Trend Following vs. Mean Reversion

Existem duas, principais, estrategia de trade que sao usadas em trading system:

  • Trend Following;
  • Mean Reversion;

Voce pode discordar de mim, nao tenho nenhum problema com isso, pois opiniao é uma questao pessoal. Gosto muito do que o Van Tharp fala que cada um opera suas crescas sobre o Mercado. O que estou escrevendo aqui no blog sao minhas crencas que funcionam pra mim. Nao é a Biblia do trading, longe disso. Se voce acha que esta sendo util continue lendo senao vaza e vai procurar a sua turma.

Quando falo que quase 100% das estrategias de trade se encaixam em uma destas duas é por uma simples questao. Precos tem basicamente duas direcoes. Para cima e para baixo.

Voce pode contra argumentar que tem a direcao “de lado”, mas mesmo quando um ativo esta “de lado” ele sobe ou desce dependendo do time frame. Desculpe eu colocar muito Ingles aqui, mas isso ja foi um cobinado que escrevi la no Sobre. As vezes é mais facil me expresser em Ingles do que ficar fazendo traduces descecessaria. Tipo como vou traduzir Stop Loss. Parada de perda? Simplesmente ridiculo.

Caso nao entenda nao hesite em perguntar. Pode ser a pergunta mais tosca que vou responder com prazer, nao tenha vergonha. Se eu achar a pergunta tosca eu nao vou dizer, logico, apenas vou responder, pois se é tosca ou nao é apenas uma opiniao pessoal.

Enfim, voltando ao topico. Devido ao Mercado ter apenas duas direcoes a minha definicao de uma estrategia de trend following é aquela em que compramos ou vendemos um ativo e esperamos que o preco continuara na mesma direcao que ja esta indo Seja ela, pra cima ou para baixo.

Por exemplo no grafico abaixo: O que vc acha? Esta subindo ou caindo.

Se respondeu subindo, correto.

Quando um trend follower ou um seguidor de tendencia entra numa  posicao ele acham, por algum motivo, que o movimento de preco vai continuar naquela mesma direcao ate que se prove o contrario. Nao vou entrar no merito da discussao de definicao do que é uma tendencia, mas o trend follower que tem um sistema de trend following tem em um conjunto de regras que define o que que é uma tendencia. Entao, toda vez que ele identifica uma tendencia no Mercado ele entra em um trade e fica nele ate a tendencia terminar. Simples assim.

Posso usar a analogia de um surfista. Toda vez que ele ve uma onda potencialmente boa ele dropa e surfa a onda ate ela acabar. O bom surfista desenvolve tecnicas de identificar potenciais ondas grandes que vao durar bastante tempo. O trend follower bom é bem parecido. Ele fica olhando o Mercado como o surfista olha o mar. Assim que ele ve uma onda interessante ele rema e tenta surfar. Pode ser que tome um caldo ou a onda que parecia grande acabou sendo uma marola, paciencia.

A outra estrategia,  mean reversion, ou reversao para a media é basicamente o oposto de trend following, pois a expectativa eh que ao entrar na posicao ao inves dos precos continuarem na mesma direcao que estavam eles vao mudar de direcao, ou seja na direcao do preco medio do ativo.

Geralmente trader de mean reversion usa indicadores de overbought ou oversold com Stochastico ou RSI.

O mean reversion trader é aquele que olha o Mercado e identifica oportunidades onde um preco de um ativo esta absurdamente fora da media e ele acredita que aquele preco vai reverter para a media. A analogia neste caso é um elastico. Quando voce estica a borracha existe uma tensao ou forca que trabalha contra seu movimento que forca o elastico a voltar no tamanho original. É mais ou menos como pular de bung jump. Tipo parece que vc vai morrer (perder grana), mas na hora H o elastico te salva e voce se da bem na maioria das vezes.

A estrategia mean reverse tambem é conhecida como estrategia do contrario. Acho que Alexandre Pires, se fosse trader, ia curtir, pois ele ia operar So Pra Contrariar.

Pela pesquisa que fiz em trading systems sobre as duas estrategias, estas sao as caracterisctcas se formos comprara lado a lado

  

Agora a pergunta de 1 milhao de dolares. Qual é o melhor?

Resposta, depende.

Não conclusiva a resposta até aqui. Isso eu aprendi na primeira aula da GV coma professora da administracao geral Kil Yang Park. Toda resposta sobre administracao, segundo ela, deve comecar com a palavra, depende.  E acho que o principio vale para trading system.

Para a Sr. Park ja esta 50% correto se comecar respondendo depende. Os outros 50% voce ganha na argumentacao. Ai tinha uns caras espertinhos que queriam entregar a prova assim.

1-      Depende

2-      Depande

3-      Depende

n- Depende

E garantir 50%. Ledo engano.

Enfim, depende de voce. Qual o sistema vc esta mais “confortavel” em operar? Voce se conhece? Por exemplo. Se voce é um cara que nao aceita estar errado 60% das vezes, com certeza trending following nao é pra voce. Se voce quer estar certo 100% das vezes, entao nenhum tipo de sistema ou trade é pra voce. Vai investir em DI no Banco do Brasil.

Eu, por exemplo, gosto mais de trend following, pois acho que tenho mais potencial de ganho e nao gosto muito da ideia de ir “contra” a tendencia. Por isso odeio bung jump.

Geralmente, apesar de mean reversion ter uma alta taxa de confianca nos primeiros momentos do trade vc “perde” grana, pelo menos no papel,  ate o negocio inverter a direcao e voce fazer um pouquinho de dinheiro e sair fora. Em Trend folloing, por ser um metodo de momentum por natureza, vc ja entra ganhando grana e se o negocio engrenar na sua direcao voce tem uma alta taxa de recompensa por risco (reward/risk). Outra coisa que nao gosto é que as oportunidades em mean reverse sao muito mais raras que em trend following. Tipo é muito mais entediante, pois as vezes demora 2 meses pra aparecer um trade bom. Vai que no dia que um aperece é aquele dia que voce foi no Pacaembu com seu cunhado e chegou em casa cansado e esqueceu de preencher a boleta? Ai ferrou!!! perdeu o trade! O Trend Following é muito mais “perdoador” neste ponto. Vc pode chegar um pouquinho atrasado na festa e ainda fazer uma grana, ja o mean reversion se sua execucao nao for muito boa, ja era.

Eu uso as duas estrategias. Pra mim trend following é o bolo e o mean reverse eh a cerejinha no topo.

3 thoughts on “Trend Following vs. Mean Reversion

  1. Pingback: Jogando uma moeda e Operando no mercado « Velaepavio's Blog

  2. Pingback: Porque prefiro trend following a mean reversion « Velaepavio's Blog

  3. Pingback: Lista de todos os posts do Velaepavio « Velaepavio's Blog

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *