Angulo da media movel e trend following

Ja comentei de trend following aqui no blog e com certeza é minha estrategia preferida.

Esta  estrategia é utilizada pelos “melhores” traders … err, ou pelo menos meus preferidos, do livro Marke Wizards. Tambem é a estrategia onde a maxima “cut your loss short and let your profits run” faz todo sendo.

O reves desta estrategia é que ela tem relativamente um baixo indice de acerto. Geralmente algo em torno de 30% a 40% e dependendo de suas regras de money management pode te dar drawdowns fortes. Porem, utilizando esta estrategia vale a verdade da NAO necessidade de estar certo a maior parte do tempo pra ser lucrativo no mercado.

Tambem Trend Following é uma estrategia que exige paciencia, pois o mercado somente esta em tendencia 35-40% do tempo. Pelo menos na minha definicao do que é uma tendencia e isso varia de acordo com o metodo de cada um. POr exemplo, segundo minha pesquisa e minha definicao de tendencia o XJO, indice das 200 maiores empresas da ASX (bolsa australiana) nos ultimos 15 anos esteve 59% do tempo de lado, 27% bull e 14% bear. Mas isto é assunto para um outro post.

Agora se voce esta acompanhando o blog e ja leu sobre trend following deve estar ou ja se perguntou como que esta estrategia funciona nos detalhes????

Então, vou compartilhar com voce alguns dos meus “segredos” de como operar.

Na verdade nao tem nenhum segredo. So estou colocando aqui no blog uma informacao publica que algumas pessoas acreditam e fazem dinheiro delas, outras nao acreditam e ignoram e outras simplesmente nao sabem.

Basicamente trend following funciona assim passo a passo.

1-      Voce idenfifica uma tendencia

2-      Voce entra na direcao da tendencia

3-      Voce continua na direcao da tendencia ate ela parar ou mudar de direcao

Simples assim? SIM.

Nem tanto, pois sao conceitos vagos ate aqui. Como que matematicamente e objetivamente eu define os passos 1, 2 e 3.

Neste post vou me dedicar ao passo 1 de como identificar tendencias?

Existem zilhoes de metodologias, mas vou dedicar este post a uma metodologia de identificar tendencias no mercado de acao. Lembre que a pesquisa que fiz funciona para o mercado Australiano. Eu nao fiz a pesquisa com os dados das acoes da BOVESPA.

Enfim, um dos principais gates, ou criterios, do meu sistema que uso é o angulo da media movel.

Em outras palavras:  É a medida da inclinacao da media movel.

A formula eh a sequinte.

((Media Movel(hoje) (nperiodos)) – ( Media Movel(nperiodo atras) (nperiodos))) / ATR (nperiodos)

Traduzindo para o portugues. O valor da media movel dos ultimos xdias de hoje, ou period zero,   menos a media movel dos ultimos xdias olhando xdias atras dividido pelo average true range dos ultimos xdias.

Complicado? Talvez pareca a primeira vista, entao vou tentar explicar passo a passo com um exemplo ficticio.

Vou quebrar em partes.

Exemplo de uma acao XYZ4.

Media movel de 200 periodos hoje (24/09/2010) = 50

Media movel de 200 periodos a 50 peridos atras (20/07/2010)= 30

ATR medio de 200 periodos= 2

Resultado= (50-30)/2 = 10

Em outras palavras posso dizer que esta acao subiu 10X o ATR medio nos ultimos 50 periodos. Isso é um forte indicative que a acao esta em uma tendencia de alta.

Quando o resultado for um numero negativo a interpretacao sera contraria, ou seja, uma tendencia de baixa.

Quando mais positivo for o numero mais subindo a acao esta e quanto mais negativo o numero mais caindo a acao esta. Desta forma que isto me ajuda a fazer um filtro de selecao das acoes para comprar e vender.

Por exemplo veja o grafico da acao Australiana das 200 maiores que tem a maior inclinacao de angulo de media movel do momento = 3.8

Veja a inclinacao da acao que tem o nenor angulo de media movel

Essa tecnica ajuda a colocar na minha “watch list” dos sistemas de trend following que tenho. As acoes que tem angulos bem positives ou negatives sao as candidatas a operacao. Assim identifico quem esta fortes (para entrar comprador) ou as fraco (para entrar vendido). O mercado tem estado bem de lado nos ultimos 12 meses, mas surgiram boas oportunidades de ganhar na ponta da venda, principalmente.

Agora mesmo com este indicador, que acho bom pra caramba, o sistema so acerta 30 a 40% das vezes. Na maioria das vezes eu tomo porrada do mercado, mas o que me mantem vivo no jogo sao minhas regras de money management e position size. Em sistemas de trend following o mais importante nao é a entrada mas a saida. Tipo uma vez perguntaram para o Ed Seikota: “Quando eu identifico que uma ação esta em tendencia, quando que eu entro?”. A resposta foi:”Como assim? quando voce entra? Eu que me pergunto porque voce JA nao esta na tendencia”.

O cara é um pouco irreverente, mas quis usar sua citacao para enfatizar que a entrada nao é tao importante quanto a saida em um sistema de trend following.

Dai a importancia do Stop Loss e Taking Profit ser tao importante.

18 thoughts on “Angulo da media movel e trend following

  1. Fala Vela!
    Legal tua forma de definir tendência, mas esse cálculo não tem nada a ver com ângulos né? rs
    Quando ví o título e a primeira figurinha do artigo achei que você ajustava uma reta aos pontos, media inclinação e tal… hehehe.

    Será que dá certo? Fica mais complicado também.

  2. Fala Paulo,

    Nao muito complicado. A angulo que falo eh a inclinacao da tendencia medida em volatilidade. Tbm chamada de Velocity ou a velocidade que a acao esta subindo ou caindo.

    Pra saber se o angulo geometrico da certo so fazendo um back test :-). Agora o cara que conseguir programar este Backtest tem que ser muito bom.

  3. Olá, bem interessante a fórmula, vou testar aqui pra ver se dá certo, sobre testar o angulo da inclinação um amigo meu fez um programa só pra isso, mas depois acabamos programando a estratégia dentro do wealth-lab e funcionou também…

    • Fala Bolivar,

      Legal que a estrategia funcionou ai.

      Em um bull market o sistema eh um quase holly grail.

      Tem um sisteminha rotacional que vc fica comprado nas TOP 5 e vende se acao cai pra posicao 6 e compra a que entrar no Top 5. Isso eh a forma mais facil de bater o merado em um bull market. Simples assim. Pode testar tipo entre 2003 e 2007 no bovespa. Teria feito uma pequana fortuna.

      Abraco

      Vela.

  4. sim, sim, mas como definir pelo menos um objetivo para fechar as posições? Porque todos os ativos “dão” um lucro que varia na condição do ambiente, do tempo que ele está. É meio irreal definir arbitrariamente um TP. Por exemplo:

    o smart guy “acha” que uma risco-ganho de 4:1 é legal. Daí toda vez que o sistema dele dá um sinal de entrada na trend, ele já seta um SL X e um TP 4X. Mas aí eu vejo 2 problemas:

    1) como ele chega nessa relação de risco-ganho?
    2) Como ele define os valores de SL e TP adaptados às particularidades do ativo que ele negocia?

    essas são minhas dúvidas.

    até mais! Estou literalmente devorando esse blog rsrs!

    • Cara tinha digitado um monte aqui e perdi minha resposta, mas minha resposta eh a seguinte…

      Na minha estrategia de trend following eu nao uso profit target (PT) simplesmente pelo fato que futuro eh algo que nao conhecemos. Entao o que faco eh.

      Definir o SL (Stop Loss) e o TS (trailing Stop).

      Primeiro e faco uma selacao de acoes que estao subindo e caindo, usando o moving average angle. E fico com as acoes na minha watch list esperando o momento de entrada. Tipo uma chart pattern como um break out. Esta eh uma parte totalmente discrecionaria do meu sistema.

      Entao quando entro no trade eu calculo minha posicao usando a volatilidade da acao em um multiplo de ATR. Cerca de 2x os ATR(10) e tambem vario um pouco dependendo do ultimo pivot etc.

      Ai deixo o trade trabalhar ate o SL ou TS seja atingido. O que atingir primeiro eu saio.

      O resultado pode ser 0.5R, 2R, 5R ou no MAXIMO -1R a perda.

      • Olá, Acho que não ficou claro para mim uma coisa e se for possível gostaria que explicasse melhor. Quando você diz que a perda máxima é de -1R, você trabalha com um tamanho de stop fixo? ou mesmo sendo o seu stop variável você calcula o seu R e COLOCA um stop do tamanho de seu R para que a perda seja no máximo -1R? Tem como dar um exemplo de como seria com stop variável?
        Atenciosamente,

        Sandro

        • Sandro

          Na hora que coloco o trade o stop fixo fica em -1R e a medida que o trade move a favor vou ajustando o traling stop

          Assim a máxima perda fica em -1R e se o trade move na direção certa sempre será maior que -1R

          Leia o post sobre position size e R múltiplo

          Valeu

          Vela

  5. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

  6. Olá vela! Por favor, se possível gostaria que você me respondesse mesmo este sendo um tópico antigo. Tenho essa dúvida desde que li aqui a primeira vez.
    Como vc programa em metastock ou amibroker ou outro esse angulo de inc da media movel??? Realmente a ideia é fantastica, principalmente como uma iminencia de entrada assim como vc usa… Se fosse possível vc colocar o código, se nao fosse pedir demais, estou curioso pra testar um sistema meu que só falta essa parte da entrada em algumas açoes do ibov. Após deixo os results aki. Obrigado pela atençao. Boa noite

    • Pensei em algo como:

      AngInc := (mov(C,21,E) – ref(mov(C,21,E),-10) )/ ref(ATR (14),-21);
      iminenciaentrada:= if (AngInc > 2,1,0);
      iminenciaentrada;

      está correto o raciocínio ou estou pecando em algo?

      obs: usando no exemplo a media de 21, a 10 períodos atrás. E considerando que ua inclinaçao acima de 2 define uma tendencia.

      • blz, valeu vela.. estou estudando mais o metastock, vou conferir esse amibroker tb agora.. vc ja ouvir falar/testou o vidya? tava pensando em alinhar o vidya juntamente com o ang inc mm como iminencia de entrada.. vamos ver… abraço

          • Oi Vela! Gostaria de saber o valor que você usa ou aproximadamente com o qual se tem a iminencia de entrada qndo o angulo é maior/menor que esse valor. Testei vários valores aqui na simulaçao e os resultados foram muito piores que qualquer outro indicador de entrada. Realmente nao sei o que há de errado, pois achei que seria o angulo de inclinaçao da mm um bom indicador. PS: Usei aquela msm fórmula citada no post anterior, e joguei valores como AngInc>2, AngInc>0.1, AngInc>5… tudo dando resultados péssimos… Abraço, obrigado!

            • Cesar,
              A coisa mais importante no trade nao é a entrada mas a saida. Acho que deveria se concentrar em metodos de saida. Em se falando de trend following o angulo da MM é usado para qualificar uma tendencia.
              O Indicador é eficiente para tendencias de longo prazo e no mercado de acoes. Para o mercado Australiano, que foi onde testei o valor de >4 estaria num ponto bom. Uso a entrada como break de 3 dias e saida no ATR de 3 a 4X, trailing stop. Testa isto e ve o que da.
              Abraco
              Vela

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *