Os fundamentos são importantes?

Voce que ja leu um pouco do blog deve ter percebido que minha estrategia de operacao é baseada em sistemas de trading. Estes sistemas de trading me dao sinais de quando devo entrar e sair do mercado e são baseados puramente em analise técnica, ou em outras palavras: Price action e volume.

Mas porque eu sendo um cara educado em financas na FGV que aprendeu na faculdade sobre valuation e analise de balanco acabou virando um cara tecnico? A resposta é simples: Da menos trabalho ser tecnico do que ser fundamentalista. Eu não sou contra a teoria fundamentalista, simplesmente não sou adepto quando o assunto é tomar decisões de compra e vendas de ativos.

O investidor mais bem sucedido do mundo, Warren Buffet, é um cara fundamentalista. Eu li a biografia dele, Snow Ball, ou pelo menos parte, pois não terminei apesar de recomendar. Em sua biografia ele mostra o quantidade de trabalho necessario para ser um bom investidor fundamentalista.

A conclusão que cheguei é que toda a informação necessária para operar estava no preço, apesar de achar que toda a informação também esta no fundamento também. Mas o preço eu so preciso olhar para uma informação já fundamentos a fonte de informação é basicamente infinita. Dai quando falo que é mais facil. Nao diria mais facil, mais eficiente.

Enfim, o intuito deste post nao é discutir o porque que sou um cara tecnico quando o assunto é trading, mas discutir aqui o que acho importante com relação a fundamentos.

Com um cara que sempre gostou de entender o mundo e como as coisas são as minhas materias prediletas na escola eram Geografia e Historia. Era o tipo da prova que tirava 10 sem fazer muito esforco, pois gostava do que fazia. E é por isso que acabei indo estudar administração. Então, um cara que acha que para endender o mundo é importante saber a história, a economia, os costumes, logo, os fundamentos são importantissimos.  Entretanto, nao digo fundamentos no sentido micro como olhar o balanço da empresa, os dividendos ou o price earnings, mas sim os fundamentos macroeconomicos.

Isso me ajuda a ter uma idéia dos principais possiveis cenários pra onde a coisa esta indo. Longe de mim querer fazer previsões economicas certeiras. Nunca esta foi minha intenção, mesmo porque: Qualquer coisa pode acontecer. Nunca tenha como garantido o que vai acontecer no futuro, pois a unica certeza é que no futuro estaremos todos mortos e pagaremos imposto o resto é incerto.

É com este intuito que queria lancar uma sessão aqui no blog chamada The Big Picture. Onde vou compartilhar as minhas crencas sobre quais que sao os possiveis cenarios no contexto global. Não é pra acertar, mas estar preparado se um cenário ou outro acontecer.

Vou focar mais na Australia e Brasil que conheco mais e tenho mais acesso a informação, mas logico vou comentar EUA, Europa, China e Asia tambem que acaba impactando o Brasil e Australia. A idéia não é se perder nos detalhes, mas sempre olhar a floresta e não as arvores. Quero discutir e manter voce atualizado sobre as principais questões como a debate inflation/deflation, climate change, regulamentação de mercado financeiro, mercado de cambio, ouro, GFC, recessão, recovery e coisas do genero.

Este só foi um post introdutório. Aguarde mais. Voce pode buscar o que ja falei sobre algum de minhas visões macro em outro blog que escrevo em parceria com um amigo: Talking Point.

5 Comments

Filed under Fundamentos, Reflexão, The Big Picture

5 Responses to Os fundamentos são importantes?

  1. joao

    Oi vela, aqui estou de novo. Queria saber como um cara completamente leigo no assunto poderia começar a estudar esses fundamentos macroeconômicos? Poderia até fazer um post sobre isso, indicando livros, sites e outras fontes de pesquisa e consulta.

    Tudo bem?

    • Fala Joao,

      Cara acho seu pedido muito ambicioso.

      Acho que nao tem um certo e um errado sobre visao macro. Ou uma receita que possa te passar. Vc deve formar a sua propria opiniao e tentar entender o que faz sentido para vc.

      Sobre leitura eu recomendo o meu blog :-). No Meu blog roll tem os 3 blogs que leio diariamente que filtra o que acho que eh interessante.

      Nao tenho nenhum livro especifico para te recomendar.

      Recomendo que NAO leia jornal e nao assista o noticiario financeiro. Isto pode fazer mal a vc.

      Com pouco tempo de pesquisa vc vera que muita gente nao sabe o que esta falando na TV.

      As leituras do blog abre bastente os olhos pra estas coisas.

      Bom acho que deve comecar por ai e ir descobrindo.

      Se tiver alguma duvida sobre algum tema especifico pode perguntar, mas nao tem uma receita que possa te dar.

      se quiser pode postar aqui ou mandar um email pra vela e pavio AT gmail . com

      Abraco

      Vela

  2. joao

    obrigado!! Vou anotar o email, mas prefiro comentar aqui, pq minha dúvida pode ser a de outros.

    É, só de ler alguns dias a sessão de economia de uns jornais, deu uma certa amargura na boca rsrs!

    Fiz essa pergunta depois de ler que vc estuda os fundamentos mais por causa do seu interesse em entender a economia (na escola vc gostava de historia e geo rsrs), e eu também. Pena que vivo em um ambiente totalmente “cego” a este mundo intrigante dos mercados, e estou um tanto desorientado sobre onde começar.

    Bem, vou ler o blog e ler uns livros excelentes que tenho aqui, pelo menos para iniciar.

    até mais.

    ps: como posso acompanhar as respostas aos comentários, sem precisar voltar ao post?

    • Fala Joao,

      Para receber notificacoes dos seus comentarios nos post vc precisa “ticar” as caixinhas

      Notificar-me os comentários mais recentes via e-mail.
      Notifique-me de novos artigos por e-mail

      Ai sempre quando tiver atualizacao no blog ou algum comentario em posts que participa recebera um aviso por email.

      Cara vou passar um link para umas video aulas sobre macro economia.

      Eh de um site chamada informedtraders.com me ajudou MUITO e tem um cara (fundadoro do site) que nem sabe que eu existo mas sou muito grato a ele pois ele me ensinou muito
      TIpo o cara eh um poco de sabedoria, humilde e um excelente professor.

      O nome dele eh David Waring. Segue o link para a aula dele que recomendo. Tem VARIOS cursos de graca neste site que sao bons. Da uma bisbilhotada la.

      http://www.informedtrades.com/tags/how+banks+work/

      Tem sobre trade, macroeconomia FX etc.

      Abraco

      Vela

  3. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

Leave a Reply