estiver perdendo scale-out. Isto naturalmente é ajustado aplicando a regra de não arriscar mais do que 5% do capital.

25-   Não seja um herói, admita seus erros e permaneça humilde todos os dias de sua vida

26-   Foque em maximizar seus ganhos, não o numero de trades vencedores

27-   Não tenha um viés sobre o mercado como “sou Bull” ou “sou Bear” e nunca seja fiel a uma posição no mercado especialmente uma posição que esta perdendo

28-   Não tenha esperança que um trade perdedor vai se tornar num vencedor e lembre-se NUNCA FAÇA PREÇO MEDIO.

29-   Nunca viole as regras do seus sistema devido a isto te deixar mais confortável. Se seguir o seu sistema te deixa desconfortável, isto é um sinal que esta fazendo a coisa certa.

30-   Voce não conseguirá vencer se TEM que vencer. Esta pressão só vai levar você a fazer decisões estúpidas, mesmo que sua análise esteja correta

31-   Não arrisque dinheiro que não pode perder

32-   Pense duas vezes quando o mercado te coloca fora dos trilhos em um evento de um gap ou de um crash ou quando sua posição fica numa sinuca. Espere e pense, pois voce acabara saindo do buraco melhor do que pensaria quando a merda bateu no nentilador. Ficar nervoso não ajudará.

33-   Tenha uma mente aberta, principalmente para novas ideias. A mente é igual para quedas: só funciona quando está aberta

34-   O mercado não é um lugar para buscar adrenalina. Se quiser algo assim vai pular de para quedas.

35-   Preste atenção a sua intuição porque ela é experiência armazenada no seu subconsciente. De qualquer forma desafie e teste a intuição pra ver se faz sentido

36 – Não tenho uma opinião formada se os movimentos de preço são aleatórios ou não, mas uma coisa sei: Da pra ser consistentemente lucrativo no mercado

6 Comments

Filed under Psicologia de Trading, Reflexão, Vela's Beliefs

6 Responses to Axiomas de Velaepavio

  1. aldo parzianello

    Parabéns, pelo artigo. Obrigado. Aldo

  2. Pingback: Porque prefiro trend following a mean reversion « Velaepavio's Blog

  3. Procurando na web, através smartphone da minha esposa, sobre o autor “Mark Douglas” encontrei esse blog e gostei muito!
    Tenho lido/estudado alguns livros, desde os do Alexander Elder, passando pelos livros do Mark Douglas e alguns mais tradicionais como do Gerald Appel entre outros. Me identifiquei muito com a maneira do “blog” de pensar a respeito da psicologia aplicada ao trader e as regras de trade, etc. Alguns meses atrás fiz um blog no wordpress tb, porém com a finalidade de começar a organizar algumas idéias particulares, sem o intuito de mostrar aos outros por achar que ainda tenho muito a aprender e por isso não tenho muito – ainda – o que ensinar. Entretanto senti algumas necessidades em discutir algumas idéias, como por exemplo sobre o livro Axiomas de Zurique, pois achei que algumas poucas partes do livro indicam coisas que acho perigoso e até mesmo errado, como por exemplo a idéia de continuar vendo os lucros crescerem é muito próxima do “preço médio” e vejo essa idéia sendo difundida largamente aqui no Brasil, mas matematicamente isso é um tiro no pé, sou professor de matemática e comecei a estudar/operar a pouco tempo, na verdade estou afastado dos traders pois fizemos uma mudança de residência a 2 meses atrás e ainda estamos arrumando as coisas.
    Espero poder contribuir com alguma idéia futura no blog e percebo que tenho muito o que ler e aprender com tanta riqueza de informação gratuita! Parabéns pelo blog!

    • Valeu Trader Senna,

      Obrigado pelo generoso comentario.

      Nao conheco este Gerald Appel, mas o Douglas e o Alexander sim. Gosto MUITO do Douglas e mais ou menos do Alexander. Eu postei sobre minha biblioteca de trade (http://velaepavio.wordpress.com/2010/08/27/minha-biblioteca-de-trade/) e tambem tem alguns posts de livros que li… va na categoria Biblioteca (http://velaepavio.wordpress.com/category/biblioteca/)
      Eu sempre estou lendo e espero logo postar alguns livros que estou lendo no momento.

      Vou la dar uma olhada no blog. Parabens por ter comecado um nem que seja igual ao meu so pra organizar as ideias… a iniciativa em si ja vale a pena pra te fazer mover o traseiro e fazer algo em direcao ao seu sucesso em trading. Melhor do que assistir o Faustao.

      Os Axiomas no geral filosoficamente eh interessante com excecao de alguns axiomas… No nivel pratico o livro eh um lixo e como comentei pode ate ser perigoso para iniciantes se mal interpretado.

      Continue participando ai. Eu sempre respondo comentarios e costumo ate responder emails contanto que exista interesse do leitor, mas posto no blog bem aleatorio so quando da na telha mesmo. As vezes ate parece que abandonei o blog ou o trade… mas NAO ! eh que as prioridades vao e vem e como nao sou pago pra escrever ja sabe…

      Eh isso ai abraco

      Vela

  4. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

Leave a Reply