High-Frequency Trading – HFT

Na minha lista de artigos para o blog estava o tema High-Frequency Trading (HFT). Semana passada li a lista das pessoas com menos de 40 mais ricas da Australia e tinha nela uns caras que fazem HFT (Tibra Capital). O negocio deve ser bom. E hoje assisti um bloco que saiu no 60 minutes nos EUA no final de semana.

Interessante se voce não sabe sobre o assunto. O video explica razoavelemente bem e da uma idéio do HFT.

Basicamente são trading systems operados por computadores que operam em minisegundos, sendo milhares de trades por dia. O que seria impossivel para o ser humano, mas nao para super computadores.

Como sempre tem gente que é contra e outros a favor.

Geralmente quem está fazendo dinheiro com o HFT é a favor.

Contra tem um monte de gente. Desde politico, investidores institucionais, caras do contra por natureza.

Nesta reportagem tem um cara que eu gostava de assistir suas entrevistas na Bloomberg, Joe Saluzi, mas ele sempre se fazia de vitima de HFT e de trading systems em geral, principalmente mean reversion, dizendo que era manupulação de mercado e por ai vai. Ai parei de acompanhar o cara. Gostava porque ele tinha umas boas Bear Call.

Resumindo sobre os pros e contras, pois nao tem muitos:

Contras:

  • Malipulação de mercado
  • Uma forma de “insider” information, pois estes supercomputadores tem acesso de “primeira” do data feed das bolsas.

Pro:

  • Liquidez
  • Diminuição de spread.

Eu particularmente sou a favor do HFT, principalmente porque acho que os contras é meio “teoria da conspiração” e os Pros, fazem todo o sentido.

Tambem porque o tipo de trade que faço, que não é day trade, o HFT não me afeta muito. Acredito que quem é day trader que opera no braço ou é scalper (opera num espaço muito curto) são as pessoas mais afetadas, pois não da pra competir com o computador.

Toda a discussão de HFT me remeta a umas discussões que tinha no livro Market Wizard, já citado aqui no blog, onde discutiam trades automatizados por computador e que isto estaria “estragando” o  mercado. So pra ter uma idéia o livro foi escrito em 1989. Quando computador tinha a mesma capacidade que uma calculadora de bolso hoje… (meio exagera, mas so pra mostrar o quanto evoluimos em informática).

Nem por isso não da pra se fazer dinheiro no mercado, depois de 20 anos +

Outra coisa que culpam o HFT foi o Flash Crash que teve em 6 de maio deste ano. Pra mim outra balela.

Pra mim teve um paniquito no mercado e tem que sempre arrumar um culpado. Coisa de jornalista entediado. E queram culpar um coitado de um computador que nem vontado propria tem.

Enfim minha opiniao.

Aqui vai o video

5 thoughts on “High-Frequency Trading – HFT

  1. Na verdade, o flash crash, segundo o relatório emitido pelo governo, foi causado por um erro de programação de um desses robot traders, que causou anomalias no mercado, levando todos os outros robos a agir de forma similar, ou seja, vender. Tambem não sou contra, concordo com seu argumento, que trazem vantagens, mas o codigo de programação que é usado, na maioria das vezes, não passa por testes de estresse. O que pode ser perigoso.

    • Fala Ricardo,

      gostaria que tudo que o Governo emitisse oficialmente esclarecesse a verdade sobre os fatos, infelizmente, na minha opiniao, NAO ESCLARECE.

      Pra mim, e isto eh a minha opiniao o que causou o Flash crash foi panico mesmo… este video aqui pra mim foi um dos gatilhos.

      http://www.youtube.com/watch?v=rshdJZruH_0&feature=player_embedded

      Tinha muita tensao no mercado na epoca com a Grecia ate o ECB livrar a barra deles e a atencao ser desviada do problema.

      Acho que teve panico no mercado e naturalmente tiveram varios stop losses atingidos e o mercado despencou. Acredito que os programa de computador ajudaram a acelerar o processo, mas nao fora a causa em si.

      Interessante que os computadores ajudaram a fazerem os precos subirem tbm, pois muitas ordens de compra foram colocadas porque precos cairam muito, muito rapido.

    • Oi Marx,

      Valeu pelos artigos. Li os artigo e minha cabeca esta doendo. Acho que o cara nao se explica bem. Pelo menos para leigo. Confesso que boiei em alguns pontos.

      Achei que o cara deu uma patinada, entretanto, no geral, ele meio que falou o que falei sobre o panico (Grecia) que gerou a “vendecao” no mercado e o proprio algoritimo entrou em panico. Sobre o “erro” de programacao ainda acho que eh meio que uma escamoteacao do que realmente aconteceu. Pra mim, como ja disse, o “erro” so jogou mais lenha na fogueira, mas nao foi a CAUSA.

      Uma coisa que nao comentei no artigo que acho que eh super importante eh que o mercado vai pra onde ele tem que ir. Os computadores pode ate manipular o mercado por um instante, mas o que vai definir sao os fundamendos da demanda e da oferta por qualquer ativo.

      NAO TEM NINGUEM MAIOR QUE O SENHOR MERCADO

  2. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *