Drawdown

Drawndown é uma parte muito importante em um trading system, pois ele identifica o quão confortavel ou não estamos em relacao a um sistema que queremos operar.

A definicao de drawndown em termos simples é o fundo do poço da curva de capital de um sistema.

Graficamente falando, são os vales da curva de capital investido.

Quando se faz um backtest de um sistema o bom “testador” plota esta curva de capital ao longo do periodo testado. Assim, não é so importante ter uma curva ascendente ao longo do tempo, que define se o sistema é lucrativo suficiente para o trader atingir seus objetivos, mas também é importante que o sistema tenha drawndowns suportaveis, pouco volateis e nao tao acentuados de preferencia. Melhor seja suportável psicologicamente segundo os parametros de cada trader.

Geralmente o drawdown importante a observar é o MAXIMO de pico a vale que será o maximo stress que o seu sistema terá na pior das hipóteses.

É importante avaliar se no maximo voce suportaria psicologicamente ele e continuaria a operar o sistema mesmo depois de um periodo de um forte drawdown. No exemplo acima uma queda de 32%.

Não só é importante avaliar se voce suportará a pancada do drawdown, mas se aguentará o periodo de recuperação, ou seja, quanto tempo demora pra recuperar do pior vale para uma area de breakeven.

As pessoas tem a tendencia de ver o quão bom é o sistema no sentido de quanto o sistema da de retorno, mas isso ilude as pessoas pensando que é uma curva ascendente sem contratempos, ledo engano. Geralmente sistemas que dão muita grana tem drawdown mais acentuado, pois são sistemas que são mais arriscados.

É muito facil olhar com o beneficio da percepção tardia. Se eu der um sistema testado que da 100% ao ano de retorno nos ultimos 10 anos, mas dizer que o maximo drawdown é 70%. A pessoa vai dizer, mais provavelmente, LOGICO que opero este sistema. Com o beneficio da percepcao tardia sim, mas na hora H quando voce ve 70% do seu capital evaporar e ainda continuar tradando o sistema não é facil com certeza.

Outra coisa importante a considerar é quando que ocorre o pior drawndown.

No exemplo acima o pior drawdown ocorre depois que voce esta operando o sistema ja a uns quase 4 anos. E depois de ter ganho 26 mil dar uns 11,5 mil ou 32% de volta pro mercado nao parece tão mal assim, mas vai que isso ocorre logo no comeco que esta tradando os 10mil do capital inicial. Voce quer ja dar de cara 3mil pro mercado?

Nunca da pra saber quando que o drawdown vai acontecer, então antes de comecar a operar um sistema já va esperando pra se o pior acontecer logo no comeco e avalie se voce esta preparado.

Uma maneira de ajustar o drawndown é ajustar as regras de gerenciamento de risco (money management) ajustando o  position size como expliquei nos posts anteriores na sessão Trading Plan do blog.

Por exemplo, se voce esta arriscando 2% do seu capital e o maximo drawdown é de 50% e voce acha isso muito, então se voce ao inves de ariscar 2%, mas sim 1% o drawdown cai pela metade ou 25% e se isso te deixa confortável suficiente, entao… esta esperando o que para puxar o gatilho?

O lado negativo de diminuir o drawdown através do gerenciamento de risco é que o lucro do sistema tambem cai na mesma proporção.

Uma forma de avaliar se um sistema é bom, ou comparar um contra o outro é avaliar a relacao Lucro/Drawdown.

Por exemplo, sistemas:

A) Lucro medio anual 80% e Maximo drawdown 50%, entao Lucro/DD=  1.6

B) Lucro medio anual 40% e Maximo drawdown 15%, entao Lucro/DD=  2.66

Com certeza eu escolheria o sistema B e seria mais agressivo na regra de gerenciamento de risco.

Se eu normalizar o sistema B em relação ao A seria 80% de retorno pra 30% de drawdown. Bem melhor não?

6 Comments

Filed under Trading Plan

6 Responses to Drawdown

  1. Pingback: Angulo da media movel e trend following « Velaepavio's Blog

  2. Pingback: Pensando em R Multiplos « Velaepavio's Blog

  3. Pingback: Como atingir seus objetivos operando no mercado « Velaepavio's Blog

  4. Pingback: O que é um sistema de trade (trading system)? « Velaepavio's Blog

  5. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

  6. Olá. Um post de 5 anos atrás, mas que sempre continuará atual. Tenho acompanhado o seu blog colega trader, e vejo que são temas muito importantes. Quando temos um sistema, de preferencia um de trend following, como é o meu trade system principal. nós costumamos ver os lindos retornos a longo prazo, mas nos esquecemos do drawdown. Temos que ser firmes e fortes para aguentar esta percas em nossos capitais se quisermos ter uma rentabilidade maior a longo prazo. Mas juntamente como isso, conforme disse, o MM juntamente com o position size é de extrema importância!

Leave a Reply